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Conflito urbano: a cidade que ninguém quer ver

Publicado em: 25/02/2017 - 12:00
Conflito urbano: a cidade que ninguém quer ver

 

(FOTO: JULIA RODRIGUES)

 

 

Um mês depois de dizer a empresários que a cidade de são paulo era um “lixo vivo” com “16 mil pessoas na rua”, o prefeito João Doria (PSDB) tratou de começar a limpá-la. No primeiro dia útil do ano, vestiu-se com um uniforme de gari e foi até a Praça 14 Bis, na região central, que abriga população em situação de rua. Cercado de fotógrafos e empunhando uma vassoura, ele apresentou oficialmente o programa Cidade Linda, que prevê uma série de atividades de limpeza e zeladoria como reparo de calçadas, retirada de cartazes e troca de lixeiras.

 

Dias depois, o artista Mauro Neri da Silva foi preso a poucos quilômetros dali justamente por lavar um muro. Com água e um esfregão, Silva foi interceptado pela polícia enquanto removia a tinta cinza lançada pela Prefeitura sobre um grafite feito por ele mesmo. No muro, liam-se as palavras “Deixa Ver” e, alguns metros adiante, “Ver a Cidade”. “Meus grafites falam sobre essa questão do que autorizam, do que legitimam, do que deixam que seja visto na cidade. O que a gente pode ver? O que é interessante que a gente veja?”, pergunta Silva ao mostrar uma pasta forrada de processos judiciais.

 

O discurso de tolerância zero com pichações adotado por vários prefeitos recém–empossados é só o capítulo mais recente da longa queda de braço que opõe os administradores “linha-dura” (e seus eleitores) às pessoas que não acreditam na real efetividade dessas políticas. “As cidades são marcadas por uma diversidade de visões, o que gera conflitos mas também provoca inventividades. Quando se busca impor uma única visão, está se declarando guerra à diversidade de formas de viver e experienciar essas cidades”, afirma a antropóloga Gabriela Leal.

 

Nos últimos anos, os espaços públicos estiveram na linha de frente dessa “guerra”: em 2011, moradores do bairro Higienópolis, em São Paulo, protestaram contra a construção de uma estação de metrô na região porque ficaram com receio de que a nova opção de transporte atrairia “uma gente diferenciada”; em 2013, os rolezinhos marcados por jovens da periferia em parques e shopping centers espantaram fregueses e levaram os estabelecimentos a reforçar a segurança.

 

Em 2014, moradores da zona oeste do Rio de Janeiro foram removidos por conta das obras para os Jogos Olímpicos — no mesmo ano, ações de “limpeza pública” que incluíam a dispersão da população em situação de rua foram realizadas em Salvador e Porto Alegre, que se preparavam para sediar a Copa do Mundo; já em 2015, o fechamento da Avenida Paulista para carros aos domingos enfrentou resistência dos motoristas (o hoje ministro José Serra chegou a fazer um post no Facebook reclamando que ficou preso no trânsito).

 

“Espaço público é o espaço das diferenças, onde é possível o encontro com o que não é igual a nós”, diz Sérgio Magalhães, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). “À medida que se rejeita a diferença, estamos rejeitando o próprio conceito de cidade.” De acordo com a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), um espaço público “refere-se a uma área ou lugar aberto e acessível a todas as pessoas, independentemente do sexo, raça, etnia, idade ou nível socioeconômico”. A formulação esbarra, no entanto, em pelo menos dois obstáculos: o limite borrado entre o público e o privado (os moradores de uma região podem ou não decidir quem vai frequentá-la?) e a dificuldade de delimitar até que ponto é desejável a interferência do próprio governo (quem está no poder pode ou não definir como as pessoas devem interagir com esses espaços?).

 

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