Rondônia, - 11:10

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias do Acre
Estado e Prefeitura discutem ações preventivas em possíveis enchentes do Rio Acre e Madeira
Publicado Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2018, às 09:50 | Fonte Governo do Acre 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341177&codDep=71" data-text="Estado e Prefeitura discutem ações preventivas em possíveis enchentes do Rio Acre e Madeira

  
 
 

Estado e Município definiram ações integradas (Foto: Val Fernandes/Secom)

 

Em decorrência das últimas chuvas na bacia do Rio Acre,  o manancial apresentou elevações na capital e interior do estado. Na tarde desta quarta-feira, 10, a governadora em exercício Nazareth Araújo e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, se reuniram com os órgãos de defesa e meio ambiente que compõem a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), para traçar estratégias de atuação e estudar possíveis cenários de enchentes.

Em Rio Branco, o Rio Acre registrou às 15 horas a marca de 11,60 metros. Devido à cota de alerta ser de 13,50 metros e a de transbordamento 14, a prefeitura decidiu iniciar a construção dos abrigos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Desde dezembro, a instituição dispõe de um Plano de Contingência contra Enchentes.

“A gente pensa no que pode acontecer de mais grave e torce, claro, para que não ocorra. Mas havendo a necessidade, nós precisamos dar a resposta e nós estamos preparados para isso. É a preparação que nos dá a tranquilidade das ocorrências que são típicas da nossa região amazônica, de tratá-las com aquilo que é o respeito à população e com a serenidade que a prevenção nos garante e que é adequada para esse tipo de evento”, salientou Nazareth Araújo.

De acordo com o relatório de monitoramento hidrometeorológico da CEGdRA, a previsão para o primeiro trimestre do ano – janeiro, fevereiro e março – é de chuva acima da média em todo o Acre.

O prefeito Marcus Alexandre destacou as medidas preventivas em curso na capital. “Já amanhã, iniciamos o trabalho no Parque de Exposições, pois o rio atingiu uma cota próxima aos 12 metros. Então, todas as medidas que precisam ser tomadas dentro do Plano de Contingência serão tomadas imediatamente. A gente espera que a alagação não aconteça, mas se ocorrer estamos preparados, contando com o apoio do Estado”, frisou.

 

 

 

 

Em Rio Branco, o rio Acre segue subindo (Foto: Fagner Delgado/Ascom PMRB)

 

 

 

 

A situação no interior do estado também está sendo monitorada pelo governo. Em Assis Brasil, o Rio Acre registrou a cota de 5,55 metros, nesta quarta-feira, apresentando vazante de 48 centímetros entre as seis da manhã e três da tarde. Já em Brasileia se manteve estável, registrando a marca de 7,87 metros.

Rio Madeira

O Rio Madeira também apresentou elevação nos últimos dias. Em Porto Velho o manancial registrou a marca de 13, 24 metros – nível abaixo da cota de transbordamento que é de 17 metros.

No trecho do Abunã, divisa entre Acre e Rondônia, o Madeira registrou a cota de 19,90 metros. A situação é monitora pela Defesa Civil Estadual que vai realizar vistoria nesta quinta-feira, 11.

“Monitoramos não apenas o nível do Madeira como também o volume de chuvas na bacia. Nesta quinta-feira, farei uma vistoria in loco para averiguar o nível de subida dessa lamina de água. Vamos entrar em contato com a Usina de Girau e Santo Antônio, bem como com a Agência Nacional de Águas (ANA), para que juntos possamos discutir a situação no Abunã”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Região Norte


Seção Penal transfere júri para a Comarca de Belém
Pedido de desaforamento foi relatado pelo desembargador Ronaldo Valle...


Baixo nível do Rio Juruá compromete navegação de balsas em Cruzeiro do Sul
Algumas embarcações maiores já suspenderam a navegação e as menores dobraram o tempo de viagem de Cruzeiro do Sul para os outros municípios da região....


Consideradas extintas na RMB, ararajubas são soltas no Parque Utinga
As aves não eram avistadas na Região Metropolitana de Belém a mais de 60 anos....


França libera 200 mil euros para acolhimento de venezuelanos em Manaus
Destino de mais de 165 dos 820 venezuelanos que deixaram Boa Vista (RR) pelo programa de interiorização entre abril e julho deste ano, Manaus recebe esta semana uma ajuda financeira para o atendimento a estes migrantes. ...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM