Rondônia, - 04:42
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Rondônia
JOVENS E ADULTOS
Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho
A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.
Publicado Domingo, 14 de Maio de 2017, às 14:09 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328751&codDep=34" data-text="Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho
  
 
 

Clientela do Ceeja aguarda a instalação das turmas do Educação de Jovens e Adultos com tecnologia

 

A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.

Os testes do ensino fundamental iniciaram na terça-feira (9) e se encerram nesta sexta-feira (12), conforme informou a coordenadora pedagógica do estabelecimento, Francisca Aguiar da Silva.

Mais de três mil candidatos se inscreveram. O cômputo geral dos participantes será divulgado no final das provas.

Com o objetivo de ingressar no concorrido mercado de trabalho, atualmente o aluno do Ceeja tem grande expectativa na organização do Programa Educação de Jovens e Adultos com Tecnologia (EJATec) pela Secretaria Estadual de Educação.

As inscrições já teriam iniciado, não fosse a urgência de se garantir espaço e logística. É que, dois anos atrás, a Escola Samaritana fora extinta e os seus alunos ocuparam parte das dependências do Ceeja.

Segundo Francisca, no final de 2016 houve remanejamento de alunos para outras escolas, mesmo assim seus equipamentos permaneceram na biblioteca, cozinha, secretaria e administração do Centro.

Assim, as seis turmas iniciais do EJATec planejadas aguardam o momento certo para ocuparem seus devidos lugares.

TIRANDO DÚVIDAS

Ela tirou dúvidas dos candidatos. “No blog aparecem perguntas, todas referentes a ofertas de cursos, provão, conteúdos e períodos de inscrição. Em março tivemos 3.897 pessoas interessadas no EF e 4.807 no EM”, explicou.

Francisca desfez o equívoco quase sempre demonstrado por pessoas que compreendem o provão como algum tipo de concurso, jogo ou loteria. “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato; o exame serve para o aluno regularizar o atraso escola e organizar documentação perdida”, alertou.

Ao mesmo tempo serve para atender a alunos que ficaram retidos em alguma disciplina.

 

 

 

 

Provão Padre Morette-Francisca Aguiar da Silva(Coordenadora Pedagógica)-12-05-2017-Jeferson Mota 1 (2)

Francisca Aguiar da Silva, coordenadora pedagógica

 

 

 

 

Eu estudo somente os itens listados? – indaga um aluno no blog. Na folha inscrição consta a disciplina [ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática], responde a coordenadora.

Fiz provas no [colégio] Interação para terminar o EM [ensino médio], ainda faltam duas matérias. Tem como fazer essas duas, ou faço tudo de novo? – indaga outro aluno. Uma colega antecipa a resposta do Ceeja: Você não precisa fazer o que já eliminou.

Fiz a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e eliminei algumas, mas não consegui pontuação em matemática. Posso usar as notas? Resposta: pode sim, aproveitar o que obteve no Enem, com estado de proeficiência.

Estrangeiros, especialmente bolivianos e haitianos, alegam a impossibilidade de pagar transcrições e de recorrer a consulados, o que para eles sai “caro e trabalhoso”, por isso preferem começar pela séries iniciais, lembrou Francisca.

 O QUE É EJA

►A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas.

► Sua metodologia de ensino diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a EJA era chamada de supletivo, por isso, muitas pessoas ainda utilizam este termo ao se referir a essa modalidade de ensino.

 

 

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na RRS e atrai interesse de produtores rurais
Na unidade demonstrativa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além dos cultivares verdinhos, o que chama atenção é o sistema de irrigação que a Diságua, empresa do município de Cerejeiras, colocou a disposição do público da Rondônia Rural Sh...


Doces com receitas mais saudáveis estão em exposição no pavilhão de agroindústrias da Rondônia Rural Show
Doce de batata-doce sem açúcar, todo o sabor é do próprio vegetal considerado um dos mais nutritivos....


Conheça André, o mineiro que largou o laço para vencer como produtor de cacau em Rondônia
O jeito simples de André Luiz Vicente não esconde suas origens....


Produtores rurais recebem assistência técnica na Rondônia Rural Show
Em sua 6ª edição, a Rondônia Rural Show abriu as portas à população na quarta-feira (24) prometendo mostrar o que há de melhor em produção e tecnologia para o meio rural. ...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE