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Comércio quer impulsionar vendas
Economia: Comércio quer impulsionar vendas
O comércio varejista de Porto Velho, assim como todo o País, vem enfrentando uma crise financeira que tem afetado diretamente pequenos e médios empresários...
Publicado Segunda-Feira, 20 de Março de 2017, às 08:48 | Fonte Diário da Amazônia 0
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Promove Varejo tem como objetivo alavancar as vendas no comércio de Porto Velho

O comércio varejista de Porto Velho, assim como todo o País, vem enfrentando uma crise financeira que tem afetado diretamente pequenos e médios empresários, sentindo no bolso uma queda de emprego e renda, aumento da inflação e alta dos juros. Para enfrentar esse cenário o governo de Rondônia por meio da Superintendência de Desenvolvimento, Suder, e o Sebrae com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizam o programa: Promove Varejo, que tem por objetivo alavancar as vendas, dando ferramentas aos empresários que auxiliem nos resultados de suas empresas. Trinta lojistas de vários segmentos participam da ação promocional que acontece de 29 a 31 de março em vários pontos da cidade.
 
Durante todo o mês de março, os empresários do comércio varejista da capital que estão incluídos no programa Promove Varejo, participam das atividades desenvolvidas pelo Sebrae em parceria com CDL, voltadas para eventos promocionais, marketing, gestão de estoque, visual de loja, negociação entre outros.
 
O programa, que é resultante do convênio 43/PGE/2016, conta com palestras e consultoria com especialistas em marketing. Todas as empresas participantes são visitadas por um consultor do Sebrae que repassa ao lojista e funcionários, orientações técnicas em diversas áreas.
 
Para Cléria Cavalcante, consultora em visual de loja e marketing do Sebrae do Distrito Federal, a consultoria é fundamental para que o lojista possa ter novas ideias, muitas vezes utilizando produtos de baixo custo e que dão resultados excelentes. “Eu repasso orientações técnicas de composição, exposição para que eles consigam organizar a loja e o cliente possa visualizar melhor os produtos e adquirir mais itens”, conclui Cléria.
 
Empresários apresentavam dúvidas
 
“Percebi que havia uma carência nessa área de consultoria, os empresários tinham muitas dúvidas e acredito que pude despertar o lado empreendedor de cada um. Nesse período do ano ocorreu uma queda de 40% nas vendas e eles perceberam a importância de melhorarem o aspecto, a imagem da loja, o atendimento e acreditam que com essa mudança de comportamento, da equipe, as vendas vão ter um ganho significativo”, afirma o consultor de vendas Felipe do Sebrae do Distrito Federal.
 
Os empresários recebem oito horas de consultoria com os profissionais do Sebrae, onde eles avaliam qual é situação de cada empresa quanto ao estoque, levantamento e acompanhamento de mercadoria, exposição dos produtos e, após feito essa avaliação, os empresários se sentem mais confiantes para aperfeiçoar os trabalhos nas empresas.
 
Ajuda do sebrae foi importante
 

É o caso da lojista Elifânia Cleide que trabalha há mais de 12 anos com confecção e há três resolveu montar a própria loja na zona Sul da capital. Ela conta que graças a consultoria do Sebrae conseguiu dar uma cara nova a loja e está confiante nos resultados. “Acredito que estava acomodada e até desanimada com a queda nas vendas, mas agora estou confiante, depois que a consultora visitou minha loja, estou inovando, colocando em prática todas as orientações como as roupas expostas em sequência de cores, agendando telefone dos clientes para informar sobre promoções e novidades, o que não fazia antes e até utilizando materiais baratos como caixa de frutas para dar um novo visual a loja, é incrível!”, diz entusiasmada a empresária. 








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