Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

Casa de ex-presidente do Iêmen é alvo de ataque em Sanaa

Publicado em: 04/12/2017 - 12:00
Casa de ex-presidente do Iêmen é alvo de ataque em Sanaa

 

Imagem de arquivo da TV estatal saudita mostra o momento em que Ali Abdullah Saleh assina acordo para deixar o poder no Iêmen (Foto: AFP)

 

 

 

 

 

A casa do ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh, na capital Sanaa, foi alvo de um ataque nesta segunda-feira (4). A explosão foi provocada, segundo a Reuters, por integrantes do movimento houthi.

O paradeiro de Saleh é desconhecido, e algumas rádios aliadas aos houthis anunciaram sua morte.

No sexto dia de combate urbano pesado, os houthis, que são alinhados com o Irã, ganharam espaço na disputa com os apoiadores do ex-presidente.

 

 

 

 

Militante houti faz guarda em check point durante confronto com apoiadores do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, em Sanaa, nesta segunda-feira (4) (Foto: Khaled Abdullah/ Reuters)

 

 

 

 

Saleh, que abandonou a presidência do país em 2012, foi aliado dos houthis durante três anos na guera civil iemenita, contra uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita. O ex-presidente rompeu oficialmente com o grupo no último sábado (2).

Nesta segunda-feira, a coalizão saudita realizou novos bombardeios aéreos contra Sanaa – os enfrentamentos se intensificaram desde a última quinta-feira. Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 125 pessoas morreram e 238 ficaram feridas nos conflitos da capital desde então.

Ali Abdullah Saleh, 75, foi presidente do Iêmen do Norte (como era reconhecida a República Árabe do Iêmen) de 1978 até a unificação com o Sul, em 1990. Ele continuou a comandar o país ao longo de duas décadas.

Em 2011, durante a Primavera Árabe, os protestos contra seu governo cresceram, e Saleh chegou a ser alvo de um ataque a bomba que matou diversos de seus gurada-costas e o deixou ferido. Ele deixaria a Presidência em fevereiro de 2012, para seu então vice e aliado, Abdrabbuh Mansur Hadi.

Com um governo fraco, insurgentes houthis, em sua maioria xiitas, tomaram a capital em 2015, com o apoio de Saleh. Hadi conseguiu fugir e estabeleceu-se em Aden, no Sul do país.

Desde a intervenção saudita, que apoia Hadi, mais de 8.000 pessoas foram mortas em combates, incluindo milhares de civis, segundo a ONU. Os bombardeios aéreos apoiados por Riad são alvo de críticas de diversas organizações internacionais. O conflito criou uma das maiores emergências humanitárias do mundo, incluindo um surto de cólera que pode ter matado 2.000 pessoas adesde abril.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::