Rondônia, - 19:04
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
internacional
Governo tinha projeto para reconstrução da vedação dos Paióis de Tancos
Publicado Sexta-Feira, 30 de Junho de 2017, às 12:06 | Fonte Observador 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=331884&codDep=24" data-text="Governo tinha projeto para reconstrução da vedação dos Paióis de Tancos

  
 
 

 

Desapareceram 44 lança-granadas, quatro engenhos explosivos, 120 granadas ofensivas, entre outro armamento - CHEMA MOYA/EPA

 

 

 

 

 

O Governo socialista tinha um plano para reconstruir a vedação periférica que protege os Paióis Nacionais de Tancos, de onde foram roubadas 44 lança-granadas, quatro engenhos explosivos, 120 granadas ofensivas, 20 granadas de gás lacrimogéneo e 1.500 munições de calibre 9 milímetros.

Num despacho assinado pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, a 5 de junho, e publicado esta sexta-feira em Diário da República, o Ministério dava luz verde ao início de uma obra pública com o objetivo de reconstruir a “vedação periférica exterior no perímetro Norte, Sul e Este dos Paióis Nacionais de Tancos”.

A obra tem um valor global de “316.000,00 (trezentos e dezasseis mil euros), ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor”, como se pode ler no despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República, e é justificado pela necessidade de concentrar “as funções logísticas numa mesma infraestrutura e a consequente rentabilização de sinergias”. Assim, o ministro da Defesa considerou que era “fundamental o lançamento do procedimento pré-contratual que permita a execução da empreitada de obra pública”.

No mesmo despacho, o ministro recorda que, desde 2014, “estão sujeitas a prévia concordância [do Governo] as autorizações de despesas superiores a 299.278,74 euros, relativas a Construções e Grandes Reparações”.

De acordo com a informação avançada pelo Diário de Notícias, os autores do assalto terão cortado a rede que protege a zona militar para entrar nas instalações, aproveitando um local sem videovigilância. Segundo o Expresso, a rede metálica exterior, com cerca de 2500 metros de extensão, que cerca o perímetro dos Paióis Nacionais de Tancos, tem vindo a ser intervencionada — no ano final do passado, o perímetro poente chegou mesmo a receber obras.

O Observador procurou esclarecer junto de fonte oficial do Ministério da Defesa o que é que justificava a reconstrução da vedação, quando é que o Ministério da Defesa foi confrontado com a necessidade de proceder a esta obra, se tinham sido identificados riscos para a segurança dos Paóis de Tancos, se a obra teve início e se já foi concluída, e se este projeto de reconstrução pode estar relacionado com o assalto de quarta-feira. Em resposta, a tutela remeteu “qualquer esclarecimento diretamente para o Exército”.

A Polícia Judiciária Militar (PJM) está a investigar o caso e já informou o Ministério Público e à Polícia Judiciária da situação. O incidente poderá vir a ser investigado pela PJ, caso se verifique que os autores do crime são civis — uma possibilidade em cima da mesa, já que tudo indica que o crime foi levado a cabo a partir de fora.

De acordo com uma fonte policial ouvida pelo mesmo Diário de Notícias, há suspeitas de que tenham ocorridos outros roubos anteriormente, pelo que estão a ser verificados os inventários realizados aos restantes 14 paióis do quartel. O ministro da Defesa já reagiu ao incidente, considerando a situação “grave”.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em INTERNACIONAL


Xi e Moon compartilham meta de desnuclearizar a Coreia do Norte
...


Oposição prepara nova marcha contra Maduro após 26 mortes em um mês
...


Coreia do Norte testa míssil intercontinental: território dos EUA poderia ser atingido em ataque?
...


Em menos de 24 horas, 2 corpos são encontrados no Central Park em Nova York
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::