Rondônia, - 01:38

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Recém-nascidos com Síndrome de Down
Projeto de Lei torna obrigatória comunicação de recém-nascidos com Síndrome de Down
De autoria da deputada Rosângela Donadon (PDT), o Projeto de Lei 867/18, de torna obrigatório aos hospitais públicos e privados a procederem o registro e a comunicação imediata do nascimento de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com essa anomalia genética no Estado. 
Publicado Quinta-Feira, 5 de Julho de 2018, às 16:56 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350719&codDep=53" data-text="Projeto de Lei torna obrigatória comunicação de recém-nascidos com Síndrome de Down

  
 
 

 

De autoria da deputada Rosângela Donadon (PDT), o Projeto de Lei 867/18, de torna obrigatório aos hospitais públicos e privados a procederem o registro e a comunicação imediata do nascimento de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com essa anomalia genética no Estado. 

A finalidade da comunicação, segundo Rosangela é garantir apoio, acompanhamento e intervenção imediata das instituições, por meio de profissionais capacitados visando a estimulação precoce da criança. 

Também amparar os pais no momento de insegurança, dúvidas e incerteza, do indispensável ajuste familiar à nova situação, com adaptações e mudanças de hábitos inerentes, entre outras ações. 

A Síndrome de Down, conhecida como Trissomia do cromossomo 21, tem como principais características o retardamento no desenvolvimento mental e especificidades expressas na fisionomia. Segundo a parlamentar, o preconceito do passado, fez com que muitas crianças não tivessem nenhuma chance de desenvolver cognitivamente, pois pais e professores não acreditavam na possibilidade de alfabetização e, consequentemente, eram rotulados como doentes e excluídas do convívio social. 

"Como legisladora, devemos orientar e conscientizar a população para que respeite e integre igualmente as pesssoas com a síndrome", esclareceu Rosangela que finalizou afirmando que a proposta é de criar mecanismos junto aos órgãos estaduais de saúde, educação e desenvolvimento social sobre conceitos técnicos e orientação para atendimento e integração. 

Segurança 

O Projeto de Lei nº 887/18, de autoria da deputada Rosangela Donadon (PDT) dispõe sobre a confecção de tapumes protetores nos caixas eletrônicos a fim de que o reabastecimento monetário seja realizado pela parte posterior ds máquinas. Os estabelecimentos comerciais terão prazo de 180 dias para a adequação a norma a partir da publicação da Lei, sendo sujeitos a multa em caso de descumprimento. 

Segundo a parlamentar, a proposição visa segurança dos funcionários que operam com os equipamentos e fim de que possam trabalhar sem a devida pressão que é imposto ao manusear papel moeda, bem como aos usuários e a população em geral que transita nos estabelecimentos comerciais. 

Saúde

Outro projeto aprovado da deputada Rosangela Donadon é o Projeto de Lei 887/18 que institui o Janeiro Branco no calendário do Estado como campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem estar, representando a luta de conscientização em prol da saúde mental da população em busca da prevenção ao suicídio, depressão e ansiedade. 

Durante o mês deverá ser dada ampla divulgação nos postos de saúde e centros de apoio psicossocial, mediante a participação voluntária dos profissionais de saúde e da população interessada.

 

 

ALE/RO – Geovani Berno

Foto: Gilmar de Jesus

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Voluntários da Ebserh já estão em Roraima para atender imigrantes
Um grupo de 41 voluntários médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório ligados aos hospitais universitários federais vinculados à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participa de hoje (27) até o próximo dia 1º de uma ação m...


Distribuidoras privatizadas hoje terão redução de tarifas, diz Aneel
Após o leilão realizado na quinta-feira (30), as distribuidoras de energia Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e a Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), arrematadas em leilão pela empresa Energisa, deverão ter redução tarifária de 3,2%...


Nota de pesar pelo falecimento de Jair Matos Silva
Conhecido por ter sido proprietário das primeiras bancas de revistas na cidade de Ariquemes, pioneiro, onde morou por mais de 37 anos, é com muita tristeza que comunicamos o falecimento de Jair Matos Silva, conhecido popularmente por “Jair da Banca...


Léo Moraes apoia implantação de projeto de voluntários escolares
O deputado Léo Moraes (Podemos) se reuniu com a secretária estadual de Educação, Angélica Ayres, para discutir sobre a implantação do projeto de voluntários escolares para, de forma colaborativa, dar suporte as atividades dos alunos nas unidades da...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM