Rondônia, - 01:20

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Acesso ao ensino médio
Promotores públicos conhecem o Sistema Educacional Interativo
Publicado Terça-Feira, 5 de Dezembro de 2017, às 11:44 | Fonte Governo do Pará 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339627&codDep=71" data-text="Promotores públicos conhecem o Sistema Educacional Interativo

  
 
 

A Seduc expôs a membros do Ministério Público do Estado e ao Fórum Paraense de Educação do Campo, a implantação do Sistema Educacional Interativo

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) expôs nesta segunda-feira (4), a membros do Ministério Público do Estado e ao Fórum Paraense de Educação do Campo, a implantação do Sistema Educacional Interativo (SEI), que visa proporcionar aos estudantes de regiões de difícil acesso no Estado o ingresso no ensino médio.

A reunião ocorreu na sede do Ministério Público, em Belém, e contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, e da promotora pública Adriana Simões, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO- Cidadania), do Ministério Público. Promotores de Justiça com atuação em municípios paraenses também participaram da reunião.

Ana Claudia Hage destacou que a Seduc conta com uma estrutura de 600 mil alunos em 1.000 escolas. Nesse contexto, o SEI desponta como uma ferramenta inovadora para enfrentar a necessidade de expansão da oferta do ensino médio em um estado com vasto território e localidades de difícil acesso. O SEI faz parte do conjunto de ações do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, desenvolvido pela Seduc, com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Oposto ao modelo do ensino a distância, o SEI terá professores ministrantes, distribuídos nas aulas em um Centro de Mídias já instalado em Belém. As aulas serão enriquecidas com conteúdos produzidos especificamente para as aulas. E nas salas que receberão as aulas via satélite, em localidades do interior, os alunos contarão com um professor que intermediará a comunicação com o Centro de Mídias.

Coube à coordenadora do SEI, Márcia Ribeiro, mostrar as vantagens do sistema, previsto para entrar em funcionamento em 2018. O SEI tem como referência o sistema implantado nos estados do Amazonas, Maranhão, Rondônia, Piauí, Tocantins, Bahia e Minas Gerais.

No Pará, a meta é atender 15 mil estudantes em 145 localidades. Na primeira etapa, o SEI funcionará em 61 pontos de 17 municípios, cujas prefeituras já firmaram convênio com a Seduc. Esses 61 pontos de recepção de aulas têm capacidade para atender 06 mil alunos.

Interação - Com aulas diárias, para cumprir os 200 dias letivos e contemplar estudantes nos três anos do ensino médio, o SEI contará com três professores à disposição dos alunos durante a aula: um no estúdio, um em sala de aula e outro em um chat (interagindo online com estudantes e professores). “O primeiro ponto nesse processo é a inclusão dos estudantes de localidades de difícil acesso”, destacou a secretária Ana Claudia Hage.

Os dirigentes e técnicos da Seduc e do Conselho Estadual de Educação (CEE) responderam a questionamentos dos promotores e educadores na reunião. Ao final do encontro, os promotores Adriana Simões e Frederico Freire, do município de Abaetetuba (região nordeste), registraram documentação e informações que a Seduc apresentará ao Ministério Público como parte das discussões entre as partes envolvidas no processo.

Também representaram a Seduc o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, e a diretora de Ensino Médio, Joseane Figueiredo.

Por Eduardo Rocha

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Notícias da Região Norte


Clima de tensão se mantém na fronteira, em Pacaraima
Neste domingo, houve carreata pela paz, mas revolta da população é clara; OAB sugere que Estados dividam responsabilidade...


Os paraísos fiscais e sua secreta relação com a degradação ambiental
Os paraísos fiscais ficaram no olho do furacão, após se descobrir casos como os Panama Papers ou os Paradise Papers. ...


Governo enviará 120 militares e 36 voluntários da saúde para Roraima
O governo federal enviará a Roraima um reforço de 120 homens para a Força Nacional, além de, no próximo domingo (26), 36 voluntários da área da saúde para atendimento aos imigrantes venezuelanos, em parceria com hospitais universitários....


Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas
Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo – mais precisamente 23% – estão nos rios brasileiros. ...

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM