Rondônia, - 18:58
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Biometria Eleitoral começa nesta quinta-feira (16) em Uiramutã, Norte de Roraima
Publicado Terça-Feira, 14 de Novembro de 2017, às 11:15 | Fonte Do G1 Roraima 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338626&codDep=71" data-text="Biometria Eleitoral começa nesta quinta-feira (16) em Uiramutã, Norte de Roraima

  
 
 

Recadastramento biométrico é obrigatório a todos os eleitores (Foto: TRE-RR/Divulgação)

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) inicia nesta quinta-feira (16) o recadastramento biométrico de 5.346 eleitores do município de Uiramutã, ao Norte do estado.

O atendimento na sede do Uiramutã ocorrerá no período de 16 a 24 de novembro na escola Joaquim Nabuco, das 8h às 15h, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Até o dia 24 de novembro, todo cidadão deve passar pelo procedimento obrigatório, inclusive aqueles que têm voto facultativo: analfabetos, eleitores entre 16 e 18 anos e com idade superior a 70 anos que possuem título eleitoral. Quem não comparecer terá o título cancelado.

Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições gerais de 2018 em Roraima só poderá votar quem tiver realizado a biometria.

Além da sede, os serviços serão oferecidos de 16 a 19 de novembro na Água Fria (Colégio Modelo); dias 20 e 21 no Flexal (Escola João Rodrigues); e no período de 22 a 24 no Monte Muriat I (Escola Cícero Canuto).

O TRE-RR também irá instalar postos de atendimento no Maturuca (Escola José Alamano) nos dias 20 e 21; na Maloca do Maracanã (Escola Bernardo Saião) nos dias 22 e 23; na Maloca do Mutum (Escola Tiradentes) no dia 24; no Manalai (Escola Sales Ingaricó) nos dias 27 e 28; e na Serra do Sol (Escola Joaquim Jones) nos dias 29 e 30 de novembro.

 

Calendário de atendimento em Uiramutã

 

 

  • Sede (escola Joaquim Nabuco): 16 a 24 de novembro
  • Água Fria (Colégio Modelo): 16 a 19 de novembro
  • Flexal (Escola João Rodrigues): 20 e 21 de novembro
  • Monte Muriat I (Escola Cícero Canuto): 22 a 24 de novembro
  • Maturuca (Escola José Alamano): 20 e 21 de novembro
  • Maloca do Maracanã (Escola Bernardo Saião): 22 e 23 de novembro
  • Maloca do Mutum (Escola Tiradentes): 24 de novembro
  • Manalai (Escola Sales Ingaricó): 27 e 28 de novembro
  • Serra do Sol (Escola Joaquim Jones): 29 e 30 de novembro

 

 

O prazo para recadastramento biométrico não será prorrogado e quem tiver o título eleitoral cancelado só poderá regularizar novamente após a homologação do processo revisional, o que pode durar meses.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, faz um alerta para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento do município.

"É importante que o eleitor aproveite a oportunidade que a Justiça Eleitoral estará com suas equipes nessas localidades mais próximas. Se o eleitor tiver o título cancelado e precisar da quitação eleitoral nesse período terá problemas, pois o cadastro estará fechado após o dia 24 de novembro", disse Fonseca.

 

Penalidades

 

Além de ser obrigatório, manter o título eleitoral regularizado é uma garantia de direitos para o cidadão. Fonseca alertou que o eleitor sofre uma série de penalidades se não estiver em dia com a Justiça Eleitoral.

Se o título for cancelado, o cidadão não poderá receber benefícios sociais como o Bolsa Família; se for servidor público, não poderá receber salário; não poderá se matricular em universidade pública; e não poderá tomar posse em concurso público.

Além disso, o eleitor também fica impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, perde o direito de regularizar o CPF, não poderá conseguir empréstimos e nem mesmo votar nas eleições do próximo ano.

 

Documentação

 

Para realizar o recadastramento biométrico o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver). Nas comunidades indígenas, a declaração do tuxaua comprova o domicílio.

 

Segurança

 

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança a identificação do eleitor no momento da votação, pois, o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica, deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais.

 

 

Estatística

 

Atualmente, dos 325.968 eleitores de Roraima, 292.785 foram registrados biometricamente no Estado, o que representa 89,82%, incluindo os municípios de Boa Vista (1ª e 5ª Zonas Eleitorais); Mucajaí e Iracema (6ª ZE); Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá (4ª ZE); Caracaraí (2ª ZE); Rorainópolis (8ª ZE), Alto Alegre (3ª ZE), Cantá, Bonfim e Normandia (5ª ZE).

Conforme dados do TSE, já concluíram a biometria os seguintes estados: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Sergipe, Goiás e Tocantins. Em 2017 até o fim do ano, Amazonas e Roraima devem concluir o recadastramento biométrico.

Até 2022, todos os eleitores brasileiros deverão votar adotando o sistema biométrico.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Notícias da Região Norte


North Lions e Nacional Cavaliers se enfrentam neste domingo pela semifinal do Campeonato Amazonense de Futebol Americano
...


Vice-governadora Nazareth Araújo recebe jovens embaixadoras do Acre
...


“A Carroça dos Sonhos” estreará no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou
...


Pachamama segue com extensa programação nesta terça-feira
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::