Rondônia, - 19:40

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
SAÚDE
Projeto “Beradeiro” mostra quadro preocupante de doenças transmissíveis
O webdocumentário gravado no distrito de Calama, em outubro, é o primeiro da segunda temporada de vídeos que serão lançados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), sobre trabalhos em municípios de todos os estados do país.
Publicado Terça-Feira, 5 de Dezembro de 2017, às 18:53 | Fonte Semusa 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339668&codDep=69" data-text="Projeto “Beradeiro” mostra quadro preocupante de doenças transmissíveis

  
 
 

 

O webdocumentário gravado no distrito de Calama, em outubro, é o primeiro da segunda temporada de vídeos que serão lançados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), sobre trabalhos em municípios de todos os estados do país. O projeto idealizado em 2015 é coordenado pelo diretor da Atenção Básica de Porto Velho, o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, que com o apoio de uma equipe multiprofissional, desenvolve um conjunto de ações nas áreas de educação, promoção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST junto às comunidades de adolescentes e jovens das áreas rurais da cidade de Porto Velho.

A equipe visitou os distritos de São Carlos, Jaci-Paraná, Santa Rita, Terra Santa e Calama onde foram realizados mais de 1.380 testes rápidos, sendo detectado 16 casos de sífilis, 3 casos de HIV, 10 casos de hepatite B e 5 casos de hepatite C. Entre os 345 usuários abordados, 84,3% são do sexo feminino, com idade acima de 40 anos. Chama atenção entre o número de pessoas abordadas até o momento é que 208 realizaram o teste pela primeira vez e destes 81% disseram não usar preservativo em suas relações sexuais.

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o coordenador do projeto, “Neste tipo de ação, o diagnóstico consiste em um pano de fundo da estratégia já que as atividades educativas e de promoção da saúde desenvolvidas junto aos adolescentes, geram uma nova concepção acerca das práticas sexuais protegidas entre o público jovem destas localidades, o que acarretará em uma redução da epidemia das IST no município de Porto Velho”.

O documentário é fruto de uma premiação recebida pelo projeto na 14ª edição da ‘Mostra Brasil aqui tem SUS’, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e foi lançado no dia 30 de novembro na reunião da Comissão intergestora tripartite ligada ao Ministério da Saúde no último dia trinta de novembro em Brasília.

Fonte: Semusa

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Cras Irmã Dorothy promove encontro intergeracional
O Cras Irmã Dorothy, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), promoveu nesta terça-feira, 23, uma manhã de lazer e esporte com crianças, adolescentes, jovens e idosos das famílias demandatárias desse serviço de assistênc...


Defesa Civil alerta para o risco de queda de árvores durante vendavais na capital
Município disponibiliza telefone 199 para que a população avise sobre árvores prestes a cair...


Neste domingo terá mutirão para manter a capital limpa
Equipe com 80 profissionais foi escalada para retirar das ruaa a sujeira oriunda das eleições...


Semusa oferece orientações à população durante a feira
O público que frequenta a Portoagro pode ver, por meio do microscópio, as larvas vivas dos vetores que transmitem a malária, dengue, chikungunya, zika e leishimaniose....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News