Rondônia, - 21:25

 

Você está no caderno - Rondônia
PERÍODO DE FÉRIAS
Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados durante passeios em rios, balneários e trilhas
Época de final e início de ano, período que ocorrem as férias escolares e que muitas pessoas aproveitam para tirar férias do trabalho, costumam aumentar alguns tipos de acidentes envolvendo acampamentos, trilhas, balneários e descarga atmosférica, pois nessa época do ano na região intensificam as chuvas, geralmente acompanhadas com temporais.
Publicado Sábado, 7 de Janeiro de 2017, às 06:00 | Fonte Secom - Governo de RO 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=319576&codDep=34" data-text="Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados durante passeios em rios, balneários e trilhas

  
 
 

Atenção em rios e balneários deve ser redobrada

 

Época de final e início de ano, período que ocorrem as férias escolares e que muitas pessoas aproveitam para tirar férias do trabalho, costumam aumentar alguns tipos de acidentes envolvendo acampamentos, trilhas, balneários e descarga atmosférica, pois nessa época do ano na região intensificam as chuvas, geralmente acompanhadas com temporais. Segundo o coordenador de Atividades Externas do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, alguns cuidados básicos são fundamentais para garantir a segurança durante essas atividades.

 

O tenente coronel Nivaldo Ferreira explicou que nesta época do ano tem início ao período chuvoso e nos rios e balneários, cuja água é turva, fica ainda mais escura, o que dificulta a visualização do fundo do rio e muitas pessoas acabam se aventurando quando percebem que estão em lugares que não dão mais pé; e tentam voltar para a margem nadando contra a correnteza, e é quando podem bater a exaustão, fadiga e a câimbra, aumentando o risco de afogamento.

 

Ele orienta para quem vai para rio e balneário, que procure ir em locais sinalizados, com orientação de boias e que tenha guarda-vidas; e evite ingerir bebida alcoólica, principalmente se estiver com crianças.

 

Por causa do período chuvoso, também é muito comum nesta época do ano ocorrer acidentes com descarga atmosféricas (raios). O tenente coronel Nivaldo Ferreira disse que neste caso a pessoa deve ficar longe de cercas de arame, de ficar em baixo de árvores. “O correto é procurar abrigo dentro de uma residência, mas se não for possível, fique sentado em lugares abertos ou dentro do veículo com os vidros fechados.

 

As pessoas aproveitam esta época também para acampar em hotéis fazenda e acabam se aventurando na mata, procurar plantas ou para curtir a natureza e, pela falta de experiência, geralmente andam de cabeça baixa e quando dão conta, perderam a direção e não sabem mais voltar ao acampamento.

 

 

Correnteza forte é risco a banhistas

Correnteza forte é risco a banhistas

 

 

Muitas pessoas escolhem uma direção e segue em frente e não percebe que está cada vez mais distante do local onde partiu. “Nesses casos o conselho é para que fique parado, faça uma cabana, algo para se proteger, e aguarda a chegada dos bombeiros. É importante também ficar atento e fazer barulho para facilitar a localização. Para fazer esse tipo de atividade e evitar problemas, é importante ir acompanhado de uma pessoa que tenha experiência nesse tipo de atividade.

 

 

Fonte

Texto: Eleni Caetano

Fotos: Ésio Mendes e Elaine Barbosa

Secom - Governo de Rondônia

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Veja também em Rondônia


Professores de Cacoal participam de curso para aprender a utilizar ferramenta que facilitará interação com alunos
Com a tecnologia a favor da educação, os alunos podem interagir na produção de um trabalho, sem nem mesmo precisar sair de casa....


Corpo de Bombeiros de Rondônia alerta para cuidados com a utilização de fogos de artifício durante a Copa do Mundo
Em anos de Copa do Mundo as tradições acerca dos jogos se repetem. ...


Recurso do processo de isonomia dos servidores da educação do ex-território de Rondônia é creditado no TST
Foram encaminhados nessa terça feira (19), às contas do Tribunal Superior do Trabalho (TST), recursos para pagamento do Processo 2039/89 que contempla os servidores da educação e técnicos administrativos federais do ex-território de Rondônia....


Grupamento de Operações Aéreas inaugura base em Porto Velho; o quarto avião veio dos Estados Unidos
O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia inaugurará na sexta-feira, dia 22, a 2ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia Legal (Bacif), a 250 metros da margem direita da Estrada do Porto, pró...

 

::: Publicidade :::


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM