Rondônia, - 06:05

 

Você está no caderno - Economia
empreendedorismo
Resultados da análise sobre empreendedorismo
O sucesso dos empresários de pequenos negócios vai além da habilidade de gerenciamento; depende da atitude do indivíduo
Publicado Quinta-Feira, 5 de Julho de 2018, às 15:21 | Fonte Mário Antônio Veronese Varanda 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350707&codDep=20" data-text="Resultados da análise sobre empreendedorismo

  
 
 

O sucesso dos empresários de pequenos negócios vai além da habilidade de gerenciamento; depende da atitude do indivíduo, e esta é resultado da sua atuação como empreendedor. A motivação também tem papel importante como componente que leva aos bons resultados na gestão de seus negócios.

 

Esses comportamentos recebem especial atenção do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), que coordena o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), (em português, Monitoramento do Empreendedorismo Global). A coordenação do GEM é feita pelo IBQP, com apoio do Sebrae como parceiro master e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como parceiro acadêmico. Anualmente é realizada a pesquisa GEM, que gera resultados-base para programas de investimento e cooperação das entidades que participam desse levantamento de informações.

 

De acordo com o relatório executivo 2017 da GEM, http://sebrae.ro/zT2, a pesquisa é realizada com uma amostra representativa da população adulta (18 a 64 anos) do país. O levantamento de dados avalia as condições objetivas para desenvolver atividades empreendedoras e criar novos negócios. Essa sondagem é conduzida por meio de entrevistas com especialistas em empreendedorismo e suas variantes. O Sebrae também participa desse esforço conjunto e dedicado.

 

Há dezoito anos essas entrevistas são realizadas. Na edição deste ano, os aspectos metodológicos, históricos e conceituais foram atualizados, e novos dados foram apresentados sobre o empreendedorismo no Brasil. As taxas gerais foram calculadas com base em duas mil unidades que constituíram a amostra, para indicar o percentual de empreendedores no país em 2017.

 

Nessa pesquisa foram calculadas: a total early-stage entrepreneurial activity (TEA) (em português, taxa de empreendedorismo inicial), que reúne empreendedores novos, no mercado há menos de três anos e meio, bem como a taxa de empreendedorismo estabelecido (TEE), em cujo estrato constam empreendedores que administram ou são donos de negócios há mais de 42 meses.

 

Comparando 2017 com 2016, praticamente não houve variação nas taxas gerais de empreendedorismo inicial (20%) e estabelecido (17%). No contexto de novos empreendedores, houve aumento de 14% para 16,3%, e no caso dos empreendedores nascentes, houve redução de 6% para 4,4% em relação a 2016. A pesquisa apresenta taxas de motivação dos empreendedores iniciais em nível nacional, aparentemente não coincidentes com as tendências observadas em relação aos clientes.

 

As razões de motivação são de 12,1 para oportunidade e 8,1 para necessidade. Percebe-se também que 59,4% da TEA busca oportunidade, enquanto 39,9% se torna empreendedor por necessidade. Mas esses números são referentes a todos os estados brasileiros, não necessariamente coincidindo com o comportamento dos empreendedores observados pelos analistas do Sebrae em Rondônia.

 

Para estimular o empreendedorismo no estado, o Sebrae oferece o seminário Empretec, para que os participantes busquem mais oportunidades, persistam e aprendam a correr riscos calculados, levando o empreendedor a fazer mais e melhor com eficiência e qualidade, com estímulo ao comprometimento e à busca de informações para estabelecer metas tanto a longo como a curto prazo.

 

Para participar do Empretec e aprender mais sobre planejamento e monitoramento sistemático, procure o Sebrae acessando o site <sebrae.ro>. Conheça também a programação de eventos no município mais próximo de você em <sebrae.ro/agenda> ou envie mensagens de texto para nosso WhatsApp: (69) 98130-5656. Se preferir, ligue para a Central de Atendimento no número 0800 570 0800.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Economia


Tesouro venderá títulos mais curtos até fim das eleições, diz Mansueto
Objetivo é não aumentar o custo da dívida pública, em meio à volatilidade que vem afetando os mercados com as eleições presidenciais...


Governo deve liberar mais recursos para ministérios, diz ministro
Prioridade é liberar recursos para custeio e despesas obrigatórias...


1º Encontro de Crediaristas da CDL de Ji-Paraná supera expectativa dos participantes
Os crediaristas, analistas e os demais colaboradores que fazem parte do comercio da Região Central do Estado, participaram de uma capacitação por meio do 1º Encontro de Crediaristas da CDL de Ji-Paraná...


Próximo governo já começa com buraco de R$ 18 bilhões, diz economista
O economista Manoel Pires afirmou que a economia fica sujeita a choques enquanto a questão fiscal do país não é resolvida ...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM