Rondônia, - 10:44
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
JOVENS E ADULTOS
Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho
A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.
Publicado Domingo, 14 de Maio de 2017, às 14:09 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328751&codDep=34" data-text="Provão do ensino médio do Ceeja Padre Moretti acontece a partir de segunda-feira em Porto Velho

  
 
 

Clientela do Ceeja aguarda a instalação das turmas do Educação de Jovens e Adultos com tecnologia

 

A partir da próxima segunda-feira (15) até o dia 25 acontecem as provas do ensino médio do Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti, em Porto Velho.

Os testes do ensino fundamental iniciaram na terça-feira (9) e se encerram nesta sexta-feira (12), conforme informou a coordenadora pedagógica do estabelecimento, Francisca Aguiar da Silva.

Mais de três mil candidatos se inscreveram. O cômputo geral dos participantes será divulgado no final das provas.

Com o objetivo de ingressar no concorrido mercado de trabalho, atualmente o aluno do Ceeja tem grande expectativa na organização do Programa Educação de Jovens e Adultos com Tecnologia (EJATec) pela Secretaria Estadual de Educação.

As inscrições já teriam iniciado, não fosse a urgência de se garantir espaço e logística. É que, dois anos atrás, a Escola Samaritana fora extinta e os seus alunos ocuparam parte das dependências do Ceeja.

Segundo Francisca, no final de 2016 houve remanejamento de alunos para outras escolas, mesmo assim seus equipamentos permaneceram na biblioteca, cozinha, secretaria e administração do Centro.

Assim, as seis turmas iniciais do EJATec planejadas aguardam o momento certo para ocuparem seus devidos lugares.

TIRANDO DÚVIDAS

Ela tirou dúvidas dos candidatos. “No blog aparecem perguntas, todas referentes a ofertas de cursos, provão, conteúdos e períodos de inscrição. Em março tivemos 3.897 pessoas interessadas no EF e 4.807 no EM”, explicou.

Francisca desfez o equívoco quase sempre demonstrado por pessoas que compreendem o provão como algum tipo de concurso, jogo ou loteria. “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato; o exame serve para o aluno regularizar o atraso escola e organizar documentação perdida”, alertou.

Ao mesmo tempo serve para atender a alunos que ficaram retidos em alguma disciplina.

 

 

 

 

Provão Padre Morette-Francisca Aguiar da Silva(Coordenadora Pedagógica)-12-05-2017-Jeferson Mota 1 (2)

Francisca Aguiar da Silva, coordenadora pedagógica

 

 

 

 

Eu estudo somente os itens listados? – indaga um aluno no blog. Na folha inscrição consta a disciplina [ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática], responde a coordenadora.

Fiz provas no [colégio] Interação para terminar o EM [ensino médio], ainda faltam duas matérias. Tem como fazer essas duas, ou faço tudo de novo? – indaga outro aluno. Uma colega antecipa a resposta do Ceeja: Você não precisa fazer o que já eliminou.

Fiz a prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e eliminei algumas, mas não consegui pontuação em matemática. Posso usar as notas? Resposta: pode sim, aproveitar o que obteve no Enem, com estado de proeficiência.

Estrangeiros, especialmente bolivianos e haitianos, alegam a impossibilidade de pagar transcrições e de recorrer a consulados, o que para eles sai “caro e trabalhoso”, por isso preferem começar pela séries iniciais, lembrou Francisca.

 O QUE É EJA

►A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas.

► Sua metodologia de ensino diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a EJA era chamada de supletivo, por isso, muitas pessoas ainda utilizam este termo ao se referir a essa modalidade de ensino.

 

 

 

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Pesquisa identifica que 42% dos jovens fora da escola em Porto Velho têm renda familiar de um salário mínimo
O projeto Asas do Saber, a ser desenvolvido na escola estadual Lydia Johnson a partir de agosto, tem suporte em uma pesquisa realizada pela Secretaria da Educação de Rondônia em abril com jovens que estão fora da escola em quatro bairros de Porto V...


Recuperação de 96 quilômetros da rodovia 387, entre Espigão do Oeste e Boa Vista do Pacarana, está em execução
...


Almanaque para crianças divulga Rondônia para todo o Brasil
...


Três quadrilhas se consagram campeãs na 36ª edição do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho
A 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, teve seu encerramento nesse domingo (16) com diversas novidades nas apresentações para essa edição. ...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE