Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Cardeal Bernard Law, envolvido em escândalo de pedofilia nos EUA, morre em Roma

Publicado em: 20/12/2017 - 12:00
Cardeal Bernard Law, envolvido em escândalo de pedofilia nos EUA, morre em Roma

 

O cardeal americano Bernard Law, envolvido em um enorme escândalo de padres pedófilos nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), aos 86 anos, anunciou o Vaticano.

No início de 2002, o cardeal Law, na época arcebispo de Boston, reconheceu ter protegido um padre, Paul Shaney, contra o qual existiam várias provas de abuso sexual contra crianças.

Após o escândalo, Law abandonou a arquidiocese de Boston, mas foi nomeado arcipreste da basílica de Santa Maria Maggiore, cargo ligado à Cúria Romana (governo do Vaticano). O sacerdote permaneceu no cargo até 2011.

Bernard Francis Law nasceu, em 1931, em Torreón, no México. Foi ordenado sacerdote em 1961, e em 1973 tornou-se bispo de Springfield-cape Girardeau, no Missouri, e em 1984 foi promovido a arcebispo metropolitano de Boston. Em 1985, o papa João Paulo 2º o nomeou cardeal.

Uma investigação do jornal "Boston Globe" revelou como a hierarquia da Igreja Católica local, com o cardeal Law à frente, acobertou de forma sistemática, e geralmente cínica, os abusos sexuais cometidos por quase 90 padres de Boston e seus arredores durante várias décadas.

A série de reportagens rendeu o prestigioso Prêmio Pulitzer ao jornal e foi a base para o filme "Spotlight", vencedor do Oscar de melhor filme em 2016.

Centenas de vítimas testemunharam sobre os abusos.

Após o escândalo vir à tona, Law se viu obrigado a apresentar sua renúncia como arcebispo de Boston, mas João Paulo 2º o enviou para Roma e o nomeou, em 2004, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das mais importantes de Roma. O cardeal participou do conclave para que elegeu o papa Bento 16 em 2005.

Law viveu seus últimos anos no Vaticano e nunca se prestou a testemunhar perante a Justiça dos EUA, conforme solicitado, e não concedeu nenhuma entrevista sobre o escândalo.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 3 horas atrás Oportunidade: Ifro de Jaru prorroga as inscrições para seleção de alunos do curso de fruticultura O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, está com seleção aberta para candidatos ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Fruticultor na modalidade presencial
2
Agricultura - 4 horas atrás Sebrae e Caixa celebram parceria para fortalecer o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat em Rondônia Uma reunião realizada na última semana na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), marcou um grande avanço para o desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) no estado.
3
Publicações Legais - 4 horas atrás COOPERATIVA DE CRÉDITO DO NORTE DE RONDÔNIA LTDA – CREDISIS CREDIARI EDITAL DE CITAÇÃO - CLEONE ROSA DA SILVA E GERSAMI FERREIRA
4
Ação Parlamentar - 4 horas atrás Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes E com a chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a procura aumentou em todo o Brasil, e consequentemente em Rondônia.
5
Capa - 4 horas atrás Prazo: Veículos com placa final 4 devem ter licenciamento regularizado sem multas até 30 de abril Até dia 30 de abril, é o prazo que motoristas e proprietários de veículos com placa final 4 têm para atualizar e regularizar o Licenciamento Anual referente a 2024, alerta o Departamento estadual de Trânsito (Detran-RO).

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::