Rondônia, - 01:11
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
internacional
Xi e Moon compartilham meta de desnuclearizar a Coreia do Norte
Publicado Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017, às 11:22 | Fonte Revista Exame.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328540&codDep=24" data-text="Xi e Moon compartilham meta de desnuclearizar a Coreia do Norte

  
 
 

 

Ilustração mostra o movimento do navio Chon Myong 1 na península coreana

Coreia do Norte: Moon pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear (Thomas White/Illustration/Reuters)

 

 

 

 

 

A desnuclearização da Coreia do Norte é um “objetivo comum” da China e da Coreia do Sul, concordaram nesta quinta-feira em uma conversa por telefone o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In e seu colega chinês Xi Jinping.

Em sua primeira conversa por telefone, os dois presidentes “concordaram que a desnuclearização da península coreana é o objetivo dos dois países”, afirmou Yoon Young-Chan, porta-voz do presidente sul-coreano.

As relações entre China e Coreia do Sul ficaram tensas nos últimos meses com a instalação no território sul-coreano de um escudo antimísseis americano (THAAD) para contra-atacar a ameaça balística norte-coreana.

A China faz oposição enérgica ao escudo antimísseis, que afeta sua capacidade de defesa, e adotou medidas de represália contra empresa sul-coreanas.

Moon, do Partido Democrático (centro-esquerda), deve modificar a política de grande rigidez em relação à Coreia do Norte desenvolvida pela presidente conservadora Park Geun-Hye, destituída por um escândalo de corrupção.

Moon, que foi um dos organizadores da segunda reunião de cúpula entre as duas Coreias em 2007, pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear.

O presidente sul-coreano, que havia manifestado reservas a respeito da instalação do THAAD, disse ao colega chinês que tem consciência das inquietações de Pequim e defendeu discussões bilaterais para permitir uma “melhor compreensão do tema”.

Xi convidou Moon a uma visita oficial a China.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em INTERNACIONAL


Cinco gráficos que explicam como a poluição por plástico ameaça a vida na Terra
...


Juiz espanhol deixa em liberdade 6 separatistas da Catalunha
...


Quem são os 165 grupos paramilitares que atuam nos Estados Unidos
...


Forte terremoto deixa mortos e feridos na Indonésia
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE