Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Madeireiras “inventam” árvores para continuarem a desmatar a Amazônia

Publicado em: 23/03/2018 - 12:00
Madeireiras “inventam” árvores para continuarem a desmatar a Amazônia

Segundo estudo, documentação que permite o manejo legal de florestas apresenta número de ipês maior do que a ciência julga possível

Ouro verde”. Era esse o apelido carinhoso dado ao mogno, árvore nativa da Amazônia, até o final do século. Com alto valor de mercado e aceitação internacional, houve uma corrida em meio à mata em busca da madeira a partir da década de 70. Pelo menos 5,7 milhões de metros cúbicos de mogno foram extraídos da Amazônia brasileira, com um valor de cerca de US$ 3,9 bilhões.

A festa durou pouco. Hoje, a espécie é encontrada somente nos cantos de mais difícil acesso da Amazônia: a exploração, o transporte e a comercialização do mogno estão suspensos no Brasil desde outubro de 2001. A quase extinção da árvore fez com que as motosserras ganhassem um novo alvo preferido, o ipê.

Olhando do alto, é fácil identificar um ipê amarelo em meio à floresta. Com floração exuberante, cuja coloração lhe atribui o nome, e distribuição natural de um exemplar a cada dez hectares, formam ilhas amarelas em meio ao mar verde da floresta. Seu preço, que chega a US$ 2,5 mil por metro cúbico depois de processado, faz com que valha a pena rasgar a floresta com estradas ilegais em busca da árvore.

A saída foi regulamentar o manejo florestal. Para iniciar a exploração de madeira na Amazônia brasileira, é preciso apresentar um inventário florestal com a estimativa de cálculo do volume aproveitável de madeira das árvores que irão receber autorização para corte.

Com base nessa estimativa, os órgãos competentes dos estados emitem créditos de movimentação de madeira para o transporte e comercialização do produto. O objetivo é definir quais árvores podem ser cortadas e quais devem permanecer em pé para preservar a floresta para o futuro e garantir um novo ciclo de corte daqui a 25 ou 30 anos.

Veja íntegra no site Galileu

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 27 minutos atrás Oportunidade: Ifro de Jaru prorroga as inscrições para seleção de alunos do curso de fruticultura O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com seleção aberta para candidatos ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Fruticultor na modalidade presencial
2
Agricultura - 29 minutos atrás Sebrae e Caixa celebram parceria para fortalecer o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat em Rondônia Uma reunião realizada na última semana na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), marcou um grande avanço para o desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) no estado.
3
Publicações Legais - 42 minutos atrás COOPERATIVA DE CRÉDITO DO NORTE DE RONDÔNIA LTDA – CREDISIS CREDIARI EDITAL DE CITAÇÃO - CLEONE ROSA DA SILVA E GERSAMI FERREIRA
4
Ação Parlamentar - 46 minutos atrás Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes E com a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a procura aumentou em todo o Brasil, e consequentemente em Rondônia.
5
Capa - 49 minutos atrás Prazo: Veículos com placa final 4 devem ter licenciamento regularizado sem multas até 30 de abril Até dia 30 de abril, é o prazo que motoristas e proprietários de veículos com placa final 4 têm para atualizar e regularizar o Licenciamento Anual referente a 2024, alerta o Departamento estadual de Trânsito (Detran-RO).

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::