Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Inundações no Sri Lanka já fizeram 146 mortos e 500 mil deslocados

Publicado em: 28/05/2017 - 12:00
Inundações no Sri Lanka já fizeram 146 mortos e 500 mil deslocados

 

Inundações no Sri Lanka já fizeram 146 mortos e 500 mil deslocados. Foto/ AFP Pgoto

 

 

 

 

 

As equipes de emergência trabalhavam neste domingo no Sri Lanka distribuindo ajuda humanitária para meio milhão de pessoas deslocadas pelas piores inundações na ilha em 10 anos, que provocaram a morte de ao menos 146 pessoas.

 

A diminuição das chuvas de monção permitiu que a água baixasse em algumas regiões, o que possibilita a chegada de ajuda aos atingidos.

 

No entanto, várias localidades continuam debaixo d'água, segundo as autoridades locais. Unidades médicas e socorristas foram enviados para as zonas mais atingidas para tentar impedir a proliferação de doenças, tais como cólera.

 

"Temos experiência para enfrentar esse tipo de situação", garantiu o ministro da Saúde, Rajitha Senaratne.

 

Na sexta-feira, as fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos de terra no sul e no oeste da ilha.

 

Ao menos 146 pessoas. Mas o Centro de Gestão de Catástrofes (DMC) afirmou que o número de mortos deve aumentar. Outras 112 pessoas continuam desaparecidas.

 

Cerca de 500.000 habitantes foram retirados de seus lares no sul e no oeste do país, em sua maioria vítimas das fortes chuvas.

 

Os militares realizaram operações de busca nas zonas atingidas pelos deslizamentos de terra.

 

A Aeronáutica enviou cinco aviões para as operações de emergência e outros cinco para transportar insumos de urgência aos povoados bloqueados e que não têm acesso às estradas.

 

O ministro do Interior, Vajira Abeywardena, afirmou que as chuvas mais intensas cessaram, entretanto, há o risco de uma cheia em um rio mais abaixo. Por isso, pediu aos cidadãos que abandonem os locais das zonas baixas e se refugiem em outras mais elevadas e menos vulneráveis.

 

"Muitas zonas são inacessíveis porque permanecem isoladas", explicou à imprensa Abeywardena, em Colombo, na capital. "Há alguns setores que não se consegue chegar nem com helicópteros nem com barcos".

 

O governo distribuiu por via aérea 10.000 coletes salva-vidas para as pessoas que estão bloqueadas. Também instalou 104 abrigos de emergência nos edifícios públicos para as populações ribeirinhas evacuadas, acrescentou o ministro do Interior.

 

Um barco indiano chegou no sábado a Colombo para ajuda. No navio há uma equipe médica de emergência, lanchas infláveis e medicamentos. Espera-se que outra embarcação chegue na segunda-feira.

 

Segundo o departamento de meteorologia, as chuvas devem diminuir, mas uma monção de baixa intensidade ainda irá se manter.

 

Esta monção, que chegou na quinta-feira à noite, acabou com a longa seca que ameaçava a agricultura e a produção de energia por meio de hidrelétricas no país.

 

Trata-se da pior inundação desde maio de 2003, quando 250 pessoas morreram e mais de 10.000 casas foram destruídas por uma monção de intensidade similar, segundo as autoridades.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 4 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 4 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 4 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 4 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 4 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::