Rondônia, - 13:07

 

Você está no caderno - Economia
Economia
Documento Nacional de Identificação poderá ser emitido pelos Correios
Publicado Quinta-Feira, 5 de Julho de 2018, às 11:11 | Fonte Veja.com 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=350677&codDep=20" data-text="Documento Nacional de Identificação poderá ser emitido pelos Correios

  
 
 

Para obter o DNI, é necessário estar registrado na base biométrica do TSE (Site Oficial/BR/Divulgação)

 

Os Correios e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fecharam uma parceria nesta quarta-feira (4) com o objetivo de garantir a emissão do Documento Nacional de Identificação (DNI) em todo o país. Previsto na Lei nº 13.444/2017, o DNI é um documento digital único que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira nacional de habilitação (CNH) dos cidadãos.

A base de dados dessa nova identidade utiliza os registros biométricos dos eleitores armazenados pelo TSE, que coordena os trabalhos de implementação por meio de um Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional. A parceria com os Correios prevê a abertura de pontos de atendimento para acesso ao documento, aproveitando a capilaridade da estatal, presente em todos os municípios brasileiros.

Como projeto-piloto, inicialmente, os Correios vão emitir o DNI a partir de sua agência central, em Brasília, apenas para funcionários da própria empresa. “Conforme for o piloto, as conclusões [desse projeto], estabeleceremos um cronograma da parceria para o atendimento à população”, afirmou a juíza auxiliar do TSE Ana Lúcia de Andrade Aguiar, que assinou o protocolo de intenção junto com o presidente dos Correios, Carlos Fortner.

De acordo com a magistrada, ainda no segundo semestre deste ano, o documento começará a ser emitido para a população, mas de forma escalonada. “Não vamos lançar tudo ao mesmo tempo, [ocorrerá] em alguns estados antes do que em outros, justamente para dar uma segurança para a própria operação”.

Para poder obter o documento, o cidadão precisará estar registrado na base biométrica do TSE. Isso significa que a pessoa terá de ter o título de eleitor já com a identificação de biometria realizada. Segundo o tribunal, essa base de dados conta atualmente com 88 milhões de pessoas registradas.

Apesar do DNI ser um documento digital, o Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional analisa a viabilidade de também emitir uma versão física da nova identidade.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Economia


União Europeia barra o aço do Brasil por três anos
A proteção comercial terá vigência de três anos. Em consultas com os europeus, o governo brasileiro ainda acredita em exceção negociada para os exportadores nacionais....


Governador de Mato Grosso declara calamidade financeira no estado
O decreto detalha as dificuldades por ele apontadas e descreve as ações que serão implementadas....


Anac cassa registro de 10 aviões da Avianca
Em reestruturação, a Avianca terá de deixar no chão dez aviões por decisão da Anac, que determinou a retirada da matrícula das aeronaves. Voos devem ser afetados. ...


População de Rio Pardo já pode contar com o atendimento da CrediSIS CrediAri
Com esta inauguração, o sistema CrediSIS se fortalece, contando com 11 cooperativas de crédito, sendo sete em Rondônia, uma no Acre e três no Pará. Ao todo são quase 40 Pontos de Atendimento (PAs)....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News