Rondônia, - 03:08

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
internacional
Netanyahu recusa convite para reunião com Obama
Publicado Terça-Feira, 8 de Março de 2016, às 08:13 | Fonte Do G1, em São Paulo 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=302960&codDep=24" data-text="Netanyahu recusa convite para reunião com Obama
ADS NEWS 3

  
 
 

 

Benjamin Netanyahu fala em encontro de gabinete (Foto: ABIR SULTAN / POOL / AFP)

 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recusou um convite para se reunir com o presidente Barack Obama em meados de março, em Washington, informou nesta segunda-feira (8) a Casa Branca, de acordo com a France Presse.

 

Autoridades americanas manifestaram "surpresa" com a decisão, mas Israel disse ter prevenido os EUA com antecedência.

 

O gabinete de Netanyahu afirmou que o premiê manifestou apreço pela disposição de Obama de recebê-lo, mas que Netanyahu não quer ser envolvido na campanha presidencial dos Estados Unidos, em que os candidatos têm tentado fazer valer suas posições como amigos de Israel, segundo a Reuters.

 

Esse novo tropeço nas tensas relações entre Netanyahu e Obama ocorre na véspera da visita a Israel do vice-presidente americano, Joe Biden.

 

Segundo o governo americano, a administração israelense havia solicitado um encontro entre os dois líderes "em 17 ou 18 de março" e há duas semanas a Casa Branca agendou a reunião para o dia 18.

 

"Nos preparávamos para receber este encontro bilateral e fomos surpreendidos - de início pela imprensa - pela informação de que o primeiro-ministro decidiu cancelar sua visita no lugar de aceitar nosso convite", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Ned Peice.

 

"As informações de que não pudemos oferecer uma data conveniente à agenda do primeiro-ministro são erradas", afirmou Peice.

 

As relações entre Obama e Netanyahu, desde sempre difíceis, ficaram mais tensas com as negociações do acordo sobre o programa nuclear do Irã.

 

Nos últimos meses as duas partes tentaram superar obstáculos e reafirmar seus vínculos.

 

A visita de Biden "reflete as relações sólidas entre Israel e Estados Unidos, nosso aliado (...) principalmente em relação aos desafios que enfrentamos em nossa região", disse Netanyahu no domingo.






ADS NEWS 4

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Realizador chinês quer recuperar os restos mortais de prisioneiros britânicos naufragados na China. A ideia não agrada a toda a gente
...


Peru prende mais de 50 pessoas em operação antidroga na fronteira com Colômbia e Equador
...


Deputados opositores venezuelanos minimizam proposta para revogar mandato
...


Senador mostra a bunda na abertura do Congresso na Colômbia
...

 

::: Publicidade :::

ADS NEWS 1

ADS NEWS 2

ADS NEWS 3


:: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM