Rondônia, - 19:57
Últimas Política Amazônia Ciência e Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco
   

 

Você está no caderno - Rondônia
INTERCÂMBIO
Bolívia quer usar logística de Rondônia para ampliar importações e exportações para o mundo
Em que pese não ser uma visita oficial, portanto, sem uma pauta definida, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, recebeu na sexta-feira (14), em seu gabinete no Palácio Rio Madeira, o ministro da Defesa da República da Bolívia, Reymi Ferreira Justiniano, com quem tratou de assuntos econômicos variados, em especial sobre a abertura de um corredor de exportações capaz de integrar o País vizinho ao mercado mundial.
Publicado Domingo, 16 de Abril de 2017, às 10:44 | Fonte Secom - Governo de RO 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=326425&codDep=34" data-text="Bolívia quer usar logística de Rondônia para ampliar importações e exportações para o mundo

  
 
 

O ministro Reymi ouve atentamente o vice-governador Daniel Pereira, enquanto saboreia um cafezinho rondoniense

 

Em que pese não ser uma visita oficial, portanto, sem uma pauta definida, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, recebeu na sexta-feira (14), em seu gabinete no Palácio Rio Madeira, o ministro da Defesa da República da Bolívia, Reymi Ferreira Justiniano, com quem tratou de assuntos econômicos variados, em especial sobre a abertura de um corredor de exportações capaz de integrar o País vizinho ao mercado mundial.

 

Em quase duas horas de uma amistosa conversa, eles trataram da possibilidade do incremento e melhoria das relações comerciais entre a Bolívia e Rondônia, destacando as necessidades de cada um e o compromisso de ampliar essas relações. Três temas básicos nortearam o diálogo entre as autoridades: O transporte de madeira e castanha da Bolívia até o porto de Porto Velho, a importação de combustível venezuelano para a Bolívia utilizando a estrutura de logística de Rondônia e a importação de sal da Bolívia.

 

A impressão que ficou foi a melhor, como bem disse o ministro boliviano. Se confirmada a utilização da rota rondoniense para o transporte de combustível da Venezuela, os custos e o tempo serão reduzidos consideravelmente, tendo em vista que atualmente para chegar à Bolívia o combustível venezuelano enfrenta todo o percurso da costa do Oceano Atlântico, passando pela Argentina até seu destino no País vizinho, revelando num desperdício enorme de tempo e dinheiro.

 

O ministro que visitou também o porto organizado de Porto Velho (Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph) – e pôde acompanhar por vídeo o embarque, desembarque e a exportação de uma carga de madeira boliviana, mostrou-se satisfeito com toda a estrutura e com os níveis de segurança das cargas, levando-o a reconhecer a oportunidade e a possibilidade concreta de escoar pelo Brasil (Rondônia) seus produtos exportáveis.

 

Pelo lado rondoniense, o vice-governador Daniel Pereira vislumbrou a possibilidade da importação de sal do País vizinho, destacando o nível de consumo rondoniense para complementar a alimentação bovina de mais de 14 milhões de cabeças – sal e nutrientes minerais. Falou também da perspectiva de mercado que se abre na Bolívia, que pode importar de Rondônia uma série de bens e serviços, a começar pelo calcário, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, entre outros, consolidando e ampliando assim as relações comerciais entre ambos.

 

Disse também que a ampliação dessas relações, entre tantos benefícios, propicia ainda uma espécie de intercâmbio de conhecimento, que pode levar e trazer estudantes e especialistas de ambos os lados para realização de estudos e estágios nas mais diversas áreas de conhecimento, de modo que seja importante e proveitoso econômico e culturalmente para Rondônia e a Bolívia.

 

RONDÔNIA RURAL SHOW

 

Depois de ver um vídeo sobre recursos e potencialidades de Rondônia, o ministro Reymi Ferreira Justiniano foi convidado por Daniel Pereira a participar da 6ª Rondônia Rural Show, que será realizada de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. O vice-governador pediu ao ministro que levasse também o convite ao presidente Evo Morales.

 

Daniel Pereira disse que irá a Brasília para formalizar o convite ao embaixador boliviano do Brasil, José Kin, de modo que tanto o presidente Evo Morales, como seus ministros da Agricultura e Comércio Exterior possam conhecer a Rondônia Rural Show, e assim melhorar e ampliar as relações comerciais entre Brasil e Bolívia via Rondônia.

 

 

 

Fonte

Texto: Cleuber Rodrigues

Fotos: Bruno Corsino

Secom - Governo de Rondônia

 





Notícia visualizada Contador de visitasvezes




Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Planetário atraiu público da Infoparty 2017 com projeções de 360 graus revelando mistérios do universo
A cada sessão 80 a 85 pessoas embarcavam na aventura. Ao entrar, os participantes percorriam um breve caminho no escuro até chegar ao espaço......


Tudo Aqui Móvel realiza atendimento especial na escola Lydia Johnson, reforçando o projeto Asas do Saber
A dona de casa Elaine da Silva mora na zona leste de Porto Velho e com a correria do dia a dia, ir até o Tudo Aqui para garantir a emissão dos documentos dos filhos é ainda mais difícil. No sábado, 20, ela aproveitou a presença do Tudo Aqui Móvel p...


Família aumenta renda fabricando iogurte e vendendo para escolas do Vale do Paraíso e região, em Rondônia
A maior demanda dos 10.500 litros de leite transformados em iogurte todo o mês pela Agroindústria Familiar Bom Princípio, no município de Vale do Paraíso, é vendida para escolas de municípios vizinhos para ser incorporada à merenda escolar, por mei...


Governo assina ordem de serviço para reforma do Cedel do bairro Ulisses Guimarães, em Porto Velho
O Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), assinou na manhã desta segunda-feira (13) a ordem de serviço para a revitalização do Complexo Desportivo de Esporte e lazer – Cedel, ...

 

::: Publicidade :::



:: Publicidade :::

 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Parceiros :::