Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Conheça os prós e contras dos 6 açúcares e adoçantes da moda

Publicado em: 25/06/2017 - 12:00
Conheça os prós e contras dos 6 açúcares e adoçantes da moda

 

© iStock

 

 

 

 

 

Após o açúcar ter sido alçado ao posto de um dos maiores vilões da alimentação, a maior parte das pessoas passou a se perguntar: "afinal, qual a melhor opção para substituir?" Esta pergunta não é tão simples de ser respondida, pois todos os tipos de adoçantes, naturais ou não, possuem seus prós e contras. Confira a maior diferença entre eles, segundo a nutricionista Daniela Jobst e a endocrinologista Maria Fernanda Barca, ouvidas pelo site UOL:

1. Xilitol (5 g possui 12 kcal). O açúcar encontrado nas fibras das frutas, vegetais e cogumelos é uma opção natural e pode ser utilizado na culinária, como no preparo de doces e para adoçar bebidas. A quantidade máxima recomendada por dia, para não sofrer com diarreia, inchaço e desconfortos gástricos, é de 15 mg por quilo de peso, tanto para homens quanto para mulheres (ou seja, uma pessoa de 60 quilos pode consumir, no máximo, 9 g do açúcar).

2. Stevia (5 g possui 0 kcal). O adoçante natural é extraído da planta Stevia rebaudia. Como não contém calorias, é uma opção boa para dietas de emagrecimento. Como tem gosto amargo, fabricantes costumam adicionar outros adoçantes e edulcorantes. É preciso checar o rótulo.

3. Agave (5 g possui 9 kcal). O néctar ou xarope de agave é extraído de um cacto e tem consistência parecida com mel. É uma opção natural e que pode ser usado por veganos no lugar do mel. Como possui muita frutose, seu consumo deve ser moderado.

4. Açúcar de coco (5 g tem 19 kcal). Extraído a partir das palmas de coco, o índice glicêmico é bem mais baixo do que o açúcar refinado e contém vitaminas do complexo B, cálcio, zinco, ferro, fósforo e magnésio. Diabéticos ou dietas de controle de peso não podem utilizá-lo. Caso o consumo seja exagerado, oferece os mesmos riscos do açúcar de cana.

5. Açúcar de beterraba (5 g contém 13 kcal). Este adoçante natural extraído da beterraba é de difícil acesso no Brasil e pode ser encontrado pelo nome de "farinha". Como é refinado, não tem vantagens sobre o açúcar de cana, além de apresentar os mesmos riscos.

6. Taumatina (5 g contém 0,03 kcal). Extraído de uma flor africana, este adoçante natural não contém calorias e adoça cerca de 1.300 vezes mais do que o açúcar de cana. Em geral, a taumatina vem associada a outros adoçantes, por isso é importante ler o rótulo antes de comprar.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::