Rondônia, - 08:36

 

Você está no caderno - Artigos
Construir o futuro - por: Carlos Sperança
Construir o futuro - por: Carlos Sperança
As novas descobertas arqueológicas na Amazônia remontam ao quebra-cabeça de como viviam as civilizações anteriores à invasão dos..
Publicado Domingo, 1 de Abril de 2018, às 14:13 | Fonte Carlos Sperança 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=345911&codDep=33" data-text="Construir o futuro - por: Carlos Sperança

  
 
 

As novas descobertas arqueológicas na Amazônia remontam ao quebra-cabeça de como viviam as civilizações anteriores à invasão dos “descobridores” ibéricos.

Sem nada conclusivo nelas, a ficção tem um campo enorme pela frente: na utopia, a especulação de como seria a Amazônia sem a “descoberta” ibérica; na distopia, o que fizeram a si mesmas as civilizações pré-colombianas para desaparecer?
Refletir sobre o passado na política também evoca abordagens utópica ou distópica. Enquanto o mundo avança para a revolução 4.0, a utopia retrô de que no passado tudo era melhor ilude milhões que sonham com a volta da ditadura ou aos anos Lula.

A distopia é que a ditadura criou a pior crise da história do Brasil, em 1980, e os anos Lula foram apenas uma reedição do desenvolvimentismo de JK e suas consequências: voos de galinha, endividamento e crise.

Idealizar um passado supostamente próspero é uma fuga da realidade presente: o saudosismo dribla a atualidade de baixo crescimento, declínios da indústria, educação e saúde pública, alto desemprego e subemprego.

Não se resolve isso remoendo o passado ditatorial ou lulista. É construir um novo futuro, com pacificação política, segurança jurídica e um projeto de nação, ou continuar no atoleiro.

Eleições 2018

Que o governador Confúcio Moura (MDB) deixa o governo do Estado para disputar o Senado já não é novidade. O novo mistério é se ele vai permanecer no MDB se aliando a Maurão de Carvalho e Valdir Raupp. Nada pode ser descartado, embora o mandatário prossiga entendimentos com outros partidos interessados no seu passe. Sendo assim, o mistério sobre a troca de partido continua.

A cirandinha

Depois do episódio da fita gravada ninguém acreditava mais na possibilidade de o governador Confúcio Moura e o presidente da Assembleia legislativa, Maurão de Carvalho, voltar a pular cirandinha. No entanto, depois que o governador outorgou a medalha Marechal Rondon, a maior homenagem do governo de Rondônia a Maurão, é algo que também não pode ser descartado.

Em Ariquemes

O PDT programou um grande encontro estadual em Ariquemes para o lançamento da pré-candidatura ao governo do senador Acir Gurgacz. A base aliada do pedetista ficou muito animada com o encontro de Vilhena, e aposta no crescimento do candidato no Vale do Jamari com novas adesões ao partido. As nominatas à Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados naquela região serão, então, definidas.

Chapão do PSB

Com as últimas filiações lideradas pelo vice Daniel Pereira, o PSB formou um chapão para a disputa das cadeiras ALE-RO. Constam na nominada desde o atual deputado Cleiton Roque (Pimenta Bueno), Chagas Neto (PVH), Fátima Gavioli (Cacoal), Leonel Bertolin (Vilhena), Ari Saraiva (Ji-Paraná), Ana Negreiros (PVH), Edvaldo Gomes (Ji-Paraná), Luciana Oliveira (PVH), Anísio Gorayeb (PVH), entre outros.

Grande peleja

Com três candidatos poderosos para a disputa das oito cadeiras na Câmara dos Deputados, que são a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), o deputado estadual Léo Moraes (Podemos) e o ex- prefeito Mauro Nazif (PSDB), Porto Velho vai assistir a uma peleia que pode reafirmar nomes em ascensão, como Mariana e Léo ou a recuperação de Nazif depois da derrota na eleição de 2016. Correndo por fora, um quarto candidato da capital: o deputado Lindomar Garçon.

Via Direta

*** Além das chuvas, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) enfrenta em seu governo uma série de desgastes *** O que se vê é que falta uma equipe de articulação mais cascuda para enfrentar uma oposição claramente centrada em chantagear cargos e tornar o Paço Tancredo Neves em um balcão de negócios *** Em Ji-Paraná, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) se desincompatibiliza dia 6 para disputar uma cadeira ao Senado *** O vice Marcito Pinto já mandou arrumar a fatiota.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Artigos


Votos nulos beneficiam siglas atoladas na Lava Jato
Uma análise feita pela equipe de pesquisa do instituto Data Folha precisa ser muito bem avaliada pela população que está com a.....


Os ventos estão soprando contra os políticos tradicionais
O exemplo de Rondônia Não se pode ignorar que o atraso piorou com o impacto da crise mundial detonada em 2008, a marolinha que virou.....


Lamentamos o incêndio que destruiu parte da história do Brasil
As labaredas que destruíram o Museu Nacional no Rio e Janeiro, afetaram também o estado de Rondônia. Acontece que faziam parte do acervo.....


Bem que o “Amor de Mãe” poderia ser exibido no Teatro
SOLIDARIEDADE Nesta quarta-feira (5), a Rondônia Cinematográfica disponibilizará duas sessões para a população assistir o filme.....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM