Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Mais de 100 soldados venezuelanos foram detidos desde início dos protestos, diz agência

Publicado em: 06/07/2017 - 12:00
Mais de 100 soldados venezuelanos foram detidos desde início dos protestos, diz agência

 

Invasão do Congresso da Venezuela é condenada pelas democracias do continente

 

 

 

 

 

Ao menos 123 membros das Forças Armadas da Venezuela foram detidos desde que os protestos antigoverno tiveram início em abril sob acusações de traição, rebelião, roubo e deserção, entre outras, de acordo com documentos militares consultados pela Reuters.

A lista de detidos, que inclui oficiais de alta e baixa patente do Exército, da Marinha, Força Aérea e Guarda Nacional, ofereceu a imagem mais clara até o momento da insatisfação e da discórdia entre os cerca de 150 mil militares venezuelanos.

Os registros, que detalham prisioneiros recolhidos em três prisões, mostram que, desde abril, quase 30 militares foram detidos por desertarem ou abandonarem seus postos e quase 40 por rebelião, traição ou insubordinação. A maioria dos prisioneiros militares restantes foi acusada de roubo.

Milhões de venezuelanos estão sofrendo com a escassez de alimentos e a inflação disparada em decorrência de uma crise econômica grave. Mesmo nas Forças Armadas as remunerações começam com o salário mínimo, equivalente a cerca de 12,50 dólares por mês na taxa de câmbio do mercado negro, e alguns membros admitem ser mal remunerados e mal alimentados.

Desde que a oposição iniciou os protestos mais de três meses atrás, algumas autoridades de segurança vieram a público expressar seu descontentamento. Na semana passada, o policial rebelado e ator Óscar Pérez atacou os edifícios da Suprema Corte e do Ministério do Interior a bordo de um helicóptero, afirmando que uma facção dentro das Forças Armadas se opõe ao governo do presidente Nicolás Maduro.

Os documentos militares vistos pela Reuters, que cobrem as detenções ocorridas até meados de junho, parecem sustentar as asserções da oposição, segundo as quais a revolta e a discórdia entre os soldados devido a penúria econômica é mais disseminada.

"Isto mostra o baixo moral e o descontentamento e, é claro, a necessidade econômica", disse um ex-general do Exército sobre as detenções, pedindo para não ser identificado por medo de represálias.

Os militares e o Ministério da Informação da Venezuela não responderam a pedidos de comentário.

Os venezuelanos veem as Forças Armadas como um mediador de poder essencial no país. Líderes da oposição vêm exortando os líderes militares repetidamente para que rompam com Maduro.

Maduro atribui os problemas a uma "guerra econômica" a cargo de seus opositores com apoio de Washington, uma posição assumida em público por militares de alto escalão.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Artigos - 2 minutos atrás Coluna Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE Nogami ressaltou que esse crescimento é inferior ao crescimento vegetativo, o que indica que a produção não está acompanhando a demanda
2
Destaque - 21 minutos atrás Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia As equipes da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Defesa Civil Estadual, prestaram assistência às famílias em situação de vulnerabilidade temporária
3
Capa - 31 minutos atrás Apresentações culturais na abertura da 2ª Maloca Estudantil reforçam a valorização e o resgate da cultura indígena de Rondônia Os estudantes cantaram e dançaram músicas ancestrais do dia a dia das aldeias, e ainda tocaram instrumentos musicais como a “taboca”, uma flauta indígena
4
Cultura - 35 minutos atrás Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho Segundo o vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, a feira não apenas destaca os sabores da culinária e do artesanato, também proporciona oportunidades de negócios e crescimento para os empreendedores.
5
Cidades-RO - 38 minutos atrás Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135 Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as melhorias na RO-135 atendem aos anseios da população. “Essa via interliga duas importantes cidades, diminui o tempo de viagem

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::