Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Há ‘otimismo realista’ com acordo entre Mercosul e UE, diz secretário

Publicado em: 06/07/2017 - 12:00
Há ‘otimismo realista’ com acordo entre Mercosul e UE, diz secretário

 

AS NEGOCIAÇÕES ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA GANHARAM FÔLEGO NOS ÚLTIMOS MESES (FOTO: GETTY IMAGES)

 

 

 

 

 

 

Dezoito anos depois do início das negociações de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, em março de 1999, o tom é de otimismo com a possibilidade de sua conclusão. Ao participar do XVI Encontro Santander América Latina, o secretário de Comércio Exterior, Abrão Miguel Árabe Neto, classificou nesta quinta-feira como “otimismo realista” a expectativa de se chegar a um acordo político com os pontos principais das negociações até dezembro. No mesmo evento, o subsecretário de Comércio Exterior de Argentina, Shunko Rojas, reforçou que o governo do presidente Mauricio Macri trabalha com o objetivo de conclusão até o fim de 2017.

"Há um otimismo realista, há um apoio e convergência dos países do Mercosul e da União Europeia, há maior apetite por esses acordos, vide o acordo que a União Europeia está fechando com o Japão", disse o secretário de Comércio Exterior do Brasil, referindo-se ao acerto entre o bloco europeu e o Japão que se espera que seja anunciado oficialmente nesta quinta-feira, em um encontro entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, em Bruxelas, antes do início da reunião do G-20.

As negociações entre Mercosul e União Europeia ganharam fôlego nos últimos meses como uma reação à onda protecionista sinalizada com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e a decisão pelo Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). As conversas, iniciadas em 1999, foram suspensas em 2004 e retomadas em 2010, mas interrompidas novamente em 2012. Só em maio de 2016 foi feita a primeira troca de ofertas. O novo governo argentino vem ressaltando seu interesse no acordo. Ao mesmo tempo, a vitória de Emmanuel Macron na França reforçou as avaliações de especialistas de maiores chances de enfim se chegar a um acordo.

Rodada de negociações

Esta semana, técnicos dos dois blocos estão reunidos em Bruxelas na quarta rodada de negociações realizada em 2017. Novas reuniões já estão marcadas para setembro em Bruxelas e em outubro no Brasil. Em seus comentários, Shunko Rojas mencionou que há um ritmo acelerado das negociações diante do risco do Brexit.

"Estamos avançando e talvez estejamos mais perto que jamais estivemos (da conclusão do acordo), com a consciência que os desafios são grandes. É uma negociação de uma complexidade muito grande, mas se há vontade política, que vemos dos dois lados, podemos chegar a um acordo", afirmou Abrão Miguel Árabe Neto.

Entre os desafios citados pelo secretário de Comércio Exterior do Brasil, estão os tradicionais setores agrícola — pelo lado da União Europeia — e industrial — pelo lado do Mercosul.

Pontes e não muros 

A União Europeia vem se posicionando publicamente a favor da conclusão das negociações. Na última segunda-feira, em encontro em Madri, a comissária de Comércio da Comissão Europeia, Malmström, fez um discurso em defesa dos benefícios do acordo com o Mercosul e apontou que um acordo entre dois dos cinco maiores blocos econômicos do mundo "demonstraria um compromisso de trabalhar junto por um comércio aberto, inclusive em um momento de auge do protecionismo":

"No mundo em que escutamos vozes em favor do protecionismo, em um momento em que alguns querem construir muros, precisamos mais que nunca construir pontes. Temos uma oportunidade única de construir esta ponte transatlântica com o acordo entre a Uniãoo Europeia e o Mercosul", disse, ao participar do seminário. "Comércio livre como motor de crescimento: futuro acordo União Europeia-Mercosul."

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 57 minutos atrás Conheça a história da Loja Simbólica Saber e Fraternidade N° 04 de Ariquemes Em junho de 1977 em baixo de uma árvore reunia-se alguns irmãos num encontro informal próximo a churrascaria Marisa, naquela época administrada pelo Irmão Alano de Souza Correa.
2
Agricultura - 4 horas atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
3
Ariquemes Online - 4 horas atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
4
Ação Parlamentar - 4 horas atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
5
Cacoal - 4 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::