Rondônia, - 18:49
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

Você está no caderno - NACIONAL
Corumbá “O Coração do Pantanal”
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 11:00 | Fonte Tereré News 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338570&codDep=30" data-text="Tereré News: No Dia do Pantanal; Tereré News mostra as belezas e os desafios da região de Corumbá “O Coração do Pantanal”

Campo Grande/MS – Neste domingo 12 de novembro de 2017 comemorara-se o Dia do Pantanal,  a maior planície alagável de água doce do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade com uma área de 158.592 quilômetros quadrados. A bacia do Rio Paraguai abrange ainda uma área de 624.320 km 2, sendo aproximadamente 62% no Brasil, 20% na Bolívia e 18% no Paraguai.

Tereré News

Leia também: O que comemorar neste Dia do Pantanal com 18% da planície já desmatada

A equipe do Tereré News saiu de Campo Grande no dia 02 de novembro e passou 3 dias na região de Corumbá e  Ladário, passando em Puerto Quijarro (um pequena cidade da Bolívia, fronteira com Corumbá com população estimada de menos de 20 mil habitantes).  No trajeto de 445 km até Corumbá a maior parte da estrada é boa, já na Estrada Parque com seus 120 quilômetros de extensão pelo Pantanal sul-mato-grossense via BR-262, a mortalidade de animais silvestre é grande ao longo da rodovia,  aliás como toda estrada que altera o habitat natural dos animais o resultado é esse, apesar dos mais de 15 radares que contabilizamos no trajeto, os atropelamentos são fatais.

Animais atropelados as margens da BR-262 Estrada Parque. Foto: Tereré News

É uma triste realidade, isso ao menos na parte do dia, imaginem a noite como seria devido a muitos animais terem hábitos noturnos.

A irresponsabilidade de muitos pode causar um serio acidente.

Sem pressa como a natureza que não dá saltos.

Imagem aérea Hotel Anzol de Ouro – Google Maps.

Passamos a primeira noite em Ladário, município de quase 20 mil habitantes (IBGE 2011) no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Fomos recepcionados no Hotel Pesqueiro Anzol de Ouro. As margens do Rio Paraguai, o empreendimento conta com uma área de 32 hectares e 28 aconchegantes e confortáveis apartamentos com área de Lazer com, piscina, salão de Jogos, churrasqueiras e forno a lenha, muita simpatia, ambiente familiar e uma equipe altamente capacitada e treinada.  Confira a página do hotel aqui.

Veja nossas fotos do Hotel.

Colaboradores (as) do Hotel Anzol de Ouro.

Fim das pescarias nos rios do MS

A pesca nos rios do Mato Grosso do Sul está proibida devido a Piracema (período de defeso) a partir do dia 5 de novembro e até o dia 28 de fevereiro de 2018 nesse período a movimentação de pescadores diminui bastante nas centenas de hotéis de pesca pela região do Pantanal.

Prosseguimos viajem na sexta-feira 03 de novembro, fomos até a prefeitura de Corumbá tentar uma entrevista com o recém-empossado Marcelo Iunes (PTB) que tomou posse depois da morte do prefeito Ruiter Cunha (PSDB), 53 anos que faleceu em Campo Grande no dia 01/11 por problemas cardíacos (dissecção aguda da aorta) .

Devido ao luto oficial na cidade a entrevista não possível e fomos até o cemitério da cidade visitar o jazigo da família e colher algumas informações, lá encontramos um senhor muito simpático por nome de Adenilson que conversou com nossa equipe e contou a trajetória vitoriosa da vida política do falecido prefeito de Corumbá que exercia seu terceiro mandato.

Sr. Adenilson conversou com a equipe do Tereré News dentro do Cemitério Municipal de Corumbá.

Partimos rumo a  Puerto Quijarro na Bolívia, observamos a falta de estrutura da cidade com muitas ruas sem asfaltamento e o comércio muito fraco em comparação com Pedro Juan Caballero na divisa de Ponta Porã no Paraguai.

A gasolina brasileira vendida em Puerto Quijarro é 100 octanagem (no Brasil essa taxa é de 87)  a um custo de R$ 2,56 o litro em quanto em Corumbá custa R$ 4,08, mas os hermanos bolivianos só vendem para os nacionais com carros de placa local, ou seja para nós brasileiros custa mais caro e não compensa e ainda há o risco de complicações no veículo devido ao alto grau de pureza do combustível

Retornando a Corumbá debaixo de um calor escaldante de quase 36º graus com sensação térmica de 40º almoçamos no restaurante Dolce Café já era quase 14h e foi o melhor que achamos na cidade deu para “quebrar o galho”, fica a sugestão aos proprietários para que sejam mais criativos principalmente no cardápio de peixes.

