Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Rondônia é o 4º estado com maior solidez fiscal do país, ficando em 1º no indicador de sucesso de execução orçamentária

Publicado em: 20/04/2018 - 12:00
Rondônia é o 4º estado com maior solidez fiscal do país, ficando em 1º no indicador de sucesso de execução orçamentária

 

 

A pesquisa calcula a média do pilar de solidez fiscal com base na média de cada indicador

 

Em pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Política (CLP), sobre o Ranking de Competitividade dos Estados no Brasil, Rondônia está em 4º lugar entre as unidades federativas com maior solidez fiscal do país, com média de 62,3. A pesquisa técnica foi feita pelo The Economist em parceria com a empresa Tendências Consultoria Integrada com cálculos baseados nos índices de 2017, e mostra que no pilar de solidez fiscal, composto por seis indicadores, o estado está entre os poucos que possuem autonomia fiscal acima da média nacional, com 58,1, e em 1º lugar no sucesso de execução orçamentária, com média 100,0.

Segundo o secretário adjunto estadual de Finanças, Marcelo Hagge Siqueira, os resultados não devem ser confundidos com a dívida do estado. “Todos os estados tem dívidas, mas isso não quer dizer que esse endividamento nos leve necessariamente à inadimplência, como é o caso do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Nós estamos conseguindo pagar as nossas contas, e manter os investimentos, tudo com planejamento baseado no controle orçamentário”, explica.

Roselene Locks, auditora fiscal do governo, diz que a autonomia fiscal nada mais é que o grau de independência que o estado tem em relação aos valores repassados pela União, e o quanto consegue se manter com a própria arrecadação. “Entre os 10 pilares de avaliação, o da solidez fiscal, que nos rendeu a quarta colocação, considera os seis indicadores: autonomia fiscal, capacidade de investimento, resultado nominal, resultado primário, solvência fiscal, o sucesso da execução orçamentária. São eles, cada um com uma média distinta, que somados nos deram a média de solidez que garante a boa colocação de Rondônia, perdendo apenas para o Ceará, Alagoas e Bahia”.

Responsável pelo Programa de Ajuste Fiscal de Rondônia, Emiliano Marinho faz uma analogia sobre os resultados, comparando com a forma como um cidadão administra a receita familiar. “Trazendo para a realidade mais próxima para que se possa entender, o que o estado fez é o que a gente faz com os nossos recursos. Você tem as suas contas de luz, água telefone, financiamento de carro, alimentação, enfim. Esses são os seus compromissos. Quando você recebe seu salário, sobra um pouco. Com esse pouco que ficou você decide em que investir, que pode ser a pintura do muro, a troca de pneus do veículo, ou qualquer outra necessidade não fixa às suas despesas mensais”.

A diretora Central de Contabilidade estadual, Laila Rocha, reforça que, com controle do orçamento, é possível continuar mantendo os investimentos, mesmo que com pouco ou aos poucos, seja com a abertura de estrada, asfaltamento, melhorias na saúde ou na educação. “O importante é que as nossas despesas não sejam além do que a nossa receita. Neste caso, ficaríamos como outros estados que não estão conseguindo nem pagar as contas, muito menos investir”.

Laila afirma que Rondônia fechou 2017 com dinheiro no caixa. “Para manter assim, nós continuamos fazendo o controle da receita, acompanhando a previsão e a arrecadação, verificando o índice de sazonalidade com a inflação. As despesas são por meio de contratos, e eles são realinhados sempre dentro desse acompanhamento”. Roselene acrescenta que é possível fechar 2018 e abrir a próxima gestão com os resultados positivos. “Graças ao trabalho conjunto de todas as unidades gestoras, o apoio da CGE, do Planejamento, e dos Ordenadores de Despesas, que são mais de 60, nós estamos conseguindo. Cada uma dessas pessoas tem responsabilidade de gestão das despesas para que o controle seja eficiente”.

Rondônia, ainda de acordo com a pesquisa, subiu cinco posições no ranking de competição entre estados, saindo de 22º lugar em 2016 para a 17ª posição de estado mais competitivo do Brasil em 2017.

 

 

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Pesquisa/Ranking de Competitividade | Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 9 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 10 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 10 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 10 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 10 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::