Rondônia, - 22:15

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Corte Interamericana condena Brasil por violar direito indígena à terra
Publicado Terça-Feira, 13 de Março de 2018, às 11:08 | Fonte Diário de Pernambuco 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=344649&codDep=24" data-text="Corte Interamericana condena Brasil por violar direito indígena à terra

  
 
 

Foto: Otávio Almeida/Greenpeace

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil pela violação do direito dos indígenas xucuru à propriedade coletiva e à garantia de proteção judicial, informou o tribunal nesta segunda-feira (12).

 

Segundo a Corte, que tem sede em San José, na Costa Rica, o Brasil não atuou em "um prazo razoável" para demarcar o território xukuru, em Pernambuco, afastando as 2.300 famílias que formam a etnia, distribuídas em 24 comunidades.

 

De acordo com o tribunal, o Estado demorou 16 anos, entre 1989 e 2005, para reconhecer, titular e demarcar suas terras ancestrais, o que constitui uma violação ao direito do povo indígena à propriedade coletiva de seu território.

 

O Brasil também demorou a retirar os habitantes não indígenas das terras, o que "afetou a segurança jurídica do direito à propriedade do povo xucuru".

 

A Corte ordenou que o Estado brasileiro garanta "de maneira imediata e efetiva" o direito à propriedade comunal do povo xukuru, concluir a retirada de não indígenas das terras prévia ao pagamento de indenizações pendentes, e pagar indenizações por danos causados pela demora em demarcar as terras.

 

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que atua como Procurador da corte, considerou que este caso permite que o tribunal aprofunde sua jurisprudência em matéria de propriedade coletiva dos povos indígenas sobre suas terras ancestrais.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Fechamento total da fronteira da Venezuela com o Brasil já é realidade
Em uma operação coordenada com os EUA, o governo Jair Bolsonaro vai permitir o uso de território brasileiro para que opositores do ditador Nicolás Maduro tentem levar ajuda humanitária à Venezuela em 23 de fevereiro....


Ditador Nicolás Maduro fecha fronteira com o Brasil
Em Brasília, o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse que o planejamento para entrega de leite em pó e kits de primeiros socorros foi mantido...


Erdogan garante que está a acompanhar de perto caso do jornalista saudita desaparecido em Istambul
A garantia foi dada pelo Presidente da Turquia depois de as autoridades do país terem dito que Jamal Khashoggi tinha sido morto no consulado saudita em Istambul. Segundo fontes turcas, as autoridades acreditam que o jornalista foi deliberadamente m...


Estados Unidos. Senadores enviam para FBI acusação de assédio sexual contra juiz Kavanaugh
...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News