Rondônia, - 03:48
Últimas Política Amazônia Saúde Agronegócios Capital Interior
Tecnologia Religião Artigos Fotojornalismo Nacional Anuncie Fale Conosco

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Cidade usa LEDs nas calçadas para alertar pedestres distraídos com o celular
Publicado Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2017, às 11:31 | Fonte Olhar Digital 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=322028&codDep=41" data-text="Cidade usa LEDs nas calçadas para alertar pedestres distraídos com o celular
  
 
 

 

(Foto: reprodução)

 

 

Em uma era em que as pessoas ficam cada vez mais vidradas nos seus celulares, urbanistas estão se mexendo para adaptar cidades à nova realidade de quem anda olhando para baixo, e não para frente. Um dos principais desafios é fazer com que pedestres não tentem atravessar a rua sem olhar para os lados e acabem atropelados.

 

A cidade de Bodegraven, na Holanda, tem uma possível solução para o problema crescente de pessoas preocupadas mais em olhar o Facebook e responder o WhatsApp do que com a própria segurança. As calçadas da cidade passarão a ter iluminação que reflete a cor do semáforo de pedestres, permitindo à pessoa saber se é seguro atravessar a rua sem nem mesmo precisar erguer a cabeça.

 

A instalação das faixas de LED coloridas na cidade holandesa é a primeira iniciativa do tipo vista no continente europeu, mas não no mundo. Sydney, na Austrália, já fez o mesmo em um dos cruzamentos da cidade. Já em Augsburgo, na Alemanha, foi instalada uma sinalização nas linhas de bonde da cidade após uma adolescente morrer atropelada por andar distraída olhando para o celular enquanto ouvia música.

 

“As pessoas estão cada vez mais distraídas pelo smartphone. A atração das mídias sociais, jogos, WhatsApp e música é forte demais, e vem às custas da atenção ao tráfego. Como um governo, não podemos reverter facilmente a tendência, mas pelo menos podemos nos antecipar a ela”, diz Kees Oskam, membro da câmara municipal da cidade.

 

Nem todo mundo gostou da ideia, porém. Já existem campanhas contra a medida por acreditar que ela reforça comportamentos perigosos, incentivando o pedestre distraído a confiar apenas na faixa de LED na hora de atravessar e ignorar ações de motoristas. Isso é perigoso porque um pedestre atento deve perceber se um veículo furar o semáforo vermelho, mas a pessoa que não está prestando atenção pode se transformar em vítima nessa situação.

 

Outras iniciativas que tentam mitigar o problema dos pedestres distraídos pelo celular foram vistas em Chongqing, na China, e na Antuérpia, na Bélgica. Em ambas as cidades foram testadas faixas exclusivas para separar as pessoas preocupadas com o smartphone do restante dos cidadãos, que podem ficar irritados com a distração. Nos Estados Unidos, também foram realizados testes com “ônibus falantes”, que anunciam suas ações para alertar pedestres, além de emitir sinais luminosos para quem estiver com os ouvidos ocupados por músicas.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Velocidade para internet 5G é definida: download de 20 Gbps
...


Processadores Ryzen 7 da AMD já estão em pré-venda no Brasil; veja preços
...


Horizon Zero Dawn - Unboxing da edição de imprensa
...


Cientistas da Disney criam sala que carrega aparelhos sem utilizar fios
...

 









 
 
 
  EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE