Rondônia, - 04:42
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Rondônia
PAZ NO CAMPO
Governador Confúcio Moura entrega ao presidente do Incra demandas de regularização de assentamentos em Rondônia
A constante relação entre conflitos agrários e a demora da regularização de terras do governo federal foi o principal tema tratado pelo governador Confúcio Moura com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, nessa quinta-feira (11).
Publicado Domingo, 14 de Maio de 2017, às 14:04 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328748&codDep=34" data-text="Governador Confúcio Moura entrega ao presidente do Incra demandas de regularização de assentamentos em Rondônia
  
 
 

Governador Confúcio em audiência com o presidente do Incra, Leonardo Góes

 

A constante relação entre conflitos agrários e a demora da regularização de terras do governo federal foi o principal tema tratado pelo governador Confúcio Moura com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes Silva, nessa quinta-feira (11).

Inicialmente, Confúcio ressaltou o princípio da propriedade e a necessidade de desapropriar dignamente as fazendas. Segundo ele, além de assentar o trabalhador rural é preciso que haja estrada asfaltada, telefonia, boa terra, escola e a oportunidade para que realmente a localidade possa produzir.

“Não se pode fazer esses assentamentos largados no fim do mundo, onde a pessoa vai exercitar a miséria e o sofrimento”, disse Confúcio.

Frente a várias localidades que têm sido desafio para o Incra, Moura destacou os assentamentos Rio Branco II e Canaã em Ariquemes. Ambos são antigos e sofrem com um debate permanente de competência entre o Incra e o Terra Legal. Para o governador, os cidadãos não têm estabilidade, pois a qualquer momento chegam reintegrações de posse.

O presidente do Incra consultou sua assessoria técnica e afirmou que houve vários cortes de recursos de sua pasta, que seriam suficientes para desapropriações, mas confirmou que vai estudar como fazer nestes dois assentamentos o mais rapidamente.

Os representantes do Terra Legal articularam uma reunião para o próximo dia 28, em conjunto com o Incra, para remover empecilhos burocráticos que possam atrasar a regularização destas terras e, consequentemente, minimizar os conflitos.

Confúcio Moura declarou que mediará com os órgãos, mas que o Terra Legal é competente para resolver este impasse de contratos antigos. “Rondônia tem tido muitos conflitos e muitas mortes. Levei esse assunto até o presidente da República e já há uma Medida Provisória, graças a Deus, que deve ser votada, e poderemos solucionar conflitos e poupar vidas”, ressaltou.

O encontro contou com a presença do deputado federal Lúcio Mosquini, do superintendente do Incra em Rondônia Sérgio Brito, de representantes do programa Terra Legal e da superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

 

 

 

Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Zózimo Macedo
Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Sistema de irrigação móvel é apresentado pela primeira vez na RRS e atrai interesse de produtores rurais
Na unidade demonstrativa da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), além dos cultivares verdinhos, o que chama atenção é o sistema de irrigação que a Diságua, empresa do município de Cerejeiras, colocou a disposição do público da Rondônia Rural Sh...


Doces com receitas mais saudáveis estão em exposição no pavilhão de agroindústrias da Rondônia Rural Show
Doce de batata-doce sem açúcar, todo o sabor é do próprio vegetal considerado um dos mais nutritivos....


Conheça André, o mineiro que largou o laço para vencer como produtor de cacau em Rondônia
O jeito simples de André Luiz Vicente não esconde suas origens....


Produtores rurais recebem assistência técnica na Rondônia Rural Show
Em sua 6ª edição, a Rondônia Rural Show abriu as portas à população na quarta-feira (24) prometendo mostrar o que há de melhor em produção e tecnologia para o meio rural. ...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
728x90 350x90
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE