Rondônia, - 12:38

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Turquia convoca embaixadores nos EUA e Israel em protesto por Gaza
Publicado Terça-Feira, 15 de Maio de 2018, às 09:27 | Fonte Revista Exame 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=348466&codDep=24" data-text="Turquia convoca embaixadores nos EUA e Israel em protesto por Gaza

  
 
 

Faixa de Gaza: porta-voz da Turquia chamou de ''massacre'' a morte de dezenas de manifestantes palestinos na região (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

 

Ancara – A Turquia chamou nesta segunda-feira os embaixadores do país em Washington e Tel Aviv para consultas em protesto pela morte de 55 palestinos durante as manifestações contra a mudança da embaixada dos Estados Unidosem Israel para Jerusalém.

O porta-voz do governo da Turquia, Bekir Bozdag, afirmou que os dois diplomatas voltarão para Ancara em breve. Amanhã, o parlamento do país também fará uma sessão especial sobre Jerusalém.

Além disso, o porta-voz anunciou a convocação de uma reunião de emergência da Organização da Conferência Islâmica (OCI), que reúne cerca de 50 países muçulmanos. A Turquia preside a OCI neste ano.

“O Estado terrorista de Israel e os Estados Unidos, que protegem este Estado terrorista, e todos os que os apoiam serão obrigados a deixar Jerusalém”, afirmou Bozdag ao fazer o anúncio.

A Turquia também pedirá uma sessão da Assembleia Geral da ONU para discutir a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

“Mais uma vez, os EUA estão ficando sozinhos e perderam sua qualidade de mediador para buscar a paz na região”, concluiu Bozdag.

Milhares de pessoas convocadas pela organização humanitária islamita IHH foram às ruas do centro de Istambul para protestar contra a mudança da embaixada americana para Jerusalém.

Alguns manifestantes queimaram bandeiras dos EUA e de Israel durante o protesto, gritando que Jerusalém pertence aos muçulmanos.

A IHH organizou em 2010 uma missão que buscava romper o bloqueio de Israel na Faixa de Gaza. A ação terminou com a morte de dez ativistas turcos, mortos pelas forças armadas israelenses.

Poucas horas antes, Bozgad tinha chamado de “massacre” a morte de dezenas de manifestantes palestinos em Gaza. O porta-voz afirmou que os EUA têm a mesma responsabilidade que Israel pela violência.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


O que uniu Michelle Obama e a Rainha Isabel II? Dores nos pés e saltos altos
Uma quebra de protocolo: a mulher que gosta de abraços e a mulher que não está habituada a ser tocada em público. Quase dez anos depois, Michelle Obama explica...


Brexit. Jeremy Corbyn considera “improvável” que o acordo seja bom para o Reino Unido
“Os trabalhistas foram claros desde o princípio: precisamos de um acordo que proteja o emprego e a economia”, escreveu o político britânico no Twitter...


Bruxelas tem mais de 190 milhões de euros para promoção agroalimentar da UE em 2019
Segundo um comunicado da Comissão Europeia, a verba para cofinanciamento dos programas de promoção de produtos agroalimentares para 2019 é 12,5 milhões de euros superior à disponibilizada este ano....


Turquia pode comprar petróleo ao Irão apesar das sanções dos EUA
Estados Unidos confirmaram formalmente o restabelecimento de todas as sanções ao Irão levantadas no quadro do acordo de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, do qual Washington se retirou...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News