Rondônia, - 14:57

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Centenas de detidos e feridos nos confrontos
Publicado Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018, às 10:18 | Fonte Jornal da Angola 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341188&codDep=71" data-text="Centenas de detidos e feridos nos confrontos

  
 
 

Fotografia: HAMDAOU | AFP

Várias cidades da Tunísia vivem dias de caos e violência com saques em lojas

 

De acordo com fontes independentes, os confrontos com a polícia causaram também dezenas de feridos. Os tumultos, que estalaram na segunda-feira, alimentados pela agitação social contra medidas de austeridade, têm lugar numa altura em que se aproxima o sétimo aniversário da “Revolução de Jasmim”, movimento que derrubou o governo do presidente Zine El Abidine Ben Ali em 14 de Janeiro de 2011, prelúdio da chamada Primavera Árabe.
Na quarta-feira, 328 pessoas foram detidas por roubo, pilhagens e fogo posto, bem como por bloqueios de estradas cometidos nos últimos dias, revelou o porta-voz do Ministério do Interior Khalifa Chibani à agência AFP, dando conta de que a intensidade da violência diminuiu por comparação com os dias anteriores. Segundo o mesmo responsável, na terça-feira foram detidas 237 pessoas.
Na segunda noite de confrontos, 49 polícias ficaram feridos e 206 pessoas foram detidas, informou o porta-voz do Ministério do Interior, Khlifa Chibani. “Há saques e roubos, mas também uma mensagem política de uma parte da população que não tem nada a perder e que se sente ignorada pelo governo”, sete anos após a Primavera Árabe para exigir emprego e dignidade, afirmou o cientista político Selim Jarrat.
Na noite de quarta-feira, novos confrontos estalaram em diversas cidades da Tunísia, incluindo Siliana (noroeste), Kasserine (centro) e Tebourba, a 30 quilómetros a oeste da capital, Tunes.
Jovens atiraram pedras e cocktails Molotov contra as forças de segurança em Siliana e tentaram entrar num tribunal, constatou um correspondente da AFP. A polícia respondeu com o lançamento de granadas de gás lacrimogéneo. Também foram registados conflitos em alguns bairros da capital.
Em Kasserine, uma região desfavorecida, jovens tentaram bloquear estradas, com barricadas de pneus em chamas e atiraram pedras contra os agentes, segundo um correspondente da agência AFP. Várias dezenas de manifestantes também saíram à rua em Tebourba, onde foi a sepultar na terça-feira um homem que morreu durante confrontos na noite de segunda-feira, com a polícia a responder também com gás lacrimogéneo, de acordo com um morador.
A principal esquadra de Thala, no norte, foi incendiada, indicou ainda Khalifa Chibani, acrescentando que 21 polícias ficaram feridos em todo o país.
As autoridades tunisinas não facultaram, porém, um balanço de eventuais feridos entre os manifestantes.

Redes de corrupção
Durante uma visita efectuada quarta-feira a El Battan, perto de Teburba, o primeiro-ministro tunisino, Yusef Shahed, condenou os actos de vandalismo, que, segundo ele, “servem aos interesses das redes de corrupção para enfraquecer o Estado” e acusou a Frente Popular, um partido de esquerda que se opõe ao orçamento. A fonte destacou que muitos edifícios públicos, símbolos do Estado, foram atacados, e que o governo “ainda não se posicionou com firmeza contra os manifestantes”.
Estes confrontos surgem na sequência de protestos contra a subida de preços. O descontentamento social persistente face ao marasmo económico e a uma inflação elevada foi exacerbado nomeadamente pelo aumento do IVA e das contribuições sociais, em vigor desde 1 de Janeiro, no âmbito de um orçamento de austeridade para 2018.
O mês de Janeiro é tradicionalmente assinalado por uma mobilização social na Tunísia desde a “Revolução de Jasmim” e o contexto é particularmente tenso actualmente, com a aproximação das primeiras eleições municipais do pós-revolução, adiadas por diversas vezes e previstas para Maio.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Região Norte


Governo do Amazonas apoia a produção empreendedora para Páscoa no Prosamim
O Grupo de Mulheres do Residencial Cajual, do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), reuniu-se às crianças do Parque na tarde desta sexta-feira (16/03), para acelerar a produção de peças de artesanato temáticas, que serão de...


Ajuri divulga locais de prova do concurso da Desenvolve RR
Nesta semana, Ajuri (Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima) divulgou os locais das provas do concurso Desenvolve-RR (Agência de Desenvolvimento do Estado de Roraima)....


Espaço Acolher da Santa Casa celebra a Páscoa
A Classe Hospitalar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) celebrou, nesta quarta-feira, 28, a Páscoa no Espaço Acolher, da  Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará (FSCMP)....


Estudantes concluem estágio e apresentam plano de ação para saúde
Alunos do curso de saúde coletiva da Universidade Federal do Acre (UFAC) encerraram na terça-feira, 20, um estágio supervisionado em setores que fazem parte dos Departamentos de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE) e de Planejamento e Desenvolvi...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM