Rondônia, - 10:31

 

Você está no caderno - Usinas do Madeira
usinas do madeira
COOPPROJIRAU CONTRIBUI COM A SUSTENTABILIDADE DA REGIÃO
Publicado Quinta-Feira, 31 de Março de 2016, às 12:21 | Fonte Assessoria 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=305250&codDep=28" data-text="COOPPROJIRAU CONTRIBUI COM A SUSTENTABILIDADE DA REGIÃO

  
 
 

Trabalho da cooperativa envolve ação social, preservação do meio ambiente e geração de renda
 
A Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) foi criada em setembro de 2010 e desenvolve projetos de geração de renda, custeando insumos e serviços aos cooperados para posterior ressarcimento, oferece capacitações, assistência técnica e auxílio na organização da produção agropecuária para comercialização. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau.
A exemplo disso, desde 2012 a COOPPROJIRAU vem prestando serviços para a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, na produção de mudas florestais, revegetação de áreas de preservação permanente do reservatório da Usina, recuperação de áreas degradadas e manutenção de áreas já implantadas anteriormente. Todo o trabalho conta com o envolvimento de seus cooperados em cem por cento das atividades, gerando renda e compromisso com a preservação ambiental.
De acordo com o Gerente Executivo da COOPPROJIRAU, Diego Solidera, o planejamento de produção das mudas é iniciado a cada ano após o contrato firmado com a ESBR. “A Cooperativa convoca uma assembleia para definir os cooperados interessados em participar da produção, o quantitativo de mudas que deve ser produzido e as espécies prioritárias, onde busca-se obter a maior diversidade possível. E então, cada produtor realiza a coleta de sementes nos fragmentos florestais da região, a construção dos viveiros de mudas em sua unidade de produção familiar e inicia o processo com acompanhamento da equipe técnica da Cooperativa, que realiza visitas mensais em cada propriedade”, explica. Atualmente, o contrato em vigor de produção de mudas é atendido por cerca de 50 cooperados, além da produção do viveiro da Unidade Demonstrativa de Manejo Ambiental, que conta com o envolvimento de jovens monitores locais. 
De 2012 até agora, já foram produzidas e entregues 320 mil mudas florestais, 273 hectares revegetados de área de preservação permanente no entorno do reservatório da UHE Jirau (o equivalente a 330 campos de futebol), 22 hectares de áreas degradadas foram recuperados (na cascalheira localizada próximo a Nova Mutum Paraná), além de replantios realizados nas jazidas anteriormente exploradas para atendimento às atividades de alteamento da BR-364 e da realocação/readequação de estradas vicinais. 
 
COOPPROJIRAU
Atualmente, a COOPPROJIRAU conta com 131 cooperados e sua sede está localizada em Nova Mutum Paraná (Rua Nossa Senhora de Nazaré, nº 14). Mas foi iniciada com a presença de 27 cooperados fundadores, todos moradores de Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná e dos Ramais 31 de Março, Brito, Caldeirão, Cical e Arrependido. Esse grupo aprovou o estatuto da COOPPROJIRAU em 25 de setembro de 2010 após uma série de debates e com o apoio da equipe técnica do Observatório Ambiental Jirau. Tanto o Observatório quanto a Cooperativa, são resultados do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Energia Sustentável do Brasil na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Usinas do Madeira


Grupo Energisa arremata a Ceron e Eletroacre, Grupo Oliveira Energia e ATEM adquiri a Boa Vista Energia
As propostas foram as únicas pelas empresas e consagraram a Energisa como maior vencedora da disputa......


Hidrelétrica de Santo Antônio em Rondônia não pagou as indenizações devidas à população afetada, diz MPF
Recomendação foi expedida para a Agência Nacional de Águas porque a Santo Antônio Energia não pagou as indenizações devidas à população afetada pelos impactos da barragem da hidrelétrica...


UHE Jirau recebe 6º batalhão de Infantaria de Selva
Uma das missões do 6º BIS é dar proteção às infraestruturas de interesse nacional...


AGU e Eletrobras recorrem contra suspensão da venda de distribuidoras
Liminar da Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o leilão das distribuidoras da Eletrobras. Estatal pretendia fazer a venda até o dia 31 de julho....

 

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::


 
 
 
 
EMRONDONIA.COM