Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

48 mil venezuelanos vivem no Brasil, segundo governo

Publicado em: 22/05/2018 - 12:00
48 mil venezuelanos vivem no Brasil, segundo governo

Desde o início da crise humanitária na Venezuela, 48.646 imigrantes venezuelanos buscam novas chances e oportunidades no Brasil. Do ano passado para cá, cerca de 110 mil pessoas atravessaram a fronteira brasileira – sendo que aproximadamente 60 mil deixaram o País em direção a outras nações. Os dados da ajuda humanitária no trimestre foram apresentados ao presidente da República, Michel Temer, nesta segunda-feira (21).

Ao chegarem ao Brasil, os venezuelanos contam com apoio do Comitê Federal de Assistência Emergencial em ações de ordenamento de fronteira, acolhida e interiorização. De acordo com o comitê, cerca de 4 mil imigrantes estão alojados em abrigos nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, Roraima. “A operação é uma força-tarefa de ajuda aos nosso irmãos venezuelanos e que faz com que o Brasil se sinta orgulhoso”, resumiu o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, na divulgação do balanço. 

Interior

Para diminuir o impacto nos serviços públicos do estado, o governo passou a investir na triagem dos imigrantes, com vacinação, atendimento médico e assistência social. Foram emitidas 5.465 carteiras de trabalho, 27.747 cadastros de pessoa física (CPFs) e houve o resgate de venezuelanos em operações de combate ao trabalho escravo. 

Já foram interiorizados 527 imigrantes em Manaus (AM), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). “Agora trabalhamos para sensibilizar os empresários brasileiros na contratação de imigrantes”, adiantou a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa. O governo trabalha ainda no apoio àqueles que querem retornar ao país de origem.

Para o coordenador operacional da ação em Roraima, general Eduardo Pazuello, é fundamental manter a cooperação entre governos local e federal, organismos internacionais e entidades assistenciais. “O foco são as pessoas em situação de vulnerabilidade”, defendeu.

Fonte: Planalto

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::