Rondônia, - 19:05
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
internacional
Xi e Moon compartilham meta de desnuclearizar a Coreia do Norte
Publicado Quinta-Feira, 11 de Maio de 2017, às 11:22 | Fonte Revista Exame.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=328540&codDep=24" data-text="Xi e Moon compartilham meta de desnuclearizar a Coreia do Norte

  
 
 

 

Ilustração mostra o movimento do navio Chon Myong 1 na península coreana

Coreia do Norte: Moon pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear (Thomas White/Illustration/Reuters)

 

 

 

 

 

A desnuclearização da Coreia do Norte é um “objetivo comum” da China e da Coreia do Sul, concordaram nesta quinta-feira em uma conversa por telefone o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In e seu colega chinês Xi Jinping.

Em sua primeira conversa por telefone, os dois presidentes “concordaram que a desnuclearização da península coreana é o objetivo dos dois países”, afirmou Yoon Young-Chan, porta-voz do presidente sul-coreano.

As relações entre China e Coreia do Sul ficaram tensas nos últimos meses com a instalação no território sul-coreano de um escudo antimísseis americano (THAAD) para contra-atacar a ameaça balística norte-coreana.

A China faz oposição enérgica ao escudo antimísseis, que afeta sua capacidade de defesa, e adotou medidas de represália contra empresa sul-coreanas.

Moon, do Partido Democrático (centro-esquerda), deve modificar a política de grande rigidez em relação à Coreia do Norte desenvolvida pela presidente conservadora Park Geun-Hye, destituída por um escândalo de corrupção.

Moon, que foi um dos organizadores da segunda reunião de cúpula entre as duas Coreias em 2007, pretende retomar o diálogo com Pyongyang para tentar solucionar a questão nuclear.

O presidente sul-coreano, que havia manifestado reservas a respeito da instalação do THAAD, disse ao colega chinês que tem consciência das inquietações de Pequim e defendeu discussões bilaterais para permitir uma “melhor compreensão do tema”.

Xi convidou Moon a uma visita oficial a China.

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em INTERNACIONAL


Oposição prepara nova marcha contra Maduro após 26 mortes em um mês
...


Coreia do Norte testa míssil intercontinental: território dos EUA poderia ser atingido em ataque?
...


Em menos de 24 horas, 2 corpos são encontrados no Central Park em Nova York
...


Juiz decide processar Cristina Kirchner por operações cambiais
...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::