Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Bruno Araújo se diz inocente e ‘constrangido’ por estar na lista de Fachin

Publicado em: 19/04/2017 - 12:00
Bruno Araújo se diz inocente e ‘constrangido’ por estar na lista de Fachin

 

Bruno Araújo é apontado como beneficiário de propina – Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo – 29.3.2017

 

 

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE), explicou nesta quarta-feira (19), que a petição feita na última segunda-feira (17) à noite para que o inquérito que o investiga sobre o recebimento de recursos da Odebrecht seja separado da Lava Jato teve como objetivo deixar claro que, no seu caso, as apurações não têm relação com a operação iniciada pela Polícia Federal.

 

"A questão é mais política que jurídica. Politicamente, é muito importante nos distanciar do tema Lava Jato", afirmou.

 

Araújo disse que "fatos eventualmente imputados a nós" são fortemente repelidos e enfatizou mais uma vez que não têm qualquer conexão com o caso da Petrobras.

 

"Nesse primeiro momento, além de apreciar como tendo sido descabida qualquer imputação de corrupção, queremos nos distanciar de temas que, conforme os próprios delatores, nunca tiveram qualquer relação de contrapartida", reforçou.

 

O ministro diz ficar surpreso com a reação de quem é informado sobre ter o nome em listas.

 

"Vejo sempre de quem aparece nas listas que acham que as investigações são naturais, que fazem parte das instituições democráticas", disse.

 

"Estou mais do que constrangido. Quem tem vergonha na cara tem que se constranger. Diferente disso, é não saber o que isso significa", argumentou.

 

Para o ministro, o constrangimento só pode de ser reparado por meio de um processo no STF.

 

De acordo com o Ministério Público, um dos colaboradores no processo de delação informou que, diante da influência do parlamentar Bruno Araújo (que é deputado federal), decidiu-se manter com ele uma boa relação.

 

Vários repasses foram feitos nos anos de 2010 e 2012 como doação eleitoral no valor de R$ 600 mil, uma soma não contabilizada e paga pelo Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht.

 

Um dos delatores também disse que quando no exercício do cargo de deputado federal, Araújo agiu em defesa dos interesses da construtora no Congresso Nacional.

 

Segundo o relatório do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, o procurador-geral da República sustenta haver indícios de que o agora ministro praticou os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

 

Bruno Araújo falou com jornalistas na capital portuguesa antes de participar do segundo dia do 5º Seminário Luso-Brasileiro de Direito, promovido pela EDB/IDP (Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público) e pela FDUL (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 1 hora atrás Rosangela Donadon anuncia pagamento de recurso para beneficiar agricultores de Ouro Preto do Oeste Rosangela Donadon informou que o recurso foi direcionado para a Associação dos Produtores Rurais Flor da Mata (ARFLOMA) com o intuito de beneficiar diretamente os agricultores familiares da região
2
Ariquemes Online - 1 hora atrás Ariquemes tem surto de síndromes gripais e Secretária Municipal de Saúde faz alerta A Secretária informou que por ordem da Prefeita Carla Redano, foi dobrado o número de profissionais que atuam na Saúde, tanto no Hospital da Criança quanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
3
Ação Parlamentar - 1 hora atrás Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado aos estados da federação que já atingiram a maioria
4
Cacoal - 2 horas atrás Cirone Deiró apoia Campeonato Estadual de Motocross O parlamentar assegurou R$ 60 mil, junto ao Governo do Estado, para apoiar o evento. A abertura será nos dias 27 e 28, na Pista do Bosque, em Cacoal. A entrada para prestigiar a largada será um quilo de alimento.
5
Ação Parlamentar - 2 horas atrás Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da ALERO Nesta sexta-feira (26), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) será palco de um evento para a conscientização e prevenção de doenças ocupacionais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::