Rondônia, - 12:46

 

Você está no caderno - Rondônia
INTERCÂMBIO
Bolívia quer usar logística de Rondônia para ampliar importações e exportações para o mundo
Em que pese não ser uma visita oficial, portanto, sem uma pauta definida, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, recebeu na sexta-feira (14), em seu gabinete no Palácio Rio Madeira, o ministro da Defesa da República da Bolívia, Reymi Ferreira Justiniano, com quem tratou de assuntos econômicos variados, em especial sobre a abertura de um corredor de exportações capaz de integrar o País vizinho ao mercado mundial.
Publicado Domingo, 16 de Abril de 2017, às 10:44 | Fonte Secom - Governo de RO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=326425&codDep=34" data-text="Bolívia quer usar logística de Rondônia para ampliar importações e exportações para o mundo

  
 
 

O ministro Reymi ouve atentamente o vice-governador Daniel Pereira, enquanto saboreia um cafezinho rondoniense

 

Em que pese não ser uma visita oficial, portanto, sem uma pauta definida, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, recebeu na sexta-feira (14), em seu gabinete no Palácio Rio Madeira, o ministro da Defesa da República da Bolívia, Reymi Ferreira Justiniano, com quem tratou de assuntos econômicos variados, em especial sobre a abertura de um corredor de exportações capaz de integrar o País vizinho ao mercado mundial.

 

Em quase duas horas de uma amistosa conversa, eles trataram da possibilidade do incremento e melhoria das relações comerciais entre a Bolívia e Rondônia, destacando as necessidades de cada um e o compromisso de ampliar essas relações. Três temas básicos nortearam o diálogo entre as autoridades: O transporte de madeira e castanha da Bolívia até o porto de Porto Velho, a importação de combustível venezuelano para a Bolívia utilizando a estrutura de logística de Rondônia e a importação de sal da Bolívia.

 

A impressão que ficou foi a melhor, como bem disse o ministro boliviano. Se confirmada a utilização da rota rondoniense para o transporte de combustível da Venezuela, os custos e o tempo serão reduzidos consideravelmente, tendo em vista que atualmente para chegar à Bolívia o combustível venezuelano enfrenta todo o percurso da costa do Oceano Atlântico, passando pela Argentina até seu destino no País vizinho, revelando num desperdício enorme de tempo e dinheiro.

 

O ministro que visitou também o porto organizado de Porto Velho (Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – Soph) – e pôde acompanhar por vídeo o embarque, desembarque e a exportação de uma carga de madeira boliviana, mostrou-se satisfeito com toda a estrutura e com os níveis de segurança das cargas, levando-o a reconhecer a oportunidade e a possibilidade concreta de escoar pelo Brasil (Rondônia) seus produtos exportáveis.

 

Pelo lado rondoniense, o vice-governador Daniel Pereira vislumbrou a possibilidade da importação de sal do País vizinho, destacando o nível de consumo rondoniense para complementar a alimentação bovina de mais de 14 milhões de cabeças – sal e nutrientes minerais. Falou também da perspectiva de mercado que se abre na Bolívia, que pode importar de Rondônia uma série de bens e serviços, a começar pelo calcário, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, entre outros, consolidando e ampliando assim as relações comerciais entre ambos.

 

Disse também que a ampliação dessas relações, entre tantos benefícios, propicia ainda uma espécie de intercâmbio de conhecimento, que pode levar e trazer estudantes e especialistas de ambos os lados para realização de estudos e estágios nas mais diversas áreas de conhecimento, de modo que seja importante e proveitoso econômico e culturalmente para Rondônia e a Bolívia.

 

RONDÔNIA RURAL SHOW

 

Depois de ver um vídeo sobre recursos e potencialidades de Rondônia, o ministro Reymi Ferreira Justiniano foi convidado por Daniel Pereira a participar da 6ª Rondônia Rural Show, que será realizada de 24 a 27 de maio, em Ji-Paraná. O vice-governador pediu ao ministro que levasse também o convite ao presidente Evo Morales.

 

Daniel Pereira disse que irá a Brasília para formalizar o convite ao embaixador boliviano do Brasil, José Kin, de modo que tanto o presidente Evo Morales, como seus ministros da Agricultura e Comércio Exterior possam conhecer a Rondônia Rural Show, e assim melhorar e ampliar as relações comerciais entre Brasil e Bolívia via Rondônia.

 

 

 

Fonte

Texto: Cleuber Rodrigues

Fotos: Bruno Corsino

Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Governo de Rondônia convoca 1.483 famílias do empreendimento Morar Melhor para assinatura de contrato
A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) informa que realizará na próxima semana as assinatura dos contratos do empreendimento Morar Melhor em Porto Velho do Programa Morada Nova/Minha Casa Minha Vida....


Estudo realizado no Hospital Regional de Cacoal aponta alto índice de traumas faciais por acidente de trânsito
Foi realizada no Hospital Regional de Cacoal a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso dos primeiros três formandos da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. ...


DER libera recursos para obras de infraestrutura no município de Buritis
Na manhã desta quarta-feira (16) o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Luiz Carlos Katatau recebeu em seu gabinete o deputado estadual Geraldo da Rondônia e o prefeito de Buritis, Roni Irmãozin...


Festival Estudantil Rondoniense de Artes revela talentos em Cacoal
Um verdadeiro show foi propiciado pelos alunos de Cacoal, que na quinta-feira (17) se apresentaram no Festival Estudantil Rondoniense de Artes, o Fera. Música, fotografia, pintura, dança e desenho foram as categorias disputadas pelos alunos da rede...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM