Rondônia, - 01:21

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Festival 'Até o Tucupi' 2017 debate sobre Consciência Negra, em Manaus
Publicado Domingo, 12 de Novembro de 2017, às 09:36 | Fonte Do G1 Amazonas 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=338529&codDep=30" data-text="Festival 'Até o Tucupi' 2017 debate sobre Consciência Negra, em Manaus

  
 
 

 

Thais Badu se apresenta na Mostra de Música no último dia do evento, em 25 de novembro (Foto: Divulgação/Coletivo Difusão)

Thais Badu se apresenta na Mostra de Música no último dia do evento, em 25 de novembro (Foto: Divulgação/Coletivo Difusão)

 

 

 

 

Iniciam nesta segunda-feira (14) as primeiras atividades do Festival Até o Tucupi, em Manaus. A programação, que vai até o dia 25 deste mês, terá como tema a Consciência Negra, e vai debater o tema em diversos pontos da capital, além das apresentações musicais que devem ocorrer ao longo da semana.

Comemorando 10 anos de realização, o Até o Tucupi - realizado pelo Coletivo Difusão - ressalta os debates sobre a negritude e identidade nesta edição. O festival surgiu com a proposta de colaborar com a reconfiguração da produção cultural no país.

Para iniciar os trabalhos, o Até o Tucupi vai percorrer três escolas públicas da cidade, inclusive na Zona Rural, para promover o debate sobre a Consciência Negra. A programação vai desde debates até exibição de filmes sobre o tema.

A abertura oficial do evento acontece no dia 20 de novembro, no Teatro Amazonas, com o show "Personalidades Negras". O espetáculo vai trazer oito artistas amazonenses negras em um show cheio de diversidade.

"Nós resolvemos chamar só mulheres, porque a gente tem um pouco de dificuldade para pensar quem são as mulheres negras, cantores negras da cidade de Manaus? Isso demonstra como a gente precisa jogar luz para esses trabalhos, para gerar mais visibilidade para esses trabalhos", disse a cantora Elisa Maia, uma das coordenadoras do evento.

A abertura vai reunir as artistas, Luciana Gorgonha, Jéssica Stephens, Vivian Gramophone, Inah Bastet, Lary Go & Estrela, Karen Francis, além de Elisa. "Cada menina tem um estilo diferente. Observando o repertório, têm as meninas do rap, eu vou trazer uma axé, a Jéssica vai trazer uma pegada mais MPB, de Soul", disse a cantora Luciana Gorgonha, ao comentar sobre a diversidade do espetáculo.

 

 

 

 

Dupla de rap Lary Go & Strela participam do show 'Personalidades Negras' (Foto: Divulgação/Coletivo Difusão)

Dupla de rap Lary Go & Strela participam do show 'Personalidades Negras' (Foto: Divulgação/Coletivo Difusão)

 

 

 

 

Ainda segundo ela, a temática do evento reforça a necessidade de abrir o debate sobre preconceito racial no Amazonas. “Apesar de estarmos na era da informação, em que a gente consegue acesso a tudo a qualquer hora, as pessoas continuam com esse tipo de comportamento e trazer um evento que alimenta e ressalta que ser negro é ter identidade, é valorizar e se reconhecer, é fundamental”, disse.

O Até o Tucupi vai se espalhar pela cidade em uma programação que deve ser divulgada na segunda-feira (13). Entre as atividades já confirmadas está um seminário de música na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - promovido pelo festival, junto com alunos do curso de Música -, além de uma oficina de iniciação à produção de beats, que será ministrado só para mulheres pela DJ Naty Veiga.

Mostra de música

Uma mostra de música encerra o festival, no dia 25 de novembro, no Les Artistes Café Teatro, no Centro da cidade, com apresentação de diversas bandas da região Norte de Vapor, Coletivo 333, Lary Go & Strela, Thais Badu (PA), Código de Rua MCs, Banda Gramophone, Ana Lu (RR), Victor Xamã, Cardíaco, Os Últimos (RO).

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em NACIONAL


Ônibus perdem espaço para metrô e aplicativos em SP
Segundo o estudo, 362 mil deslocamentos são feitos diariamente com aplicativos, contra 113 mil em táxis....


Polícia investiga vida de homem que matou 4 em Campinas (SP)
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A polícia investiga a vida do atirador...


Restrição de foro privilegiado
Comissão especial da Câmara aprovou PEC que extingue o foro privilegiado......


Cade pede punição de 16 empresas por cartel de trens em SP
Investigação aponta R$ 9,4 bilhões de contratos fraudados entre 1998 e 2013...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News