Rondônia, - 12:32

 

Você está no caderno - Rondônia
Idaron confirma vacinação
Idaron confirma vacinação de mais 14,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em Rondônia
Concluída a vacinação contra a febre aftosa, com a declaração e registro de 13,8 milhões de cabeças de bovinos e 6,9 mil cabeças de bubalinos (99% do rebanho) da 44ª campanha de vacinação, Rondônia cumpriu competentemente esta exigência sanitária tão importante para a saúde da população quanto para a saúde econômica do Estado, eis que esta medida tem influência direta na sua pauta de exportações.
Publicado Segunda-Feira, 9 de Julho de 2018, às 10:34 | Fonte Secom - Governo de RO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350787&codDep=34" data-text="Idaron confirma vacinação de mais 14,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos em Rondônia
ADS NEWS 3

  
 
 

Rondônia vacinou 14,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos na 44ª Campanha de Vacinação contra a febre aftosa

 

Concluída a vacinação contra a febre aftosa, com a declaração e registro de 13,8 milhões de cabeças de bovinos e 6,9 mil cabeças de bubalinos (99% do rebanho) da 44ª campanha de vacinação, Rondônia cumpriu competentemente esta exigência sanitária tão importante para a saúde da população quanto para a saúde econômica do Estado, eis que esta medida tem influência direta na sua pauta de exportações.

Responsável pela gerência de todo este processo, o veterinário Fabiano Alexandre dos Santos, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Agrossilvopastoril (Idaron), informou que esses números bem próximos dos 100%, revelam o registro da vacinação e declaração dentro do período arbitrado na 44ª campanha. A vacinação restante foi realizada fora do período, mas com procedimento assistido.

Segundo ele, para atender a esta exigência, em duas propriedades, por exemplo, a Agência teve que contratar os serviços de peões e animais (homens e cavalos) para tornar possível a vacinação de cerca de 40 bovinos nessas propriedades, visto que uma delas foi considerada abandonada e a outra por falta de uma pessoa responsável – o proprietário estava ausente e com grave problema de saúde -, o que levou a Idaron a realizar a vacinação nessas propriedades.

O veterinário da Idaron fez questão de esclarecer que a vacinação propriamente dita é um dos fatores mais importantes do conjunto dos procedimentos sanitários animal, assim como é importante as providências e medidas em relação ao transporte, abate e distribuição da carne. “O animal pode ter sido vacinado, mas se essas condições não forem observadas, o resultado, na ponta, pode não ser o melhor”, disse, destacando que mesmo tendo sido vacinado o animal, o produto, a carne poderá chegar impropria (podre) para o consumo, por falta de um armazenamento e distribuição adequados, por exemplo.

Fabiano Santos reconheceu o esforço dos técnicos e das instituições envolvidas na 44ª campanha de vacinação, mas foi enfático ao citar e agradecer ao apoio de cada produtor rural para o sucesso da campanha. “É ele quem junta o gado, compra a vacina e realiza a vacinação”, disse reconhecendo a colaboração dos produtores rurais, que ainda vão à Idaron declarar que vacinou seu rebanho.

Ele explicou que essa participação dos produtores é relevante e de caráter essencial para o Governo, pois o detalhamento dos dados apresentados por eles constitui subsídios para Estado no planejamento de suas ações e na definição das políticas públicas para o setor.

 

 

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

 






ADS NEWS 4

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Rondônia


Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre reduz estoque ao julgar mais de 100% dos processos em 2017
Neste mês de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC) divulgou a Consolidação Estatística de 2018 (confira aqui), tendo como base a movimentação processual de 2017 que revelou números positivos da Justiça do Trabalho de Rond...


Coquetel vai lançar Copa Amadorzão 2018 em Porto Velho
A maior competição de futebol amador de Rondônia, a Copa Amadorzão de Futebol vai ter inicio nesta sexta-feira (20), em Porto Velho. ...


Evento do Projeto de Educação Médica Continuada do Cremero inclui ações de responsabilidade social
Mais de cento e cinquenta famílias de Porto Velho foram beneficiadas com as doações das cestas básicas arrecadadas durante o II Curso de Transporte Aeromédico Integrado e da Região Norte (II CTA) que aconteceu no final de mês de junho no Cremero....


Ceeja de Pimenta Bueno ganha sede própria e Escola Marechal Cordeiro de Farias tem refeitório reformado
A partir de agora, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) de Pimenta Bueno conta com um prédio próprio, totalmente reformado. ...

 

::: Publicidade :::

ADS NEWS 1

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM