Rondônia, - 10:53
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Educação
Educação
Os melhores cursos de economia e contabilidade, segundo o MEC
Publicado Segunda-Feira, 17 de Julho de 2017, às 08:22 | Fonte Revista Exame.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332861&codDep=59" data-text="Os melhores cursos de economia e contabilidade, segundo o MEC

  
 
 

 

Calculadora

Calculadora (seb_ra/Thinkstock)

 

 

 

 

 

São Paulo – O Ministério da Educação (MEC), divulgou recentemente a avaliação de cursos universitários em diversas áreas, inclusive economia e ciências contábeis.

A metodologia se baseia no CPC (Conceito Preliminar de Curso), constituído por oito componentes, agrupados em três dimensões que refletem a qualidade dos cursos de graduação avaliados.

São elas: desempenho dos estudantes (que leva em conta a nota no Enade, entre outros fatores), corpo docente (nota para a proporção de mestres e doutores entre os professores, por exemplo) e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (entre as quais valem pontos a organização didático-pedagógica e a infraestrutura, entre outros quesitos).

 Segundo o Inep, os melhores cursos estão no CPC faixa 5 e têm CPC contínuo entre 3,945 e 5. A nota contínua vai de 0 a 5.

Qual é a diferença entre CPC faixa e CPC contínuo?

Um se origina do outro. Funciona assim: os cursos com nota contínua maior ou igual a 3,945, por exemplo, “pulam” para valor máximo do CPC faixa, igual a 5, mas só se tiverem nota maior que 0,945 em todos os oito componentes avaliados. Caso contrário, mesmo obtendo nota contínua  maior ou igual a 3,945, o curso terá CPC faixa igual a 4.

Essa nota é calculada para os cursos de graduação que tenham no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os cursos que não atendam a esse critério ficam na condição de “Sem Conceito (SC)”.

Vale lembrar que universidades que não participam do Enade, entre as quais está incluída a USP (Universidade de São Paulo), não são consideradas pelo ranking.

Alguns cursos aparecem na lista original do MEC com a indicação de ainda terem classificação sub-júdice ou com o aviso “Curso não reconhecido até 31/12/2015”, e foram excluídos da listagem desta matéria.

Você verá a seguir os cursos mais bem avaliados nas áreas de economia e contabilidade. Eles têm CPC faixa entre 4 e 5. Os resultados se referem ao ciclo de avaliação de 2015 do MEC. Confira:

 

 

Os melhores em ciências econômicas

 

 

 

 

 

Os melhores em ciências contábeis

 

 

 

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Educação


Por que a Unicamp tomou da USP o 1º lugar em ranking de melhores universidades da América Latina
...


12 termos em inglês com pronúncia parecida (e sentido diferente)
...


Esta é a principal pergunta para quem quer estudar fora
...


Unicamp ultrapassa USP e fica em 1º lugar em ranking de universidades da América Latina
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE