Ariquemes / RO - quarta-feira, 1 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Suinocultores de Rondônia se reúnem em Ji-Paraná para discutir ações estratégicas de avanço para a cadeia produtiva

Publicado em: 24/05/2018 - 12:00
Suinocultores de Rondônia se reúnem em Ji-Paraná para discutir ações estratégicas de avanço para a cadeia produtiva

 

Rondônia é um estado que avança em várias frentes de produção agropecuária como o rebanho bovino que é sétimo maior do Brasil, é o maior produtor de peixe de água doce e tem avançado na produção de grãos, agora volta-se a atenção para setores que ainda se projeta de forma tímida no Estado como criação de porcos. Nesta quinta-feira (24) é realizado o 1° Seminário de Suinocultura de Rondônia, em Ji-Paraná com programação até às 16h.

‘‘O estado de Rondônia tem uma tradição de famílias produtoras, só que faltava ter insumos como milho e soja em quantidade e com armazenagem, a suinocultura não acompanhou o crescimento do Estado como a bovinocultura ou a criação de peixes, mas acredito que dar para fazermos um trabalho focado e nos tornamos grandes produtores de carnes suína. Nós temos um mercado interno bastante promissor e também estados e países vizinhos que podem ser abastecidos por Rondônia como o Peru, mas para isso é preciso fazer alguns ajustes e esse seminário é um marco inicial’’, disse o governador de Rondônia, Daniel Pereira, durante a abertura do seminário.

 

 


Adriano Scheffer aponta que incentivo do governo deve impulsionar a produção

 

 

De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), José Paulo Gonçales, o maior rebanho de suínos do Estado está localizado no município de Nova Mamoré, mas também está presente em outras cidades como Cacoal, Porto Velho e Machadinho do Oeste.

‘‘Nós temos um rebanho de 220 mil cabeças que vai desde a produção de fundo de quintal até aquela tecnificada que tem uma carne de excelência, uma produção pequena que leva as plantas frigoríficas ainda ficarem ociosas’’, afirma o secretário. Em contrapartida mais 70% da população de Rondônia é abastecida com carne suína que vem de outros estados, especialmente do Mato Grosso, mas também do Paraná; Acre e Santa Catarina.

‘‘Aqui os produtores estão dispersos e a produção de grãos que serve de ração fica distante ao contrário de Mato Grosso onde os suinocultores também são produtores de grãos. Temos a situação de Nova Mamoré ter o maior rebanho e não ter milho e em Vilhena tem milho, mas não tem rebanho. Esse deslocamento faz com que a nossa carne seja mais cara que a de Mato Grosso’’, explica o secretário.

Segundo o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado de Rondônia (Acsurs), Adriano Scheffer, a suinocultura foi enfraquecendo no Estado devido a entrada de matéria-prima de outros estados. ‘‘A suinocultura foi esquecida, mas agora com o apoio do governo e prefeituras vemos uma luz no fim do túnel, mas entendemos que o suinocultor não deve ficar dependente só do Poder Público, mas estabelecer outras parcerias’’, aponta o presidente.

 

 


Eduardo Von Atzingen aponta potencial da suinocultura em Rondônia

 

 

 

Apesar dos gargalos, Scheffer aponta os potenciais os Estado para o avanço da suinocultura como a forte produção de grãos no cone sul do Estado, na região de Ariquemes e ao longo da rodovia 429. Eduardo Von Atzingen da Maxi Nutrição Animal de Goiânia é um dos palestrantes do seminário e abordará às 15h o tema ‘‘Nutrição animal, instalações, controle e manejo’’.

‘‘A suinocultura vem crescendo muito no Norte do Brasil pois ela caminha por onde caminha milho e soja, então eu vejo um grande potencial de suinocultura aqui em Rondônia’’, avalia ele que completa afirmado que o Estado está localizando em uma área estratégica com acesso ao Oceano Pacífico e dele para o mundo inteiro. Eduardo aponta ainda que é necessário padronizar o manejo, as normas de produção e os cuidados ambientais e esse seminário vem para transmitir para o produtor essa ideia que nós temos de padrão de bem estar animal e o controle ambiental’’ disse Eduardo.

A programação ainda inclui discussões sobre os aspectos tributários e ambientais da suinocultura, o programa de sanidade suína e manejo reprodutivo. ‘‘Esse seminário vai fazer um raio-X para identificar e corrigir os pontos negativos e manter os positivos’’, afirma o secretário.

O governador propôs que seja montado um grupo de trabalho envolvendo técnicos do governo, produtores e estudantes de cursos técnicos agropecuários para alinhar ações estratégicas para a suinocultura.  ‘‘Não é para fazer a visita de um dia, mas passar uma semana acompanhando a rotina da produção, levantar cedo com o produtor para ver como o produtor faz e ter lohal para desenvolver o modelo que der certo no Estado’’, assegura o governador.

 

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 6 horas atrás Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado de Rondônia Tomaram posse: Abrahão Scarcela De Carvalho Neto, Luis Fernando Pereira Maia, Luis Guilherme Pires Gonçalves, Marcelo Gomide De Oliveira Resende, Lilian Gracyete Antonina Duarte Da Costa, Sergio Pedro Paiva Furtado Filho, Alanclay Alves De Lima.
2
Capa - 6 horas atrás Atração de investimentos é tema do 2° Encontro de Secretários Municipais do Desenvolvimento Econômico Os gestores municipais de Alta Floresta, também demonstraram a satisfação em receber o guia e o apontaram como ferramenta para a transformação do município.
3
Economia - 6 horas atrás Feira dos Empreendedores reúne expositores de Rondônia e movimenta a economia local Todos os meses, empreendedores de todo o Estado têm a oportunidade de expor seus produtos na Feira dos Empreendedores, realizada pelo Governo de Rondôni
4
Guajará-Mirim - 10 horas atrás Segunda edição do Projeto “Vem pro Parque” promove conscientização ambiental em Guajará-Mirim Com o intuito de dar continuidade às ações de prevenção e conscientização ambiental nas zonas de amortecimento do Parque Estadual Guajará-Mirim (PEGM), o Governo de Rondônia realizou nos dias 27 e 28 de abril, a 2ª edição do Projeto Vem pro Parque.
5
Destaque - 10 horas atrás Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado O Estado de Rondônia irá receber investimentos na área de estrutura energética, que beneficiarão diretamente a população

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::