Rondônia, - 06:31
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência e Saúde
Colorir fotos em preto e branco ficou incrivelmente fácil com esse software com inteligência artificial
Publicado Sexta-Feira, 19 de Maio de 2017, às 12:15 | Fonte GIZMODO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=329083&codDep=42" data-text="Colorir fotos em preto e branco ficou incrivelmente fácil com esse software com inteligência artificial

  
 
 

 

foto-coloracao-capa

 

 

 

 

 

Softwares alimentados por inteligências artificiais que conseguem colorir imagens em preto e branco automaticamente já existem, mas estão longe de serem perfeitos. Em comparação, colorir manualmente uma foto no Photoshop rende resultados deslumbrantes, se você tiver as habilidades necessárias e bastante tempo disponível. Um novo aplicativo, desenvolvido na Universidade da Califórnia em Berkeley, consegue misturar as duas técnicas e torna fácil colorir a imagem com bastante precisão.

Há um ano, Richard Zhang e sua equipe de pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley demonstraram um aplicativo alimentado por uma rede neural que conseguia adicionar cores automaticamente a fotos em preto e branco. Depois de estudar milhões de imagens de referência, o aplicativo aprendeu como diversas características em fotos coloridas são tingidas e conseguiu aplicar o que aprendeu em imagens que nunca tinha visto antes. Os resultados eram impressionantes em boa parte das vezes, mesmo quando ele errava todas as cores.

 

 

 

 

foto-coloracao-software-ani

 

 

 

 

 

Para lidar com esses erros, Zhang e sua equipe desenvolveram uma nova versão do aplicativo que utiliza a mesma rede neural convolucional altamente treinada para automatizar o processo de adição de cores a fotos monocromáticas, mas com a adição de sugestões e dicas do usuário que ajudam o software e o algoritmo que roda por trás de tudo a produzirem resultados mais realistas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O aplicativo começa ao fazer sua melhor tentativa de colorização com base nas imagens com que já foi alimentado e, no processo, cria uma pequena paleta de cores sugeridas. O usuário pode refinar o processo de colorização ao adicionar simples marcadores de cores na imagem original. Por exemplo, dá para especificar que uma planta tem um certo tom de verde, ou escolher um tom de pele específico para uma pessoa, apenas colocando pontos coloridos direto na imagem original dentro do app.

A rede neural continua trabalhando em segundo plano, atualizando os resultados toda vez que um novo marcador é adicionado pelo usuário. Então, em vez de ter que passar horas no Photoshop meticulosamente em centenas de tons diferentes, o processo de colorização acontece em apenas alguns minutos. O software é inteligente o suficiente para limitar aonde as cores são aplicadas, então um punhado de pontos é tudo o que é necessário para trazer uma imagem aos tempos atuais. O programa, no entanto, não substitui o trabalho de pesquisa necessário para colorizar fotos históricas da melhor maneira.

 

 

 

 

foto-coloracao-software

 

 

 

 

 

Quer testar? Ainda não se sabe quando ou se a Adobe planeja incluir capacidades como essa diretamente no Photoshop, mas Zhang tornou o seu aplicativo Interactive Deep Colorization disponível para download no GitHut, caso você queira tentar colorir algumas fotos dos seus avós.

 

Todas as imagens: Richard Zhang

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Tudo que você precisa saber antes do verão para evitar danos solares
...


Dicas para controlar cabelos com personalidade própria
...


Sal marinho está contaminado com plástico, aponta pesquisa
...


Estudo revela a quantidade de sujeira das notas de dinheiro
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::