Ariquemes / RO - terça-feira, 19 de março de 2024
(69) 99929-2272

EUA só negoceiam com a Coreia do Norte se desnuclearização estiver em cima da mesa

Publicado em: 26/02/2018 - 12:00
EUA só negoceiam com a Coreia do Norte se desnuclearização estiver em cima da mesa

 

Um enviado da Coreia do Norte que se deslocou ao Sul para o encerramento dos Jogos Olímpicos de inverno disse, este fim-de-semana, que o país está disposto a sentar-se à mesa de negociações com os Estados Unidos, levando a administração de Donald Trump a esclarecer que só aceitará esta possiblidade caso Pyongyang esteja disposto a dar início à sua própria desnuclearização.

As “amplas intenções de negociar” com os EUA foram manifestadas por Kim Yong-chol, no domingo, num encontro com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que chegou ao poder no ano passado com base numa campanha em que defendia uma reaproximação ao Norte. O representante, que era chefe dos serviços de informação militares em 2010, quando a Coreia do Sul foi atacada, e que hoje é o vice-presidente do comité central do partido único norte-coreano, é um dos mais poderosos elementos do regime. Para poder deslocar-se a PyeongChang, Seul retirou-o temporariamente de uma lista negra de sanções contra indivíduos ligados ao programa nuclear norte-coreano.

Em resposta à sugestão de Kim Yong-chol, a Casa Branca disse, em comunicado, que primeiro Pyongyang tem de demonstrar que “está empenhado em concretizar uma desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana”. “Vamos ver se a mensagem transmitida por Pyongyang, sobre estar disposto a negociar, representa um primeiro passo rumo à desnuclearização”, referiu a administração de Donald Trump. “Até lá, os EUA e o mundo vão continuar a deixar claro que os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte são um beco sem saída.”

Moon, que no rescaldo da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos já tinha sido convidado a participar numa rara cimeira com Kim Jong-un, defende que Washington e Pyongyang devem encontrar-se rapidamente para “resolver fundamentalmente” as tensões na península. O convite que lhe foi endereçado ainda não obteve uma resposta oficial, embora haja fontes do governo sul-coreano a garantir que Moon vê com bons olhos a possibilidade de se reunir com o homólogo norte-coreano. Tal como apontaram, no início do ano, após Kim ter anunciado que ia enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de PyeongChang, alguns analistas veem nesta aproximação intercoreana uma tentativa de Pyongyang em criar um fosso entre Washington e Seul.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::