Rondônia, - 00:57
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Mudança climática terá efeitos devastadores na Ásia, diz estudo
Publicado Domingo, 16 de Julho de 2017, às 15:26 | Fonte Revista Exame.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332835&codDep=52" data-text="Mudança climática terá efeitos devastadores na Ásia, diz estudo

  
 
 

 

Cientista discursa durante a conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, dezembro de 2009

Ásia: o estudo pede que os países asiáticos tomem medidas contra a mudança climática (Axel Schmidt/AFP)

 

 

 

 

 

Manila – A mudança climática provocará “consequências devastadoras” na região da Ásia e do Pacífico pelo aumento da temperatura em seis graus de média ao final deste século, previu nesta sexta-feira o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

“Alguns países da região podem experimentar climas muito mais calorosos, com aumento de temperatura de até 8 graus centígrados no Tajiquistão, Afeganistão, Paquistão e na parte noroeste da China”, segundo o relatório “Uma região em risco: as dimensões humanas da mudança climática na Ásia e no Pacífico”.

O documento, redigido pelo Instituto para a Pesquisa do Impacto Climático pertencente ao BAD, advertiu que o aumento da temperatura pode ameaçar a existência de alguns países da região e destruir qualquer esperança de um “desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

O BAD previu que as precipitações aumentarão até 50% na maioria das zonas da Ásia e do Pacífico com tufões mais intensos e ciclones tropicais, enquanto em países mais secos como o Afeganistão e o Paquistão poderiam se reduzir entre 20% e 50%.

Além disso, o aumento de um metro no nível do mar para o ano 2100 situará em risco de inundação 19 das 25 cidades mais expostas a um aumento do nível do mar na região, sete delas na Filipinas”, segundo o relatório da organização com sede em Manila.

O BAD considera que “a crise climática mundial é sem dúvida o maior desafio que a civilização humana enfrenta no século XXI, com a Ásia e o Pacífico no centro de tudo”, segundo a vice-presidenta para o Conhecimento e o Desenvolvimento Sustentável, Bambang Susantono.

O estudo pede que os países asiáticos tomem medidas contra a mudança climática e lhes lembra que “têm o futuro nas suas mãos” para salvar o planeta, já que concentram aproximadamente dois terços da população mundial e a maioria se encontra em plena expansão para o desenvolvimento.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Variedades


Um dos dinossauros mais curiosos já descobertos acabou de mudar de lugar
...


Dakota Johnson revela que se arrepende das suas tatuagens
...


Em caso de bomba nuclear, evite o condicionador de cabelo
...


'Ator nunca tem sua cara', diz Fernanda Montenegro sobre novo visual
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE