Rondônia, - 17:13
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Doentes renais crônicos expõe as dificuldades
Comissão de saúde recebe doentes renais crônicos para ouvir demandas
Com o comando da reunião do vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), deputado Dr. Neidson (PMN), a reunião desta terça-feira (12) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia para ouvir suas demandas.
Publicado Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017, às 20:41 | Fonte Ale - Ascom 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=335903&codDep=53" data-text="Comissão de saúde recebe doentes renais crônicos para ouvir demandas

  
 
 

 

Com o comando da reunião do vice-presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (Cspas), deputado Dr. Neidson (PMN), a reunião desta terça-feira (12) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Rondônia para ouvir suas demandas.

O deputado Dr. Neidson (PMN) abriu a reunião explanando os tópicos sobre as reivindicações dos doentes renais crônicos.

O presidente da Associação dos Renais Crônicos, Jonas Cavalcante, falou dos problemas dos pacientes, que sofrem com a doença e disse que faltam campanhas de esclarecimentos sobre a doença e para a doação de órgãos.

O deputado Geraldo da Rondônia (PSC) disse que, após ser procurado pela associação, se sensibilizou a causa até por ter um irmão que foi transplantado. E que a situação dos renais crônicos especialmente de Guajará-Mirim são os que mais sofrem pela distância que tem de percorrer, pela falta de alimentação e desgaste físico e psicológico.

A deputada Rosangela Donadon salientou que em Vilhena, felizmente, o serviço de atendimento de hemodiálise já está presente e se colocou à disposição para auxiliar.

Jonas também afirmou que o aporte nutricional aos pacientes é de responsabilidade das clínicas, mas que não está sendo feita a contento. “Pão com manteiga não é uma alimentação balanceada”, afirmou. 

O presidente da associação pede também uma Casa de Apoio aos renais crônicos para receber os pacientes que vem do interior para o transplante ou tratamento. Querem um terreno para construção ou o aluguel de uma casa e campanha de conscientização para a doação de órgãos.

Dr. Neidson disse que quanto a Doação de órgãos já preparou anteprojeto de lei para que as famílias doadoras de órgãos de parente que tenha sofrido morte cerebral e doem os órgãos, não paguem por serviços funerários.

Jonas falou que desde a criação da central de transplantes em Rondônia, 59 pacientes já foram transplantados e pediu celeridade nas ações, pois as pessoas estão morrendo.

Outro ponto abordado é a questão do transporte em Porto Velho, que a prefeitura não banca mais para os renais crônicos desde que o SIM assumiu, enquanto que em outros Estados o sistema funciona. Vários pacientes foram maltratados pelos motoristas.

Só na Bença (PMDB) relatou o acompanhamento dos doentes crônicos em todo o Estado e está disponível para auxiliar nas questões levantadas.

Ao final o deputado Dr. Neidson encaminhou propostas que foram aprovadas pelos demais, como a realização de audiência pública para instalação de clínica de hemodiálise em Guajará-Mirim, a convocação do secretário de Saúde do município, vereadores, Comissão de Saúde Municipal; esclarecimentos sobre a complementação alimentar e que doará, através de emenda para o próximo ano, o veículo para o transporte dos renais crônicos na capital.

 

 

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno
Foto: Lusãngela França

 

 

FOTOS

 

 

 

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


“Venda” de sangue será discutida em audiência pública
O deputado Alex Redano (SD), que alertou na Tribuna da Assembléia Legislativa a “venda” de sangue pelos hemocentros oficiais do governo para hospitais particulares...


Ariquemes: Ministério de Pesca e Aquicultura realiza o 1º Seminário de Licenciamento para Piscicultura
O Ministério de Pesca e Aquicultura, através da Superintendência Federal da Pesca e Agricultura de Rondônia, com o apoio da Prefeitura de Ariquemes, realizou na manhã desta quarta-feira (23) o I Seminário de Licenciamento para Piscicultura,...


Luizinho Goebel assegura vistoria ao Hospital Regional de Vilhena
Na última semana o deputado Luizinho Goebel (PV) se reuniu com o vereador vilhenense Célio Batista (PR) para encontrar soluções para problemas da saúde no município....


Deputados declaram de utilidade pública associações sem fins econômicos
Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa, os deputados aprovaram projetos de leis, que declaram de utilidade pública entidades que defendem e representam interesses individuais e coletivos de segmentos sociais do Estado de Rondônia....

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::