Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Videomonitoramento avança e registrada redução de criminalidade nos locais monitorados em Rondônia

Publicado em: 15/06/2018 - 12:00
Videomonitoramento avança e registrada redução de criminalidade nos locais monitorados em Rondônia

 

Olhares atentos às telas indicam que a atividade é séria. E é, afinal os monitores estão atuando junto à segurança, uma das áreas que mais exigem atenção em todo o país. Esses profissionais são responsáveis por acompanhar os movimentos filmados pelas câmeras de segurança instaladas em espaços públicos de cidades, como Porto Velho. O mais positivo em relação a essa atividade é que o sistema de videomonitoramento instalado em Rondônia já colabora, e muito, com a elucidação crimes de várias naturezas, é o que garante Marink de Miranda, gerente de tecnologia da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O sistema resulta num trabalho de vigilância minucioso, que conta com o envolvimento de várias equipes que trabalham em três turnos, atentos a qualquer movimento suspeito. Atualmente 222 câmeras são distribuídas em 15 municípios rondonienses, em locais estratégicos, que ajudam a reforçar a segurança e contribuem com o trabalho das polícias Civil, Militar e órgãos da Justiça do Estado.

 

 

 

Central de videomonitoramente de Cacoal: município registra redução de 90% da criminalidade nos locais monitorados

 

 

 

“O trabalho de prevenção costuma ser difícil de metrificar”, explica Marink de Miranda. Ele destaca a redução da criminalidade em áreas que foram instaladas as câmeras. “Em Cacoal, por exemplo, foi registrada redução de 90% de criminalidade nos locais monitorados”, complementa.

Ele afirma que o sistema de videomonitoramento cumpre o caráter preventivo. “Tem a ver com o comportamento humano, que muda quando a pessoa percebe que está sendo filmada. O indivíduo não quer cometer nenhuma ação constrangedora frente às câmeras, muito menos cometer ato ilícito”.

Casos de combate ao tráfico, uso de entorpecentes, prisão de assaltantes, identificação de infração de acidentes de trânsito e até recaptura de foragidos fazem parte dos registros do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), setor responsável pelo monitoramento das câmeras.

O serviço funciona assim: por meio de tela, os monitores observam os movimentos nas ruas, as atitudes consideradas suspeitas são acompanhadas e quando é preciso são acionadas viaturas da Polícia Militar que estiverem mais próximas para realizar a abordagem dos suspeitos. “Há vários relatos de suspeitos presos após cometerem o ilícito porque os monitores repassam informações sobre o indivíduo: cor da roupa, se está usando boné ou qual o veículo está usando. Pequenos detalhes que ajudam nas ocorrências”, define Marink.

Já os casos de elucidação de crimes e contravenções, o órgão investigador solicita as imagens para o Ciop. As imagens capturadas também podem ser solicitadas pela comunidade para elucidação de crimes ou acidentes de trânsito, desde que sejam solicitadas judicialmente e a área tenha cobertura do sistema de videomonitoramento.

Um exemplo da atuação do videomonitoramento é o Espaço Alternativo de Porto Velho, que possui sete câmeras instaladas, viabilizadas por meio de convênio com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

 

 

 

Câmeras no Espaço Alternativo contribuem com a segurança e conservação do bem público

 

 

Alexsander de Menezes Souza Couto, diretor da Ciop, explica que as câmeras são adquiridas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, mas também podem ser via emenda parlamentar, convênios, investimento do Poder Judiciário ou até pela iniciativa privada. “Caso um grupo de empresários tenha interesse em adquirir uma câmera para monitorar determinada região, deve entrar em contato com a Secretaria de Segurança e demonstrar interesse em fazer o investimento”, detalha Alexsander. De acordo com ele, o recurso será enviado para o Fundo de Reaparelhamento da Polícia. “Um exemplo foi o investimento realizado em Jaru, os equipamentos foram adquiridos pelo Judiciário, em parceria com os empresários locais”, afirma.

PLACAS DE VEÍCULOS

As câmeras de monitoramento também estão sendo utilizadas para identificação de placas de veículos para combater roubos e furtos de veículos. O município de Espigão do Oeste possui 21 câmeras instaladas e está sendo usado como exemplo para os serviços que serão implantados em todo o Estado. “No município existem sete entradas/saídas e todas serão monitoradas”, afirma Marink. No estado a ideia é que seja formada uma espécie de cerca virtual, para evitar a saída de veículos roubados ou furtados. “É ordem do governador que se feche o Estado com inteligência e Espigão servirá como referência nesse sentido”, conclui o capitão Marink de Miranda.

Os próximos municípios de Rondônia a receber o sistema de videomonitoramento são Cabixi e Cerejeiras.

 

 

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Frank Néry e Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 4 horas atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 7 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 7 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 7 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 7 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::