Rondônia, - 20:58
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Representantes da Idaron e Seagri
Comissão de agropecuária ouve representantes da Idaron e Seagri
A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), em reunião na manhã desta quarta-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), ouviu o presidente da Idaron e representantes da Seagri para esclarecimentos de projetos de suas pastas.
Publicado Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, às 08:48 | Fonte Ale - Ascom 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=326785&codDep=53" data-text="Comissão de agropecuária ouve representantes da Idaron e Seagri

  
 
 

 

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), em reunião na manhã desta quarta-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), ouviu o presidente da Idaron e representantes da Seagri para esclarecimentos de projetos de suas pastas.

 

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, respondeu aos questionamentos da comissão referente a transferência de animais de 2016, mas entregou o relatório em forma de CD, sem os detalhamentos solicitados.

 

O deputado Adelino Follador (DEM) esclareceu que o pedido de informação é referente às 19 ações que a Sefin indicou, que identifiquem CPF ou CNPJ destes processos para saber se a origem e encaminhamento são realmente do mesmo produtor.

 

O parlamentar também disse que tem empresário no setor alugando terras aqui ou em São Paulo somente para burlar a legislação e não pagar imposto, por isso, a Idaron precisa investigar se estas áreas comportam a quantidade de animais que são enviados.

 

Lazinho disse que os funcionários da Idaron “estão brincando com a gente ao apresentar um relatório desses”. Segundo ele, os servidores têm como identificar e apresentar o que foi solicitado sob pena de responsabilidade. 

 

Diante disso, o pedido de informações será reiterado via ofício para que apresentem relatórios conforme já solicitado no prazo de 15 dias sob pena das penalidades previstas no regimento interno.

 

O deputado Marcelino Tenório (PRP) também falou da situação precária em que se encontra a Idaron no Estado, e sugeriu ao presidente da agência, Anselmo de Jesus, que elabore um projeto semelhante ao Proafi da educação, para facilitar aos gestores locais a manutenção das unidades.

 

Proleite

 

O deputado Marcelino Tenório (PRP) destacou o projeto que tramita na Casa para destinar R$ 14 milhões do governo do Estado, no qual ele é o relator, para o incentivo da cadeia produtiva do leite, envolvendo vários setores.

 

Segundo o parlamentar o programa tem regredido. O projeto prevê contratações, por exemplo, de técnicos que o governo possui. Apontou as falhas no projeto e pediu alterações.

 

Lazinho disse que o projeto só tem contrapartida do governo, mas do outro lado não tem investimento algum, questionou. Afirmou não ser contra o projeto, mas que é preciso apoiar a Emater, fortalecer a estrutura já existente. Quanto aos recursos disse que é preciso investir até mais, mas não podemos aprovar algo que está errado.

 

O deputado Adelino também se manifestou contrário ao projeto da forma como se encontra, especialmente tendo a Emater com grande estrutura em todo Estado, bastando para isso o suporte financeiro necessário.

 

A secretária adjunta da Seagri, Mari Braganhol e o técnico Julio Peres defenderam ponto a ponto do projeto, esclarecendo aos parlamentares, que mesmo com as explicações apontaram falhas e que é preciso “respeito com o dinheiro público”, disse Marcelino Tenório.

 

A sugestão final dos parlamentares é pela retirada do projeto da pauta e reformulá-lo, utilizando a estrutura de governo buscando o seu fortalecimento.

 

 

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno

Foto: Lusângela França

 

 

FOTOS

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


Comissão de Agropecuária debate consumo de agrotóxico e distribuição de mudas de café
Reunida na manhã desta quarta-feira (22), a Comissão de Agropecuária e Política Rural, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT) e com participação dos deputados Adelino Follador (DEM), Ribamar Araújo (PR), Marcelino Tenório (PRP) e Geraldo d...


Jesuíno indica encascalhamento na estrada de acesso ao lago do Cuniã
O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) indicou ao Poder Executivo que, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), seja realizado encascalhamento na estrada entre o distrito de São Carlos e a Reserva Extrativista, que dá acesso ao lago do Cuni...


Servidores do Detran voltam a cobrar isonomia em gratificação a servidores
O pagamento de forma isonômica de uma gratificação aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Rondônia (Detran) e a progressão dos servidores celetistas, em extinção no órgão, foram defendidas por representantes do Sindicatos ...


Só na Bença viabiliza ônibus adaptado para transporte de alunos especiais
Sensível às dificuldades enfrentadas pelas famílias dos alunos assistidos pelo Centro de Atendimento as Pessoas Especiais (Cenape), em Pimenta Bueno, em relação à questão do transporte até a instituição, o deputado estadual Só na Bença (PMDB) asseg...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::