Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Temer se licencia, e senador Romero Jucá assume presidência do PMDB

Publicado em: 06/04/2016 - 12:00
Temer se licencia, e senador Romero Jucá assume presidência do PMDB

 

 

 

A assessoria do vice-presidente da República, Michel Temer informou que ele se licencia nesta terça-feira (5) da presidência nacional do PMDB. Com a decisão, o comando da legenda passa para o primeiro-vice-presidente, senador Romero Jucá (RR).

 

Conforme a assessoria de Temer, ele avalia que o senador terá "melhores condições" de responder aos "ataques" que a sigla tem sofrido nos últimos dias.

 

“Isso retira o presidente Michel Temer da tentativa de alguns setores de trazê-lo para uma briga de rua, para um desgaste, para um debate inócuo e muitas vezes irresponsável. O presidente Michel Temer não vai participar desse jogo. Mas, ao mesmo tempo, o PMDB dará as respostas necessárias, com a clareza necessária e com a firmeza necessária pra qualquer tipo de provocação”, disse Romero Jucá.

 

À frente do PMDB desde 2001, Temer foi reeleito presidente do partido pelos próximos dois anos após convenção nacional realizada em Brasília há cerca de um mês.

 

No mesmo evento, o partido recebeu pedidos de diretórios estaduais e dirigentes para que rompesse com o Palácio do Planalto e a entregasse os cargos no Executivo. Na semana passada, o Diretório Nacional do PMDB aprovou, em sessão comandada por Jucá, o desembarque do governo da presidente Dilma Rousseff e a entrega dos cargos na administração federal. Dos 32 ministérios, o partido comandava sete – seis ministros do PMDB ainda permanecem em seus cargos.

 

Embora não tenha se pronunciado oficialmente desde o desembarque do PMDB do governo, Temer articulou nos bastidores a ruptura entre o partido e o Palácio do Planalto.

 

Desde então, ele tem sido alvo de críticas por parte de petistas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por exemplo, disse em evento no último fim de semana que Temer tem de “aprender” sobre eleições – se a presidente Dilma sofrer impeachment via Congresso, o vice assume a Presidência da República.

 

Relação com Dilma

 

Em meio a um momento de turbulência política vivida pelo governo, a relação entre Temer e Dilma vive o maior desgaste desde 2011.

 

Em dezembro do ano passado, por exemplo, o vice enviou uma carta a ela na qual disse que a presidente não confia na lealdade dele ou do PMDB. O resultado foi um comunicado, por parte dos dois, de que a relação entre eles passaria a ser institucional.

 

Na semana passada, o chefe de gabinete de Dilma, ministro Jaques Wagner, falou sobre o desembarque do PMDB articulado por Temer e avaliou que a relação entre ela e o vice-presidente, embora seja “respeitosa”, ficou “politicamente interditada”.

 

Jucá na presidência do PMDB

 

Integrante da ala peemedebista que defendeu o desembarque do partido do governo Dilma, Jucá se tornou primeiro-vice-presidente do PMDB após uma articulação entre Temer e a bancada do Senado. Inicialmente, peemedebistas da Casa defendiam uma candidatura patrocinada por Renan Calheiros (AL) e que fizesse oposição a Temer na disputa interna da legenda.

 

No intuito de permanecer no comando do partido, o vice-presidente da República, então, costurou um acordo para que os senadores mais próximos de Renan integrassem sua chapa, evitando, assim, uma segunda chapa.

 

Com isso, Jucá foi deslocado na segunda para a primeira-vice-presidência e o senador Eunício Oliveira (CE) foi mantido como tesoureiro do PMDB.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::