Ariquemes / RO - quinta-feira, 18 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Novo exame de sangue é capaz de detectar início de câncer, diz estudo

Publicado em: 17/08/2017 - 12:00
Novo exame de sangue é capaz de detectar início de câncer, diz estudo

 

Cientistas procuraram mutações em 58 genes associados a câncer de mama, ovário, pulmão e colorretal e a doença foi identificada em 86 indivíduos. (iStock/Getty Images)

 

 

 

 

 

Um novo exame de sangue criado por cientistas americanos foi capaz de identificar estágios iniciais de câncer de mama, pulmão, ovário e colorretal em 86 pacientes. A equipe de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, conseguiu detectar fragmentos genéticos específicos da doença por meio do teste, uma tentativa de fazer o diagnóstico precoce do câncer, de maneira não invasiva. Os resultados do estudo foram publicados nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.

“Nosso estudo mostra que identificar precocemente o câncer por meio de mutações encontradas no sangue é possível e que nosso método de alta precisão é uma abordagem promissora para atingir esse objetivo”, , afirmou Victor Velculescu, professor de oncologia no Centro Kimmel para o Câncer, da Universidade Johns Hopkins, e um dos autores do estudo.

Diagnóstico precoce

Em todo o mundo, cerca de 14 milhões de pessoas recebem anualmente o diagnóstico de câncer e, segundo os cientistas, a maior parte dos casos não são detectados até que a doença esteja em seus estágios finais, quando há menos possibilidades de tratamento e as chances de sobrevivência são menores. Um dos maiores desafios ao diagnóstico precoce, contudo, é diferenciar o DNAliberado pelos tumores de outras alterações genéticas que ocorrem naturalmente no organismo (durante divisões celulares, por exemplo) que poderiam ser identificadas como marcadores da doença. O novo estudo conseguiu fazer essa distinção para quatro tipos de câncer que, se descobertos precocemente, poderiam salvar até 1 milhão de pessoas por ano.

Para fazer o estudo, os cientistas analisaram amostras de sangue de 200 pacientes com câncer, em diversos estágios, dos Estados Unidos, Dinamarca e Holanda. Por meio de uma metodologia genética conhecida como “sequenciamento profundo”, em que os genes são lidos 30.000 vezes, eles procuraram mutações em 58 genes associados a câncer de mama, ovário, pulmão e colorretal. A doença foi identificada em 86 indivíduos dos 138 que estavam com câncer em estágios iniciais (fases 1 e 2).

Em seguida, os cientistas analisaram o genoma dos tumores removidos de 100 dos 200 pacientes e, em 82 deles, encontraram as mesmas mutações que correspondiam às encontradas nas amostras de sangue. Como grupo controle, os pesquisadores analisaram o sangue de 44 indivíduos saudáveis e não encontraram as mutações.

De acordo com Velculescu, são necessários novos estudos, em grandes populações, para confirmar os resultados obtidos e garantir que o teste pode fazer o diagnóstico precoce com eficácia, um processo que pode levar cerca de cinco anos.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 8 horas atrás Assembleia Legislativa capacita estagiários em boas práticas de trabalho e utilização da plataforma Saber Virtual do CIEE A palestra foi conduzida pela palestrante Regina Rafihi, que abordou sobre condutas profissionais, ética laboral e a importância do trabalho em equipe para a eficácia organizacional.
2
Cultura - 8 horas atrás Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural nos dias 18 e 19 de abril De acordo com a secretária da Seduc, Ana Pacini, o projeto também fortalece o diálogo intercultural e amplia o conhecimento sobre as tradições indígenas, contribuindo para a formação integral dos alunos.
3
Esportes - 8 horas atrás Aconteceu em Porto Velho: Prevenção da doença de Chagas é evidenciada em passeio ciclístico que reuniu mais de 600 pessoas A 2ª edição do Passeio Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, visa alertar para a conscientização sobre a doença tropical
4
Capa - 8 horas atrás Rondônia Cidadã: serviços de saúde, cadastro para programas sociais e outras ações são levadas para Buritis Idealizado em 2019, pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, e executado em parceria com outras instituições, o programa realizou mais de 80 mil atendimentos em diversas áreas, nos 48 municípios
5
Capa - 8 horas atrás Lei Paulo Gustavo: Equipe da Sejucel realiza duas atividades em Ji-Paraná O evento tem como objetivo capacitar os agentes públicos municipais e estaduais para a aplicação e execução da Lei Paulo Gustavo.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::