Rondônia, - 12:53

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Representantes da Idaron e Seagri
Comissão de agropecuária ouve representantes da Idaron e Seagri
A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), em reunião na manhã desta quarta-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), ouviu o presidente da Idaron e representantes da Seagri para esclarecimentos de projetos de suas pastas.
Publicado Quinta-Feira, 20 de Abril de 2017, às 08:48 | Fonte Ale - Ascom 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=326785&codDep=53" data-text="Comissão de agropecuária ouve representantes da Idaron e Seagri

  
 
 

 

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), em reunião na manhã desta quarta-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), ouviu o presidente da Idaron e representantes da Seagri para esclarecimentos de projetos de suas pastas.

 

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, respondeu aos questionamentos da comissão referente a transferência de animais de 2016, mas entregou o relatório em forma de CD, sem os detalhamentos solicitados.

 

O deputado Adelino Follador (DEM) esclareceu que o pedido de informação é referente às 19 ações que a Sefin indicou, que identifiquem CPF ou CNPJ destes processos para saber se a origem e encaminhamento são realmente do mesmo produtor.

 

O parlamentar também disse que tem empresário no setor alugando terras aqui ou em São Paulo somente para burlar a legislação e não pagar imposto, por isso, a Idaron precisa investigar se estas áreas comportam a quantidade de animais que são enviados.

 

Lazinho disse que os funcionários da Idaron “estão brincando com a gente ao apresentar um relatório desses”. Segundo ele, os servidores têm como identificar e apresentar o que foi solicitado sob pena de responsabilidade. 

 

Diante disso, o pedido de informações será reiterado via ofício para que apresentem relatórios conforme já solicitado no prazo de 15 dias sob pena das penalidades previstas no regimento interno.

 

O deputado Marcelino Tenório (PRP) também falou da situação precária em que se encontra a Idaron no Estado, e sugeriu ao presidente da agência, Anselmo de Jesus, que elabore um projeto semelhante ao Proafi da educação, para facilitar aos gestores locais a manutenção das unidades.

 

Proleite

 

O deputado Marcelino Tenório (PRP) destacou o projeto que tramita na Casa para destinar R$ 14 milhões do governo do Estado, no qual ele é o relator, para o incentivo da cadeia produtiva do leite, envolvendo vários setores.

 

Segundo o parlamentar o programa tem regredido. O projeto prevê contratações, por exemplo, de técnicos que o governo possui. Apontou as falhas no projeto e pediu alterações.

 

Lazinho disse que o projeto só tem contrapartida do governo, mas do outro lado não tem investimento algum, questionou. Afirmou não ser contra o projeto, mas que é preciso apoiar a Emater, fortalecer a estrutura já existente. Quanto aos recursos disse que é preciso investir até mais, mas não podemos aprovar algo que está errado.

 

O deputado Adelino também se manifestou contrário ao projeto da forma como se encontra, especialmente tendo a Emater com grande estrutura em todo Estado, bastando para isso o suporte financeiro necessário.

 

A secretária adjunta da Seagri, Mari Braganhol e o técnico Julio Peres defenderam ponto a ponto do projeto, esclarecendo aos parlamentares, que mesmo com as explicações apontaram falhas e que é preciso “respeito com o dinheiro público”, disse Marcelino Tenório.

 

A sugestão final dos parlamentares é pela retirada do projeto da pauta e reformulá-lo, utilizando a estrutura de governo buscando o seu fortalecimento.

 

 

ALE/RO - DECOM – Geovani Berno

Foto: Lusângela França

 

 

FOTOS

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Ação Parlamentar


Rosangela Donadon apresenta projeto que institui cadastro para bloquear ligações de telemarketing
A deputada Rosangela Donadon (PDT) é autora do projeto de lei que institui o cadastro ‘Não Perturbe’, que bloqueia o recebimento de ligações de empresas de telemarketing. ...


Maurão de Carvalho participa de homenagem às mães em Theobroma
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), participou na noite de quinta-feira (17), de uma solenidade em homenagem às mães, promovida pela Prefeitura de Theobroma, atendendo ao convite do prefeito Cláudio Santos (MDB)....


Assembleia aprova projeto que torna obrigatória a gravação de vídeo e áudio de sessões públicas
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Ordinária nº 929/18 que dispõe sobre a transparência das sessões públicas realizadas no âmbito dos procedimentos licitatórios de Rondônia, teve parecer favorável do relator, deputado Léo Moraes (Podem...


Sessão Solene em homenagem aos ex-ferroviários da EFMM acontecerá na segunda-feira na ALE
Proposta pelo deputado Dr. Neidson (PMN), a Sessão Solene da próxima segunda-feira (21), fará a entrega de Voto de Louvor aos ex-ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM)....

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM