Rondônia, - 06:53

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Projeto Vereador Cidadão Mirim
Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim
O deputado estadual Ezequiel Júnior (PRB), na segunda-feira (11), prestigiou o evento realizado no auditório da Prefeitura de Machadinho do Oeste para a execução do projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’, desenvolvido pela presidente da Câmara Municipal, Dvani Martins Nunes (PRB). 
Publicado Terça-Feira, 12 de Junho de 2018, às 16:04 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=349570&codDep=53" data-text="Ezequiel Júnior parabeniza Câmara de Machadinho pelo projeto Vereador Cidadão Mirim

  
 
 

 

O deputado estadual Ezequiel Júnior (PRB), na segunda-feira (11), prestigiou o evento realizado no auditório da Prefeitura de Machadinho do Oeste para a execução do projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’, desenvolvido pela presidente da Câmara Municipal, Dvani Martins Nunes (PRB). 

A sessão extraordinária realizada na prefeitura deu o ponta pé inicial para o projeto que coloca jovens entre 11 e 15 anos na dianteira do aprendizado político legislativo na cidade. Ao comentar o evento, o deputado disse ter considerado o projeto inovador e destacou o momento político do Brasil. 

“É importante que esses jovens saibam das dificuldades que os vereadores enfrentam no dia a dia em suas cidades e regiões, além de ser uma experiência na qual terão noções de aprenderem a como defender seu povo”, ressaltou Ezequiel Junior. 

O projeto foi aprovado pelos vereadores e tomou as Escolas Municipais com uma campanha que elegeu vereadores mirins. O evento contou com todos os legisladores locais, autoridades e população, mostrando responsabilidade e qualidade na organização. 

Entenda o projeto 

Como público alvo, alunos de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano, sendo 11 vereadores. Na primeira etapa cada escola escolheu seus pré-candidatos através de um concurso de redação com o tema “Overdadeiro papel do vereador na sociedade”. 

Depois a Câmara entregou os materiais de campanha para os candidatos de cada escola fazerem suas campanhas que contou com o período de eleição dos alunos, com debates e proposta em salas de aula. 

No dia 9 de maio, foram realizadas as eleições nas escolas, onde os alunos votaram e escolheram seus representantes que terão o mandato até novembro. Haverá uma sessão ordinária uma vez por mês e todas as matérias por eles deliberadas, como requerimento e indicação terão validade igual a de um vereador normal. Por fim, cada aluno terá que apresentar um projeto de lei. 

Cada um dos ganhadores do projeto vencedor, aluno, coordenador e a escola, ganharão um notebook, e o projeto será aprovado pela Câmara Municipal e se transformará em lei no município. 

Ao todo, de 1300 pré-candidatos foram selecionados, 48 candidatos concorreram e 11 foram eleitos de sete escolas participantes, tanto dos distritos quanto da cidade. O projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’ é um programa da Câmara Municipal e conta com o apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da representante de Machadinho do Oeste, Mariza Brandeleiro.

 

 

ALE/RO – Assessoria

Fotos: Assessoria

 

 

Foto:

 

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


ALE aprova projeto que trata dos serviços estaduais de Inspeção de Produtos de Origem animal
De autoria do deputado Laerte Gomes, proposta prevê ampliação do mercado para empresas do ramo...


Anderson do Singeperon indica aplicação de lista tríplice na escolha dos gestores de unidades prisionais
Agentes Penitenciários anseiam por um mecanismo que traga mais participação...


Deputado Laerte Gomes firma parceria com o senador eleito Marcos Rogério
Em Brasília, o líder do governo tratou de melhorias para Rondônia e investimentos na região central do Estado...


ALE aprova alteração que proporciona mais eficiência à Defensoria Pública e privilegia população do interior
Rondônia conta com apenas 69 defensores públicos para atender a capital e os demais municípios do interior ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News