Já no Zero Grau…

Porção de costela de Pacu sem espinhas servido no Zero Grau na orla de Corumbá.

Rumo ao Hotel e Pousada Sonetur em Porto da Manga – Corumbá/MS

Vista aérea do Hotel Pesqueiro Sonetur em Porto da Manga – Corumbá/MS.

Após o almoço pegamos a estrada rumo ao Hotel Pesqueiro Sonetur, localizado às margens do rio Paraguai, na Estrada Parque Pantanal, no Porto da Manga, um percurso de aproximadamente 60 km de estrada de chão (conservada), chegamos por volta das 17h e fomos recepcionados pelos proprietários Vanildes,  Vanildo e família.

Fachada da Hotel e Pousada Sonetur

Casas na comunidade de Porto da Manga

Após nos acomodarmos fizemos um “tour” pela comunidade do Porto da Manga e até conhecemos o Sr. Jeronimo, proprietário de  uma balsa que faz travessia no local, a noite foi de um belo luar e aproveitamos para fazer ótimas fotos. – Site do Hotel aqui – Veja galeria de imagens

Moqueca de Jacaré servido no jantar, uma delícia…

Noite de lua cheia, inspiração de apaixonados.

Uma imagem vale mais do que mil palavras: amanhecer no Rio Paraguai, Pantanal.

Sr. Adenilson muita experiência nas águas do Rio Paraguai, levou-nos para ver o amanhecer no pantanal.

Flagrante do Jacaré nas águas do rio Paraguai

Fotos por do sol

No Hotel Pesqueiro Sonetur  há disponível hospedagem com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) apartamentos quádruplos,  barcos com motor e guia de pesca. Mais de 30 deliciosos itens, preparados por profissionais especializados, tudo com muito carinho e dedicação para você. Animais de estimação são permitidos.

​​

O diferencial no Hotel Pesqueiro Sonetur que valoriza muito a sustentabilidade e a parceria com a comunidade tradicional de pescadores da região, oferecendo empregos diretos e indiretos resultando em responsabilidade social.

Confira a página do hotel aqui.

Veja galeria de imagens

Corrida Rota das Estações

No sábado 04 de novembro retornamos a Corumbá e aproveitamos um “Gancho” para cobrir a Corrida Rota das Estações etapa Corumbá nas modalidades de 10 e 5 km o evento teve largada ás 20h com apoio da Rede MS de Rádio e Televisão (todas as fotos podem ser vistas aqui em nosso Banco de Imagens).

Pernoitamos no Virgínia Palace Hotel que nos remete ao saudosismo e as antigas construções de Corumbá, atendimento familiar e muito agradável.

Parada obrigatória

Quem for a Corumbá não pode deixar de conhecer o Pérola do Pantanal,  vale muito o passeio nessa confortável embarcação da cidade. No timão, o comandante José Brandão leva-nos a um percurso de três horas pelo Rio Paraguai, a diversão e as informações ficam a cargo do “maestro” Ernesto o “super Guia” gente boa demais, nesse dia havia um grupo do Paraná que ficou como nós encantado com as belezas naturais do lugar.

as informações ficam a cargo do “maestro” Ernesto o “super Guia”

O valor do ingresso é de R$ 100 reais com direito a almoço, caipirinha e caldo de piranha.

Veja mais fotos da viagem na embarcação.

O famoso Caldo de Piranha do Pantanal é servido de cortesia aos passageiros.

A animação fica por conta de Elizete nos vocais e Rejor no teclado.

Parada para observar a Vitória Régia.

Péssimo serviço de acesso a Internet

Assim como acontece em varias cidades do Mato Grosso do Sul em Corumbá não é diferente, o acesso de qualidade aos serviços de Internet deixa muito a desejar, seja no hotel ou no próprio celular a velocidade lenta na transmissão de dados prejudica a todos inclusive os comerciantes que precisam do serviço para trabalhar. Há muito que melhorar nesse quesito das comunicações, a reclamação é geral.

Frigorífico de carne de jacaré

Devido a falta de agenda da Caimans do Sul do Pantanal  junto ao Tereré News não foi possível a matéria sobre o frigorífico que produz carne de jacaré. A empresa fica às margens da rodovia BR-262, distante 35 quilômetros da área urbana de Corumbá.

Tereré News nas Redes Sociais, clique e siga-nos:

Instagram

Youtube

Flirck – Galeria de Imagens

Linkedin

Nossos agradecimentos ao Hotel Pesqueiro Anzol de Ouro em Ladário, ao Hotel Pesqueiros e Pousada Sonetur em Porto da Manga – Corumbá, a L.M.C – Perola do Pantanal Pesca e Turismo, Ao Sr. Ernesto e equipe, ao Sr. Adenilson funcionário público da prefeitura de Corumbá.

Notícia visualizada Contador de visitasvezes

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.