Ariquemes / RO - quarta-feira, 24 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Um ano após ser inaugurado, Hospital de Urgência e Emergência já atendeu a mais de 57 mil pacientes em Cacoal

Publicado em: 09/12/2016 - 12:00
Um ano após ser inaugurado, Hospital de Urgência e Emergência já atendeu a mais de 57 mil pacientes em Cacoal

 

Desde que assumiu a responsabilidade pelo serviço de urgência e emergência em Cacoal, que até então era do município, o governo de Rondônia tem trabalhado para garantir melhorias no atendimento oferecido aos pacientes que procuram o Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro).

 

As obras para tornar viável a utilização do espaço do Hospital Filantrópico São Daniel Comboni para implantação de um pronto-socorro tiveram início em março de 2015. Desde que assumiu o serviço, o estado precisou desenvolver uma serie de ações para o pleno funcionamento da unidade hospitalar, como reformas estruturantes relativas à energia elétrica, implantação de uma nova subestação de energia, funcionamento do centro cirúrgico, construção de novos espaços, além da contratação de servidores.

 

Neste mês, um ano após a inauguração do Heuro, a ser completado neste domingo (11), o hospital encontra-se em pleno funcionamento. “O Heuro é um hospital novo. Uma responsabilidade que o estado assumiu, uma vez que o município não tinha condições de levar adiante. Foi uma obrigação que nos pegou de surpresa, mas depois de um ano da inauguração estamos satisfeitos com os números que alcançamos, e trabalhamos para melhorar cada vez mais o serviço”, destacou o secretário estadual da Saúde, Williames Pimentel, que nesta semana esteve em Cacoal acompanhado de uma comitiva da Sesau em visita ao Complexo Hospitalar.

 

Nos três primeiros trimestres de 2016, o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal realizou 1.021 cirurgias. Entre agosto e setembro, foram realizadas por 162 cirurgias gerais, 37 ortopédicas, três cirurgias cardiológicas e oito neurocirurgias, entre outras. Além disso, foi realizada, por mês, uma média de cinco mil consultas médicas em atenção especializada/clínico geral e mais de 200 consultas na especialidade de ortopedia.

 

O Heuro é uma unidade hospitalar regional que atende a dezenas de municípios, desde a região Central de Rondônia até o Sul do estado. De janeiro a novembro, Cacoal liderou o ranking com 46.947 atendimentos, seguido por Rolim de Moura (1.437), Pimenta Bueno (1.283), Espigão do Oeste (940), Alta Floresta (591), Ji-Paraná (487), Ministro Andreazza (444), Nova Brasilândia (362) e Vilhena (343). Neste período, entre atendimentos e internações, 57.638 pacientes, de 137 municípios diferentes, foram atendidos na unidade médica.

 

“O Heuro já é uma referência em Pronto Atendimento. Muitos municípios de Rondônia enviam seus pacientes em busca de atendimento em Cacoal, e até pacientes de outros estados, que às vezes estão de passagem por Rondônia, são atendidos. Isso nos mostra que ao se tornar uma referência, o Heuro demonstra sua importância junto à sociedade”, destacou o secretário adjunto da Saúde, Luis Eduardo Maiorquin.

 

 

Entre janeiro e novembro, 57.638 pacientes, de 137 municípios diferentes, foram atendidos

 

 

Equipe

 

A equipe de profissionais que compõem o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal é composta por servidores municipais cedidos à gestão do estado por determinação judicial e servidores do estado contratados e remanejados para suprir as necessidades da unidade hospitalar. Ao todo, são 200 servidores atuando no Heuro, sendo que desses, 126 são servidores estaduais.

 

Exames

 

Dentro do Heuro, também são realizados diversos tipos de exames. Uma demonstração da amplitude dos serviços prestados, é que apenas no primeiro semestre de 2016, 57.723 exames laboratoriais foram realizados. Além disso, desde que foi implantado o serviço de raio-X em julho, até o dia 21 de novembro, mais de sete mil radiografias foram feitas no Heuro.

 

Refeições

 

Ao longo do dia, os pacientes internados recebem seis refeições (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia). Refeições também são servidas aos acompanhantes e aos servidores do hospital. Todas preparadas com a orientação de um profissional nutricionista, respeitando a dieta dos pacientes. Também são oferecidas dietas enterais e suplementos. Em outubro, foram servidas 38.198 refeições.

 

Fonte

Texto: Giliane Perin

Fotos: Arquivo Heuro

Secom – Governo de Rondônia

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::