Rondônia, - 18:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
EVASÃO ESCOLAR
Pesquisa identifica que 42% dos jovens fora da escola em Porto Velho têm renda familiar de um salário mínimo
O projeto Asas do Saber, a ser desenvolvido na escola estadual Lydia Johnson a partir de agosto, tem suporte em uma pesquisa realizada pela Secretaria da Educação de Rondônia em abril com jovens que estão fora da escola em quatro bairros de Porto Velho.
Publicado Quarta-Feira, 5 de Julho de 2017, às 11:03 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=332166&codDep=34" data-text="Pesquisa identifica que 42% dos jovens fora da escola em Porto Velho têm renda familiar de um salário mínimo

  
 
 

Confucio e equipe da educação: alinhamento do projeto

 

O projeto Asas do Saber, a ser desenvolvido na escola estadual Lydia Johnson a partir de agosto, tem suporte em uma pesquisa realizada pela Secretaria da Educação de Rondônia em abril com jovens que estão fora da escola em quatro bairros de Porto Velho. Ela foi feita para se verificar a viabilidade de implantação do projeto.

Foram aplicados 366 questionários, nos dias 28 a 30 de abril, com jovens de 13 a 25 anos, constatando-se uma realidade não muito diferente do cenário nacional, em que 60% dos jovens fora da escola têm entre 15 e 17 anos. Foram pesquisados 140 jovens no Nacional; 118 no Costa e Silva; 45 no São Sebastião I; 43 no São Sebastião II e 20 que residem em outros bairros de Porto Velho.

Segundo a pesquisa, 42% dos jovens pesquisados vivem com renda familiar de apenas um salário mínimo; 31% entre um e dois salários mínimos; 17% entre três e cinco salários mínimos e 10% acima de cinco salários mínimos.

A maioria dos jovens pesquisados é do sexo masculino (57%). Do sexo feminino representam 43%.

Os pesquisadores identificaram entre as maiores  razões para a evasão escolar são o trabalho (32,6%); a não aprendizagem (17,4%); falta de transporte (17,4%) e ausência d e gosto pelo estudo (10,6%). Outros motivos correspondem a 22%.

Com o Asas do Saber, o governo de Rondônia pretende oferece oportunidade a jovens dessas regiões que não concluíram ou não ingressaram no ensino fundamental, mediante formação integral que “permitam assumir a posição de sujeitos capazes de superar as condições de desigualdade e falta de oportunidades que condenam, a priori, milhares de jovens à exclusão social”, descreve o projeto.

O Projeto Político Pedagógico (PPP), assim descrito no projeto, deverá atender a permanência do estudante na escola, criando as condições de melhor aprendizado; proporcionar ações e exercícios no campo social, cultural, esportivo e tecnológico dentro da escola e em ambientes coletivos diversificados; favorecer a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, fazendo com que ocorra a articulação entre o núcleo comum curricular e as demais atividades desenvolvidas na escola; incentivar a participação da comunidade no processo educacional, promovendo a construção da cidadania; adequar as atividades educacionais à realidade local; proporcionar ao estudante experiência educativa que possibilite o desenvolvimento integral, considerando os aspectos cognitivos, motor, social, emocional e cultural; conceber a escola enquanto espaço de socialização, onde o estudante possa experimentar uma vivência coletiva e formular uma concepção de mundo, de sociedade e de cidadania.

A elaboração da pesquisa contou com participação da Secretaria de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec).

 

 

 

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Controladoria Geral do Estado destaca importância do e-SIC para o acesso à informação pública em Rondônia
A regulamentação para que o cidadão rondoniense tenha acesso às informações públicas entrou em vigor em 2012 através do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão)...


Despedida: Benjamin Mourão colecionou amizades e foi exemplo de pessoa humilde e amiga
Mourão foi servidor da Prefeitura Municipal de Ariquemes na gestão do ex-prefeito Janatan Igreja onde prestou relevantes serviços a sociedade local, anos mais tarde mudou-se para Porto Velho onde se dedicou a áreas artísticas e culturais....


Projeto Rondon Operação Teixeirão será lançado na sexta-feira, em Porto Velho
A Operação Teixeirão será realizada pelo Projeto Rondon do Ministério da Defesa em parceria com o Governo de Rondônia. ...


Travessia para a Bolívia em Rondônia não pode ser feita até protestos acabar
Travessia de turistas pelo Rio Mamoré não pode ser feita até protesto acabar. Consulado da Bolívia diz não apoiar movimento porque é um jogo político contra Evo Morales....

 

::: Publicidade :::

a



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE