Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Conheça ‘Steve’, o novo evento luminoso celeste

Publicado em: 26/04/2017 - 12:00
Conheça ‘Steve’, o novo evento luminoso celeste

 

Nova 'aurora' Steve, vista nos céus do Canadá. (Dave Markel Photography/Reprodução)

 

 

 

 

Graças a registros amadores, cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) descobriram um novo tipo de fenômeno celeste, um feixe de luz colorido que corta os céus verticalmente. O evento, que foi capturado por observadores de auroras boreais da província de Alberta, no Canadá, ainda não foi descrito cientificamente e, por enquanto, está sendo chamado de ‘Steve’.

O fenômeno chamou a atenção de cientistas da Nasa, da Agência Espacial Americana (ESA, na sigla em inglês) e da Universidade de Calgary, que viram as imagens compartilhadas em um grupo de observadores de auroras boreais no Facebook, no ano passado, e suspeitaram que o fenômeno jamais havia sido documentado.

Uma nova ‘aurora’?

As auroras boreais que conhecemos são formadas quando partículas eletricamente carregadas, emitidas pelo Sol, se aproximam do campo magnético da Terra e, em contato com a atmosfera de nosso planeta, interagem com os gases atmosféricos (como nitrogênio e oxigênio) produzindo as conhecidas luzes coloridas. Elas normalmente se caracterizam por faixas horizontais que brilham nas cores verde, vermelha ou lilás, vistas normalmente próximas aos polos Sul e Norte.

O fenômeno compartilhado nas redes sociais, no entanto, era mais parecido a uma “aurora de prótons” ou “arco de prótons” – mas como esse evento não pode ser visto pelo olho humano, os cientistas suspeitaram que se tratava de algo diferente. O físico Eric Donovan, professor da Universidade de Calgary, no Canadá, percebeu que o trio de satélites da missão Swarm, da ESA, que monitora o campo magnético de nosso planeta a 300 quilômetros da superfície, havia capturado dados do momento em que o fenômeno foi visto da Terra.

“A temperatura saltou para 3.000°C e os dados revelaram uma faixa de gás de 25 quilômetros de extensão flutuando para o oeste a cerca de 6 quilômetros por segundo, enquanto a velocidade o outro lado da faixa era de 10 metros por segundo”, afirmou o físico Eric Donovan da Universidade de Calgary, no Canadá, em evento da missão Swarm, neste final de semana.

As observações da agência espacial europeia, somadas aos mais de cinquenta registros do fenômeno feitos por amadores, revelaram que ele é diferente de todas as “auroras” já vistas da Terra – e parece ser relativamente comum, já que os registros foram feitos entre outubro de 2016 e fevereiro de 2017.

“Em 1997, tínhamos apenas um sensor de imagens de todos os céus na América do Norte para observar a aurora boreal do solo. Agora nós temos fotografias da aurora tomadas do chão que coincidem com uma observação de um satélite, que permitem a análise. Acontece que Steve é realmente comum, mas não tínhamos notado antes. É graças a observações terrestres, aos satélites, à explosão de acesso a dados e a um exército de ‘cientistas cidadãos’ que pudemos documentá-lo.”, afirmou Donovan.

Os cientistas pretendem analisar mais dados e publicar os resultados em breve, mas, por enquanto, a rede de observadores de auroras boreais decidiu chamá-lo de ‘Steve’, uma brincadeira com o filme Os Sem-Floresta, de 2006, que chama de Steve uma criatura que jamais havia sido vista.

Confira os registros do fenômeno:

 

 

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 9 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 10 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 10 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 10 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 10 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::