Rondônia, - 11:58

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
agroindústrias são fortalecidas em projeto
Pequenas e médias agroindústrias são fortalecidas em projeto
Com apoio do Sebrae em Rondônia, empresas se preparam para oferecer produtos de qualidade
Publicado Terça-Feira, 8 de Maio de 2018, às 11:44 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=348200&codDep=50" data-text="Pequenas e médias agroindústrias são fortalecidas em projeto

  
 
 

Donos de pequenas e médias propriedades rurais de Rondônia, nos últimos anos, passaram a industrializar parte do que produziam no campo. Para evitar que essas novas empresas, denominadas agroindústrias, não fechem as portas por falta de gestão financeira, inovação, sustentabilidade e produtividade, o Sebrae em Rondônia desenvolve um projeto pioneiro para apoiar esse tipo de empreendimento.

O Projeto Agroindústrias é desenvolvido na região do Vale do Jamari, na região central de Rondônia, acompanhando as ações de 30 agroindústrias. Marlon Amorim, analista técnico do Sebrae em Rondônia, explica quais os objetivos que devem ser alcançados. “Queremos que as agroindústrias ao fim do projeto estejam fortalecidas e prontas para o mercado, oferecendo produto de qualidade ao consumidor”.

O Projeto Agroindústrias acompanha a rotina dos empreendimentos e sugere alternativas para melhorar o desempenho deles. A participação em feiras de negócios é outra oportunidade aberta pelo Sebrae em Rondônia para os integrantes do projeto.

Vanessa de Oliveira é proprietária de uma agroindústria que transforma receitas caseiras de doce em um negócio de sucesso. Ela compra os produtos utilizados em 11 receitas dos agricultores da região. “Assim eu ajudo as pessoas que estão por perto e a gente vai crescendo juntos”, resume.

Depois que começou a fazer parte do projeto do Sebrae, Vanessa passou a utilizar um aplicativo para gestão financeira da empresa e já projeta distribuir seus doces em supermercados e mercearias da cidade. “Estamos otimistas com essa perspectiva, que parece fácil mas é bastante complexa. Tem toda uma parte burocrática que precisamos superar e estamos conseguindo com o apoio do Sebrae”, explica.

FORTALECENDO A ECONOMIA

O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, explica que o apoio aos donos de pequenos negócios é essencial para o desenvolvimento da economia. “Estamos fortalecendo as agroindústrias e fortalecendo a economia, pois são empreendimentos que estão saindo da informalidade e estão gerando emprego e renda e isso é bom para todos”, explicou.

O secretário de agricultura de Ariquemes, Evandro Leite, reforçou a parceria com o Sebrae em Rondônia e disse que o fortalecimento das agroindústrias é importante para a manutenção das famílias no campo. “Com o surgimento das agroindústrias muitas famílias optaram por permanecer no campo e não estão vindo para a cidade. Isso mostra que as pessoas precisam apenas de oportunidade para terem qualidade de vida, mesmo morando na zona rural”, avalia.

Em 2018, o Projeto Agroindústrias do Vale do Jamari desenvolverá rodadas de negócios, participação em feiras de empreendedorismo, além de capacitação e cursos para os participantes do projeto.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO. Confira no canal do YouTube uma série de web-reportagens sobre agronegócio esta semana.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Agronegocios / Pecuária


Commodities lideram exportações do país em julho
O crescimento de 16,5% nos preços e de 21,9% no volume comercializado levaram as commodities a liderarem o volume das exportações brasileiras em julho, na comparação mensal, e foram as grandes responsáveis pelo saldo da balança comercial do país no...


Embrapa cria tomates mais nutritivos e com maior produtividade
A Embrapa está criando um novo tipo de tomate, rico em vitamina A e que terá a cor alaranjada....


PL do Veneno e o fim do sistema de regulação tríplice
Apesar de o Ministério da Saúde registrar anualmente entre 12 e 14 mil intoxicações por agrotóxicos, e a notificação de casos de intoxicação exógena ser obrigatória no país, “há um grande sub-registro de casos”, informa a pesquisadora da Fiocruz Al...


Brasil tem 12 mil intoxicações por agrotóxicos ao ano; Mapa destaca esforço em reduzir pesticidas
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas mundiais e também um dos maiores consumidores de agrotóxicos. 80% dos produtos são aplicados em soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, normalmente plantados em larga escala....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM